Durante um discurso informativo e divertido para uma conferência anti-doping no mês passado, o pesquisador alemão Mario Thevis referido "80, 90, 100" novas substâncias dopantes para os quais não existem ainda testes.
"Eles agem como EPO (erythropietin), mas são estruturalmente diferentes e isso significa que os atuais testes de EPO não vai buscá-los", ele disse aos delegados para a conferência em Londres, convocada pelo worldsportslawreport.
Thevis acrescentou que "de acordo com a evidência anedótica e rumores" as drogas, que reproduzem o sangue de aumento de EPO qualidades, já foram utilizados em esportes de elite.
EPO estimula a medula óssea a produzir mais glóbulos vermelhos. Isto aumenta a capacidade de transporte de oxigénio do sangue, permitindo que os músculos para executar durante mais tempo.
As notícias de que até 100 novas drogas poderiam estar disponíveis em vésperas deste ano em Londres Olimpíadas irão surpreender apenas os ingênuos.
"Isso não me surpreende", respondeu Agência Mundial Anti-Doping (WADA) o diretor-geral David Howman. "Estamos na área onde estamos em terceira e quarta gerações e continuam a subir. Se eles são detectáveis ou não depende da capacidade do laboratório individual."
Um em cada dois concorrentes será testado durante os Jogos de Londres, incluindo todos os medalhistas, e os cerca de 400 testes diários são maiores do que qualquer Olimpíada anterior.
O problema não estará nos Jogos próprios, correndo de 27 julho - 12 agosto, mas os meses antes no jogo de gato e rato eterno entre os truques drogas e os testadores.
"Em termos do programa que está em vigor para os Jogos Olímpicos, eu acho que é muito bom", Howman disse em uma entrevista por telefone à Reuters da sede Montreal WADA.
"O Comitê Olímpico Internacional têm provavelmente o programa mais extenso que eles poderiam operar. Desde o dia em que os atletas entram na abertura da aldeia para a cerimônia de encerramento, que é bom.
"O que precisamos é o teste pré-Jogos extensa e precisamos de todas as amostras que são recolhidas para ser testado para o menu completo de substâncias."
TEMA SORE
EPO, a droga no centro de de 1998 do Tour de França escândalos de doping, é um assunto delicado para a AMA.
No início deste ano, Howman disse que, de 258.000 testes de doping realizados em 2010 apenas 36 tinha aparecido positivos para EPO.
"Você pode entender a frustração que tenho vindo a manifestar ao longo dos últimos seis meses", disse ele na entrevista. "Nós podemos fazer um pouco melhor do que isso e uma das razões por que não fazem melhor é que muitas das amostras são enviadas para o laboratório eo laboratório pediu para não se analisar para EPO. Isso é simplesmente ultrajante".
Howman disse que havia um número de razões pelas quais nacionais antidopagem agências ou federações internacionais não querem amostras analisadas para EPO.
"Um, não queremos pagar o custo extra para EPO, dois não achamos que temos um problema no nosso esporte e três, talvez, é que não quer saber o que os resultados vão ser, ", disse.
"O que estamos recebendo é muitas, muitas amostras não sendo analisado. Essa é a nossa suspeita de que havia apenas 36 testes positivos em 2010 ... que desafia a lógica."
Outra dor de cabeça atual para os testadores é o doping genético, o uso de terapia gênica para contrabandear drogas para melhorar desempenho em um corpo saudável. Terapia génica legítimo introduz genes para dentro do corpo para o tratamento de doenças.
O doping genético foi incluído na lista proibida da WADA em 2003 e em 2006, ano anterior presidente da AMA, Dick Pound, disse: ". Você teria que ser cego para não ver que a próxima geração do doping será genética" No entanto, seis anos depois ainda não há um teste e não haverá nada no lugar nos Jogos de Londres.
"Difíceis de detectar"
Anna Baoutina, um cientista sênior da pesquisa no instituto nacional de medida, em Sydney, disse à Reuters métodos eficazes estão sendo elaborados, mas foi até a AMA para decidir quando devem ser implementadas.
"A principal característica do doping genético é que é muito difícil de detectar em comparação com doping de drogas", disse ela.
"Com efeito, o doping genético é a derivação" ilegítimo "de terapia gênica. A terapia genética visa tratar doenças humanas que são causadas por defeitos em genes. Ele faz isso através da introdução nas células de nossos corpos novo material genético.
"Gene dopagem é também a introdução de material genético para as células mas na ausência de genes defeituosos e com o propósito de melhorar o desempenho. Por exemplo, se cópias adicionais de genes para a hormona de crescimento humano (HGH) ou EPO são entregues em atletas ' células, as células produzem mais destas proteínas, o que pode resultar em melhoria de desempenho. "
Baoutina disse EPO foi provavelmente estarão entre os primeiros candidatos para o doping genético.
"O problema é que o gene de dopagem ea proteína que é produzida a partir dele são muito semelhantes às formas naturais que estão presentes no corpo," disse.
Poderia fazer gene ser um problema em Londres?
"Os cientistas que trabalham na detecção de doping genético pode estar perto de um método de teste para doping genético em breve", disse Baoutina. "Entretanto, a decisão do COI para armazenar amostras dos atletas por oito anos pode ser um desincentivo para eles e seus gestores para tentar o doping genético."
Howman disse que o doping genético avaliado juntamente com uma série de outras ameaças resultantes de avanços na medicina e saúde. Ele acrescentou que tinha sido dito 25 por cento de produtos farmacêuticos do mundo veio do mercado negro.
"Você precisa olhar para HGH e testosterona, você precisa olhar para as variedades 40-ímpares de EPO", disse ele.
"E então você precisa olhar para as formas e meios algumas dessas substâncias são usadas em micro-dosagem ou cocktails e assim por diante principalmente em um esforço para evitar a detecção.
"Isso é o que você está lidando com, você está lidando com pessoas que são muito sofisticados e criaram a arte de ser sofisticada, a fim de evitar a detecção.
"É um pouco como (o que) tributaristas e contabilistas fazer para evitar as pessoas que pagam impostos. O mesmo tipo de sofisticação em uma parte diferente da sociedade.
"Esta é a dificuldade quando você começa a medicina avança através da indústria farmacêutica em segredo, porque eles não querem a sua investigação e desenvolvimento a ser feito por outras farmácias e assim por diante.
"Do outro lado da moeda, é o mercado negro. Eles colocaram coisas lá fora antes de ter sido devidamente regulamentada e aprovada eticamente. Então você tem um mercado negro, onde me disseram 25 por cento de produtos farmacêuticos do mundo vêm.
"Nós só temos que confiar na informação e passá-lo para pessoas que podem fazer algo sobre isso."
Nenhum comentário:
Postar um comentário