Dentre os principais motivos para mortes pelo mundo, as doenças cardiovasculares compõem o principal segmento no ano de 2011, com 17 milhões de vítimas nessa condição; exemplos são a cardiopatia isquêmica e infartos.
A lista tem como fonte de informações para esse Top 10, a Organização Mundial de Saúde, OMS, apontando as maiores causas de mortalidade no mundo, com uma grande concentração de doenças no continente africano. No entanto, não são só as doenças que atinge as pessoas. A condição alarmante é com acidentes de trânsito, causando 1,3 milhões de pessoas mortas no ano de 2011. Isso resulta, em 365 dias, mais de 3500 mortes de homens, mulheres e crianças por dia nas estradas e ruas.
A lista tem como fonte de informações para esse Top 10, a Organização Mundial de Saúde, OMS, apontando as maiores causas de mortalidade no mundo, com uma grande concentração de doenças no continente africano. No entanto, não são só as doenças que atinge as pessoas. A condição alarmante é com acidentes de trânsito, causando 1,3 milhões de pessoas mortas no ano de 2011. Isso resulta, em 365 dias, mais de 3500 mortes de homens, mulheres e crianças por dia nas estradas e ruas.
Top 10 maiores causas de mortes no mundo
O nascimento prematuro tem como característica o parto anteriormente à 37ª semana da gestação, e compõe a lista das maiores causas de morte no mundo, ocupando a décima posição.
É a principal causa de fatalidade e problema de saúde para os recém-nascidos. O motivo é a imaturidade dos órgãos internos, sendo cérebro, pulmão e rins exemplos desses órgãos.
A informação referente ao ano de 2011, de que foram registradas 1,3 milhões de mortes pelo motivo de acidentes de trânsito, com 3500 mortes por dia, realmente assusta o mundo todo. E a violência e imprudência pelo trânsito são cada vez mais evidentes atualmente.
Pelo Brasil, a preocupação não poderia ser diferente. Em 10 anos, mortes pelo trânsito no país tiveram alta em quase 65%. No ano de 2002 foram 37.018 mortos, com salto para 60.752 mortos em 2012. Segundo o Instituto Avante Brasil, as principais vítimas são motociclistas e pedestres.
Essa doença entra na lista dos principais causadores de mortes pelo mundo. Trata-se de doença crônica com diminuição da produção da insulina, com complicação de resistência à ação da mesma.
É importante saber que os 2 tipos de diabetes mais recorrentes são diabete tipo 1 e diabete tipo 2; há além desses 2 tipos, a diabetes insipidus e diabetes gestacional durante a gravidez apenas.
A doença câncer pelos órgãos pulmões, traquéia e brônquios é considerada uma das maiores causas de morte pelo mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Essa doença é degenerativa considerada grave, com possibilidade de atingir qualquer órgão ou área do organismo.
A composição dessa doença é por formação do tumor maligno, podendo aparecer metástases que distribuem o câncer para outras partes do corpo, com menor chance da cura. Quando é diagnosticado de forma precoce, há no geral, boas chances para cura.
A AIDS é considerada a sexta maior causa de morte no mundo. HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana, sendo o vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Humana, AIDS.
A diarréia é composta por evacuações de consistência líquida, de forma constante. O problema pode surgir de vários fatores, como infecção, água contaminada. É indicado ingerir bastante líquido para melhoras e hidratação. A forma aguda da diarréia é comum e após 4 ou 5 dias é curada, com tratamento adequado. Se não há tratamento, há risco de morte em até 3 dias. Segundo dados do Relatório de Progresso 2013 sobre o Compromisso com a Sobrevivência Infantil, morrem em média 2 mil crianças com menos de 5 anos por dia com a diarreia.
DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica é uma das maiores causas de mortalidade pelo mundo, sendo doença respiratória progressiva sem cura. Os sintomas causados são tosse, falta de ar, dentre outros.
Os homens são mais atingidos, em especial os fumantes de mais de 60 de idade. Há risco para pessoas expostas a muita poluição ambiental e para fumantes passivos.
Já o terceiro lugar em maiores causas da mortalidade é ocupado pela pneumonia. Trata-se da infecção dos alvéolos pulmonares, por fungos, vírus ou bactérias.
Segundo o Ministério da Saúde, essa doença é uma das principais conseqüências da gripe, em relação às crianças, idosos e pessoas com doença crônica grave.
O infarto agudo do miocárdio, conhecido como parada cardíaca tem o segundo lugar nas maiores causas de mortalidade pelo mundo. A composição do infarto é por falta de sangue para o músculo cardíaco, com risco de danos e morte. É umas das piores dores que o ser humano pode sentir.
Por fim, a maior causa de morte pelo mundo é a cardiopatia isquêmica, uma doença com verificação de isquemia, menor fornecimento de sangue, do miocárdio. No geral, o motivo é por aterosclerose coronariana. O risco para desenvolver a doença se eleva com fatores como idade, tabagismo, dentre outros. Só em São Paulo morrem em média 75 pessoas por dia com complicações de doenças isquêmica do coração.
Fonte: http://top10mais.org/top-10-maiores-causas-de-mortes-mundo/#ixzz3XdeVlv1I
Nenhum comentário:
Postar um comentário