quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Série receitas do dia a dia: Especial de Natal - entradas

Por Renata Abdalla




O objetivo é seguir a linha das receitas já publicadas anteriormente, simples em sua concepção e fáceis na execução, encorajando e estimulando as pessoas a “colocarem a mão na massa”, até mesmo as mais inexperientes na cozinha.



Na década de 70, o coquetel de camarão e o figo (ou melão) com presunto cru eram sinônimos de requinte, classe e bom gosto. Eram presença obrigatória nos eventos mais chiques.

Estas duas receitas são hoje consideradas vintage e sua escolha para a composição de um cardápio traz de volta o charme e o glamour dos anos 70. Como sugestão de entradas para o cardápio de ceias escolhemos o coquetel de camarão e o frozen de figo – este último numa releitura da receita tradicional e apresentada de uma forma versátil. Além de serem receitas frescas, típicas de verão, são leves, muito saborosas e agradam muito ao paladar.

Coquetel de camarão
(4 porções)



Ingredientes
• 12 camarões médios ou grandes
• 1 pé de alface lisa ou romana ou americana
• 1 cebola picada
• 2 tomates picados
• 1 cenoura média descascada ralada grosso
• 2 colheres (sopa) de salsinha picada
• 1 colher (sobremesa) de alho picado
• Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho

• 4 colheres de catchup
• 2 colheres de uísque
• 2 colheres de molho de mostarda
• 2 colheres de molho inglês
• ½ xícara de creme de leite light
• Caldo do camarão cozido

Modo de preparo:

- Retire as cascas e as cabeças dos camarões e coloque em uma panela, reservando os
camarões.

- Na mesma panela coloque a cebola, o alho, a salsinha, a cenoura, os tomates e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque água o suficiente para que os ingredientes não estejam em contato com o fundo da panela – aproximadamente 800 ml a 1 litro.

- Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de 20 a 30 minutos, em fogo baixo com a panela tampada. Escorra, reservando somente o caldo.

- Em uma frigideira ou panela de boca larga leve o caldo ao fogo novamente para reduzir à metade. O caldo reduzido deverá ser utilizado para cozinhar os camarões, portanto não poderá secar muito.

- Depois de ferver o caldo, coloque os camarões na panela e conte dois minutos. Retire os camarões e separe 100 a 150 ml do caldo.

- Depois que este caldo estiver completamente frio, coloque em uma vasilha e adicione todos os ingredientes do molho, exceto o creme de leite, e mexa vigorosamente para que fique bem homogêneo.

- Por último coloque o creme de leite e mexa novamente. Acerte o tempero e reserve.

- Pique as folhas de alface em tirinhas – para isso acomode todas as folhas uma sobre a outra, enrole todas elas e vá fatiando com uma faca. O aspecto é parecido com o corte da couve servida com feijoada.

- Arrume as folhas de alface em taças transparentes próprias para sobremesas. Coloque no centro uma boa quantidade de molho e enfeite com três camarões na borda da taça.

- Sirva em temperatura ambiente.


Frozen de figo com presunto cru
(4 porções)



O frozen de figo é versátil, já que pode ser servido tanto como entrada quanto como sobremesa. O que vai definir como servir é o acompanhamento escolhido.

Como entrada

Ingredientes

- 2 caixas de figo
- 100 gr de presunto cru
- Aceto balsâmico para regar (aproximadamente 1 colher de chá/ porção)
- Azeite de Oliva extra virgem para regar (aproximadamente 1 colher de chá/ porção)

Modo de preparo
- Descasque todos os figos e corte em rodelas.

- Acomode as fatias de figo em recipientes refratários (que possam ser utilizados em freezer) individuais, do tamanho dos de porções de gelatina, e arrume de um modo que as fatias de figo fiquem bem próximas umas das outras e com um desenho bonito pelo lado de fora do recipiente (se preferir ver como vai ficar do lado de fora, utilize recipientes transparentes). Complete o recipiente com as fatias menos perfeitas dos figos.

- Cubra com filme plástico e leve ao freezer por pelo menos 4 horas ou até que esteja bem congelado.

- Rasgue as fatias de presunto cru de forma bem rústica.

- Prepare uma emulsão com o azeite e o aceto balsâmico e reserve.

- Passe os recipientes com o figo rapidamente embaixo de água fria corrente para que ele possa ser desenformado com facilidade. Se não desgrudar facilmente do recipiente, repita esta operação.

- Arrume o figo desenformado no centro de um prato de sobremesa e enfeite toda a sua volta com o presunto cru.

- Emulsione novamente o molho e regue por cima de todo o prato. Sirva a seguir.


Como sobremesa


Ingredientes
- 2 caixas de figo
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas
- Folhinhas de hortelã para decorar

Modo de preparo
- Descasque todos os figos e corte em rodelas.

- Acomode as fatias de figo em recipientes refratários (que possam ser utilizados em freezer) individuais, do tamanho dos de porções de gelatina e arrume de um modo que as fatias de figo fiquem bem próximas umas das outras e com um desenho bonito pelo lado de fora do recipiente (se preferir ver como vai ficar do lado de fora, utilize recipientes transparentes). Complete o recipiente com as fatias menos perfeitas dos figos.

- Cubra com filme plástico e leve ao freezer por pelo menos quatro horas ou até que esteja bem congelado.

Calda
- Coloque o leite condensado, o creme de leite e a essência de baunilha em um recipiente e mexa vigorosamente até que se obtenha uma mistura homogênea.

- Leve à geladeira por três horas para que fique com consistência firme.

- Passe os recipientes com o figo rapidamente embaixo de água fria corrente para que ele possa ser desenformado com facilidade. Se não desgrudar facilmente do recipiente, repita esta operação.

- Arrume o figo desenformado no centro de um prato de sobremesa e regue com a calda abundantemente.

- Despeje as amêndoas ( ½ colher por porção) sobre a calda.

- Enfeite com folhinhas de hortelã e sirva a seguir.

Sugestão da chef Renata Abdalla – Dependendo do número de pessoas pode ser mais conveniente montar a receita em um recipiente grande (forma de bolo com furo no meio) e servida em fatias depois de desenformada.

Nenhum comentário: