No dia 22 de abril, os engenheiros do JPL concluíram uma semana de testes operacionais, que simularam diversos aspectos das operações que deverão acontecer na superfície de Marte. Para isso os engenheiros enviaram a um protótipo de laboratório os mesmos comandos que serão transmitidos ao jipe-robô Curiosity durante a missão, em especial nas primeiras horas após o pouso.
"Nosso jipe de testes tem um computador idêntico ao do Curiosity", disse Eric Aguilar, engenheiro-chefe da missão MSL. "Executamos todos os comandos em sequência e ficamos obsevando o jipe trabalhar. Ele percorreu os caminhos corretamente, tirou as fotos que queríamos e coletou amostras de solo conforme o esperado. Foi um grande teste e isso nos deu muita confiança em nosso trabalho."
O local escolhido para o pouso é próximo à base de uma montanha localizada no interior da cratera Gale, na região equatorial de Marte. O local mantêm evidências de umidades originadas no início da formação do planeta e uma das tarefas do robô será estudar as camadas dessa montanha.
Veja o que já foi publicado sobre a missão MSL e o jipe Curiosity
Artes: No topo, concepção artística mostra como será o momento em que o Jipe-robô Curiosity tocar a superfície de Marte. Na sequência, vídeo mostra como será a descida do robô, freado por retrofoguetes antes de tocar o solo. Créditos: JPL/Nasa/Caltech/Youtube/Apolo11.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário