terça-feira, 6 de dezembro de 2011

dia a dia | Catanduva está com risco de surto de dengue | Rede Bom Dia


Município da região é um dos 48 em todo país com alto índice de infestação do mosquito Aedes aegyptiLUCIANO MOURA
luciano.moura@bomdiariopreto.com.br

Catanduva é a única cidade do estado de São Paulo que apresenta risco de surto de dengue no próximo ano. É o que aponta dados divulgados nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Saúde por meio de análise feita pelo Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) entre os meses de outubro e novembro deste ano.

Além de Catanduva, mais 47 cidades brasileiras estão na mesma situação, em 16 estados diferentes, e entre elas três são capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT).

Cidades com nível de infestação acima de 3,9% (ou seja, para cada 100 casas visitadas, mais de 3,9 delas tinham larvas do Aedes) são classificadas em risco de surto iminente. Com índices entre 1 e 3,9 %, a cidade é classificada em situação de alerta. Abaixo de 1%, em situação satisfatória. Catanduva teve índice de 4% e Rio Preto 0,6%.

De janeiro até o mês passado, Catanduva teve 286 casos de dengue. Um deles foi de uma moradora da Vila São Luís que teve dengue do sorotipo 4. Por meio de nota, a assessoria da Prefeitura de Catanduva informou que realiza visitas domiciliares, retirando os possíveis criadouros e prestando todas as orientações necessárias para o controle e combate à dengue. “A Secretaria de Saúde pede que a população siga as recomendações dos agentes de saúde, verificando quintais, terrenos e possíveis focos da doença”, diz a nota.

Rio Preto

A cidade registrou de janeiro até ontem 838 casos de dengue e uma morte por dengue hemorrágica. No ano passado, enfrentou a maior epidemia de dengue da história, quando 24.262 pessoas contraíram a doença e 12 delas morreram. Rio Preto foi a primeira a registrar casos de dengue tipo 4 no estado de São Paulo.

A primeira notificação deste sorotipo foi no dia 4 de abril por uma moradora de 31 anos do Jardim Vivendas. A segunda foi confirmada uma semana depois em outra mulher, de 43 anos, residente no distrito de Talhado.

Novidades em 2012

Neste ano, o Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) foi ampliado para 561 municípios, um acréscimo de 53% em relação a 2010, quando foi realizado em 427 cidades. Segundo o Ministério da Saúde, o levantamento passará a ser feito ao menos três vezes ao ano a partir de 2012.

LISTA DE MUNICÍPIOS EM RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE POR ESTADO

São Paulo - Catanduva

Acre - Brasileia, Epitaciolândia, Porto Acre, Rio Branco e Senador Guiomard

Alagoas - Arapiraca e Palmeira dos Índios

Bahia - Ilhéus, Itabuna, Jequié e Simões Filho

Mato Grosso - Cuiabá

Minas Gerais - Governador Valadares

Pará - Dom Elizeu, Marabá, Paraupebas e Tucuruí

Paraíba - Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro e Piancó

Paraná - Guaíra, Loanda, Nova Londrina e Sarandi

Pernambuco - Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Camaragibe, Floresta, Guaranhuns e Santa Cruz do Capibaribe

Piauí - Água Branca e São Raimundo Nonato

Rio de Janeiro - Itaboraí e São Fidelis

Rio Grande do Norte - Currais Novos e Mossoró

Rondônia - Buritis, Espigão D’Oeste, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho

Roraima - Bonfim, Mucajal, Pacaraíma

Sergipe - Laranjeiras e Maruim

Nenhum comentário: