quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Subsecretaria de Comunicação Social

SAÚDE

RIO GANHA MAIS 15 LEITOS DE INTERNAÇÃO E NOVA FISIOTERAPIA E RADIOLOGIA EM JACAREPAGUÁ

» Por Ascom da Secretaria de Saúde

Especializado em hanseníase, Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária atende 350 pacientes por mês


O Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária (IEDS) inaugura, nesta quinta-feira (8/12), as novas instalações dos serviços de Fisioterapia e Radiologia da unidade, além de 15 novos leitos de internação, totalizando 40 leitos, que funcionarão como retaguarda para os hospitais estaduais de emergência. Com capacidade para realizar 5 mil atendimentos por mês, a Fisioterapia passa a contar com ambiente climatizado e melhor infraestrutura. Já a Radiologia vai ganhar aparelhos de raios-X fixo e móvel e a previsão é voltar a atender cerca de 350 pacientes por mês. Em princípio, o serviço de Radiologia será voltado para pacientes do IEDS e das unidades da Secretaria de Estado de Saúde.


Especializado no tratamento de pacientes com hanseníase, o instituto oferece atendimento ortopédico e neurológico para esses pacientes que costumam apresentar comprometimentos graves em consequência da doença. A unidade conta ainda com serviços de terapia ocupacional, fisioterapia motora e fonoaudiologia. Mensalmente, o IEDS atende cerca de 350 pacientes da colônia onde o instituto está localizado, além de demanda espontânea encaminhada por outros hospitais da rede pública de saúde.

Ieds - A colônia de Curupaiti foi inaugurada em 1928, quando recebeu 53 pacientes transferidos do Hospital dos Lázaros. A entidade surgiu porque os pacientes, que ficavam segregados no hospital para tratamento de hanseníase, precisavam conviver com a ida e vinda dos parentes ao local, que acabou acomodando os familiares dentro da própria unidade hospitalar e ao redor dela, através da construção de novas casas. Durante muitas décadas, recebeu doentes de todo o Brasil e tornou-se o primeiro hospital a tratar os pacientes com a multidroga, tratamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em novembro de 2008, a colônia passou a chamar-se Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária (IEDS). Em 2010, mais de 200 famílias da comunidade do instituto receberam título de posse de suas moradias. A iniciativa, inédita no país, foi um esforço do Estado para garantir um endereço para essas famílias.

O instituto fica na Rua Godofredo Viana, nº 64, Tanque.


Nenhum comentário: