1 -Estêvão VI
Esse Papa maluco mandou escavar o túmulo do seu antecessor, o Papa Formoso, e o colocou em um trono para ser “julgado”. Condenado (ele obviamente não pôde se defender, né!), teve seus dedos cortados, foi enterrado novamente, e em seguida desenterrado e jogado no Rio Tigre. Todo esse auê ficou conhecido como Sínodo do Cadáver.
2- Sérgio III
Sérgio III mandou executar os seus dois antecessores (sim, você leu certo. Ele quis “matar novamente” dois Papas que já estavam mortos). Esse não foi o único absurdo cometido por ele. Foi a partir do seu papado que esses homens santos começaram a se relacionar com mulheres de “má reputação”. Em um desses relacionamentos Sérgio III acabou tendo um filho, que virou o Papa João XI.
3- João XII
Em um julgamento esse Papa foi acusado por diversos estupros, inclusive um cometido contra a sua sobrinha. Além disso, ele castrou um padre e cegou outro. Não satisfeito com tudo isso, mandou matar todos os homens que o acusaram. Seu final foi trágico: ele acabou sendo assassinado por um marido ciumento!
4- Bento IX
Por incrível que parece, esse homem vendeu o seu papado duas vezes. Ele só conseguiu recuperar o seu cargo por conta da influência da sua família. Entre os atos estão diversos estupros e assassinatos.
5- Urbano II
Esse foi o Papa responsável pela criação do conceito de guerra santa. Foi ele que ajudou a organizar a primeira Cruzada. Quem se alistasse para lutar em nome da igreja seria absolvido de todos os pecados, segundo ele.
6- Inocêncio IV
Inocêncio IV foi responsável pela criação de uma bula que autorizava a tortura na Inquisição. Na época ele não foi condenado, mas hoje em dia é julgado pelos estudiosos, pelo fato de ter criado uma mancha de sangue na história da humanidade.
7- Bonifácio VIII
Esse Papa se achava o rei do universo. Em um determinado momento da sua vida ele declarou que tinha poder sobre todos os outros governantes. Com esse cargo e com a ajuda do seu exército, saqueou e queimou a Palestina, deixando mais de 6 mil mortos. Seu fim chegou quando os franceses cansaram das suas atitudes e o depuseram.
8- Urbano VI
Esse outro Urbano também foi polêmico para a história. Por ser odiado, o colégio de cardeais elegeu um segundo Papa, no mesmo período em que Urbano VI estava no poder. Isso fez com que a igreja católica tivesse dois líderes por mais de um século. Para terminar todas as suas maldades, ele mandou que os cardeais que o acusaram fossem torturados, e alegou que seus gritos não estavam altos o suficiente.
9- Alexandre VI
Esse Papa não ganhou o título por ter merecido (não que os outros tenham, né…). Seu papado foi comprado através de um suborno aos cardeais. nesse período Alexandre VI teve 7 filhos bastardos, desviou dinheiro, vendeu títulos eclesiásticos e matou hereges.
10- Clemente VII
O Papa Clemente VII foi um dos responsáveis pelo início da Guerra da Liga, em que espanhois e alemães lutaram contra italianos e franceses. No meio disso tudo, tropas alemãs foram para Roma, saquearam e destruíram a cidade.
Caramba! Difícil acreditar que, com todas essas maldades, esses homens falavam em nome de Deus e da igreja. Qual você acha que deveria ser o castigo para todos esses Papas maldosos, leitor?
Fonte: Almanaque Aventuras na História
Nenhum comentário:
Postar um comentário