No domingo, acontece um passeio aos monumentos da cidade.
Igrejas, ruínas de fazenda e antiga linha férrea estão no roteiro.
No domingo (29) acontece um passeio turístico aos monumentos de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A dupla deParceiro do RJ de Nova Iguaçu, Mariane Del Rei e Petter MC, foi conhecer um pouco da história desses lugares.
O percurso começa na Igreja de Santo Antônio da Prata, construída há 326 anos. A igreja foi a primeira de Nova Iguaçu. Depois, o passeio segue pelas ruínas da Fazenda de São Bernardino, onde funcionava um importante engenho do século XIX. No local, eram produzidos açúcar, farinha e cachaça.
Outro monumento é o prédio sede da área de proteção de Tinguá, onde funcionava a estação terminal da Ferrovia da Água. A linha férrea foi inaugurada em 1883 e foi desativada em 1964.
“A ferrovia era uma coisa maravilhosa, que carregava todas as frutas colhidas nos sítios e levava para vender. Era só o trem chegar para fazer a alegria das crianças”, afirmou um morador.
As ruínas da Igreja da Nossa Senhora da Piedade ficam no local onde nasceu a Baixada Fluminense. Para conhecer e preservar a história da cidade, Nova Iguaçu conta com um Centro de Memória.
“O centro é público, então, podem vir estudantes ou qualquer pessoa com interesse. E para saber mais da história de Nova Iguaçu, a gente conta com um acervo bastante completo”, disse Daniel Soares, funcionário do Centro de Memória.
O passeio, no domingo (29), é organizado pelos Aventureiros de Nova Iguaçu.
“A gente conta a história da cidade na ordem cronológica dos pontos citados. Além disso, mostramos a história real do comércio, visitamos o porto de Nova Iguaçu, que muita gente não imagina que Nova Iguaçu tinha um porto. Quando a gente volta ao Centro de Nova Iguaçu, a gente conta a época do ciclo da laranja, na qual a cidade exportou laranja para várias partes do mundo”, disse o coordenador do Aventureiros de Nova Iguaçu, Vitor Vianna.
O passeio acontece das 9h às 16h de domingo. Quem quiser se inscrever, as inscrições são feitas na Praça Santos Dumont, em Nova Iguaçu, das 10h às 17h. O preço é R$ 65. Para maiores informações, os telefones são 2669-2266 e 2668-2263.
Projeto Parceiro do RJ
Dezoito jovens foram selecionados para formar o Projeto Parceiro do RJ. O grupo foi dividido em nove duplas, que vão representar e mostrar o cotidiano de nove regiões do Rio e Grande Rio. Em comum, seus integrantes querem mostrar não só as mazelas, mas as coisas boas dos bairros onde moram.
Dezoito jovens foram selecionados para formar o Projeto Parceiro do RJ. O grupo foi dividido em nove duplas, que vão representar e mostrar o cotidiano de nove regiões do Rio e Grande Rio. Em comum, seus integrantes querem mostrar não só as mazelas, mas as coisas boas dos bairros onde moram.
Mais de 2.200 pessoas se inscreveram no projeto. Destes, os escolhidos vão mostrar o cotidiano da Rocinha, Copacabana, Tijuca, Campo Grande, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário