A uma semana do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal informou que só recebeu até agora 13,3 milhões dos 25 milhões de formulários previstos. Isso significa que mais de 11 milhões de contribuintes ainda têm que prestar contas ao Leão até as 23h59 do dia 30.
A Receita lembra que quem deixar para enviar a declaração nos últimos dias encontra mais dificuldade, por causa da grande quantidade de acessos ao site. Quem não entregar a declaração no prazo pode ter que pagar multa mínima de R$ 165,74, ou até 20% do imposto devido. Este ano, é obrigada a declarar a pessoa que teve rendimento tributável superior a R$ 23.499,15 em 2011. Antes de iniciar a declaração, organize-se . Reúna todos os documentos necessários, como comprovantes de rendimentos tributáveis e recibos de despesas médicas ou gastos com instrução.
Na hora de preencher o formulário, todo cuidado é pouco . Afinal, qualquer deslize ou inconsistência pode fazer o contribuinte cair na malha fina. É preciso prestar atenção aos valores que constam nos comprovantes de rendimento e nos recibos em caso de despesas médicas ou gastos com instrução. Qualquer incompatibilidade pode ser identificada pela Receita. Se você tem dúvidas de como preencher o IR 2012, não deixe de conferir o guia que o iG preparou com o passo a passo de como fazer a declaração .
O contribuinte pode declarar o IR pela internet ou entregar a declaração em disquete no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Se você ainda não tem, baixe aqui o programa do Imposto de Renda 2012 . Vale lembrar que, além de prazo máximo para a entrega do formulário, 30 de abril também é o dia marcado para o pagamento da primeira parcela ou da cota única do Imposto de Renda. Segundo a Receita, quatro milhões de pessoas devem estar nessa situação.
Não deixe de conferir a página especial que o iG preparou com as principais dúvidas sobre o IR 2012 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário