segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bumba-meu-boi receberá certificação como Patrimônio Cultural do Brasil


por Samartony Martins

O bumba meu boi, a maior e mais significativa manifestação cultural do Maranhão, receberá na próxima sexta-feira (31), a certificação do título do mais novo Patrimônio Cultural do Brasil. A cerimônia ocorrerá durante o 2º Fórum Bumba meu boi do Maranhão: Patrimônio Cultural do Brasil, às 17h, no Teatro Alcione Nazaré, No Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande. O evento contará com a presença da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a governadora Roseana Sarney, João Castelo, prefeito de São Luís, Luiz Fernando de Almeida - presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Olga Simão, secretária de Estado da Cultura, Euclides Moreira Neto, presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís cantadores de boi, pesquisadores da cultura, produtores culturais, secretários de Estado e integrantes dessa festa tradicional maranhense que reúne várias manifestações culturais tendo o boi como centro do universo místico-religioso. 

Durante o Fórum, a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda fará a entrega de placas e certificados a Brasilina Rosa da Conceição, do Bumba Meu Boi da Pindoba; Antônio Fausto Silva, do Bumba Meu Boi Unidos Venceremos e para a governadora Roseana Sarney. 

De acordo com Kátia Bogea, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão, a certificação pode ser considerada um presente para São Luís, que completa 400 anos no dia 8 de setembro. Há cerca de um ano a manifestação já havia conquistado o registro que foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural durante reunião na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Esta não é a primeira vez que uma manifestação do Maranhão recebe o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Em 2007, a mesma certificação fora concedido ao tambor de crioula.

O Inventário Nacional de Referência Cultural (INRC) sobre o bumba meu boi do Maranhão apresentado ao conselho teve como relator Luiz Phelipe Andrés, conselheiro Integrante da Câmara Imaterial. A proposta foi apresentada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Comissão Interinstitucional de Trabalho no ano de 2008. 

A comissão é composta atualmente pela Superintendência Regional do Iphan e atual Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba meu boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa de mão, Orquestra e de Bois Alternativos. Kátia Bogea acrescentou que durante o processo de Inventário Nacional de Referência Cultural (INRC), os técnicos do DPI/Iphan destacaram que a festa possui profundas relações com as esferas religiosas da vida através do catolicismo popular e das religiões afrobrasileiras e também se associa às expressões lúdicas. "Essa certificação é de grande importância para a cultura do estado. Neste mesmo período no ano passado, o dossiê de Registro do Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. A certificação é mais uma responsabilidade pela salvaguarda dessa manifestação cultural, para que ela se fortaleça cada vez mais e não seja modificada na sua essência", disse Kátia Bogéa. com blog Maranhão Maravilha

Nenhum comentário: