Foto: Reprodução
A incidência do vírus HIV entre homens homossexuais tem crescido no Brasil e em todo o mundo.
"Há uma tendência global que é o crescimento da epidemia entre os gays, entre homens que têm relações sexuais com outros homens.
Está acontecendo em todas as regiões, sem exceção", disse em entrevista à Agência Efe, Luiz Loures, diretor-executivo adjunto da Unaids, a agência das Nações Unidas que luta contra a doença.
Segundo estudo da Unaids, os fatores para que a incidência tenha aumentado entre homens gays são muitas e inter-relacionadas, como o fato de cada vez mais pessoas deste público realizarem relações sexuais sem proteção.
Uma das formas de controlar o problema é o tratamento com medicamentos antirretrovirais. Outra orientação é conhecer melhor o parceiro. De acordo com estudos, 60% dos encontros sexuais acontecem após algum contato na internet.
"Devemos desenvolver a formas de se prevenir nesses 'dating sites'", assumiu Loures, ao dizer que por enquanto pouco se avançou nesse processo.
Outro problema percebido é que na comunidade gay é comum os homens terem muitos parceiros. Segundo relatório da Unaids divulgado nesta quarta-feira (16), mesmo como o problema entre o público homossexual, os contágios pelo HIV diminuíram em todo mundo.
Em 2013 entre 1,9 milhão e 2,4 milhões de pessoas contraíram o vírus. No entanto, o número de infectados no Brasil cresceu. Informações do Terra.
Bahianotícias
http://aaces2.blogspot.com.br/2014/07/relatorio-aponta-crescimento-de-aids.html?
Nenhum comentário:
Postar um comentário