domingo, 1 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão - Revista - WebMotors

Veja as principais matérias produzidas pelo Portal Antigo Motors que rolaram aqui no WebMotors

  • Texto: Antigo Motors/ Fernanda Lopes
  • Fotos: Jocelino Leão
(27-12-11) - Recordar é viver. Pegue a cerveja, estique as pernas e aproveite as férias para esta leitura. Foram 32 carros antigos diferentes e a cobertura do SIVA – Salão Internacional do Veículo Antigo retratados por aqui, frutos da parceria do Portal Antigo Motorscom a WebMotors. Que venha muito mais em 2012!
Entre protótipos, carros custom, automóveis resgatados, veículos de família e tantas boas histórias, chegou a hora de fazer uma retrospectiva – que por mais que a equipe deseje não abrange todos os carros maravilhosos que foram feitas matérias - e preparar os leitores para o próximo ano cheio de graxa! Alguns leitores deram boas sugestões e recebemos comentários que nos agradaram bastante, comenta o Portal Antigo Motors, “é o que indica estarmos no caminho certo”, afirma. Portanto esperem por muito mais nos próximos meses.

Musculosos
O trio de musculosos brasileiros foi abordado pelas páginas dessa parceria. Primeiro pelo Maverick GT fase 1 e meio, como descreve o proprietário, que deixou o carro como queria: da pintura à mecânica. Depois foi a vez do Opala SS, um muscle brasileiro, que comemorou 40 anos em 2011. Por último, mas nem por isso menos interessante, Dodge Charger RT, um carrão que conquistou a juventude e continua a chamar a atenção por onde passa.
Porém, o grande musculoso deste ano foi o Camaro 69 RS/SS. Fotografado em Sorocaba, presente no Salão Internacional do Veículo Antigo, em São Paulo, agora está exposto nos Estados Unidos e só deve voltar para casa em 2012. Exemplar que o portalAntigo Motors registrou em primeira mão.

Felinos
A fabricante nacional Puma esteve bem representada neste espaço. Seja pelo musculoso Puma GTB S1, inspirado nas linhas do Mustang 67 fastback. Foi uma grata surpresa para a equipe Antigo Motors ao descobrir que o exemplar das fotos foi a última unidade a sair da linha de produção. E a Puma GT canarinho, cujas cores foram encomendadas sob a tutela de Anísio Campos.

Raridades FNM
A FNM, Fábrica Nacional de Motores, por três vezes foi destaque. A primeira vez pelo Onça, um felino de cuore brasileiro, modelo que teve poucas unidades vendidas e apenas 4 exemplares sobreviveram. A segunda vez, pelo raríssimo Furia. O único protótipo de um modelo esportivo da marca italiana Alfa Romeo, elaborado por brasileiros para atender o mercado local. E a terceira vez, por um automóvel já não tão raro, porém difícil de encontrar em tamanho grau de conservação, um JK 2150. Modelo que reúne paixão e evolução na mesma medida.

Exclusivos
Entre aqueles que são para poucos, seja pela sofisticação ou pela dificuldade em encontrar exemplares, pode-se destacar alguns. OSanta Matilde reunia num mesmo projeto luxo, competência e ousadia num esportivo nacional, chegou a ser considerado o carro mais caro do mercado e ainda assim havia lista de espera. O Landau era o veículo topo de linha em sua época, considerado um carro de superlativos, como o belo exemplar que o :Antigo Motors mostrou.
Entre os exemplares vindos de fora, a pequena maravilha de umDKW alemão 1957. Está na mesma família há décadas e de tão bem conservado inspira colecionadores mundo a fora. Outro veículo que está no país e tem um histórico inspirador é Jeep Ford 1942. O exemplar que foi do Exército Brasileiro na 2ª Guerra, já participou de filme, desfile na Itália e no Brasil, entre outras aventuras que só um senhor em boa forma pode contar. Para completar, El Camino 454 SS. O primeiro utilitário da Chevrolet, hoje em dia é difícil de encontrar original, tanto que seu proprietário passou alguns anos procurando e só parou quando, na Califórnia, foi fisgado por esta raridade das fotos.

Dia-a-dia
Os modelos populares não podiam faltar. “Os carros antigos tem um público fiel porque os brasileiros têm ligações afetivas com os automóveis, principalmente aqueles do dia-a-dia. Ainda, refletem o desenvolvimento da sociedade. É muito interessante”, conta o :portal Antigo Motors.
O Fusca teve suas linhas curvas e simpáticas retratadas em junho. No mês seguinte, foi a vez do Gol, aproveitando a comemoração dos mais de 30 anos de produção do modelo. Já o Fiat 147conhecido como “o carrão pequeno”, passeou pelas páginas do site em agosto. Pensado para famílias, a belíssima Variantsignificava para a montadora alemã entrar no seguimento de veículos médios.
Por fim, o Fiat 500 comprado e restaurado na Itália. Modelo que serviu de inspiração para a Fiat lançar um novo carro, seguindo uma tendência retrô, onde antigos projetos de sucesso ganharam roupagens e tecnologias mais atuais.

O Portal Antigo Motors deseja a todos seus parceiros e leitores um Feliz Ano Novo! Que venham mais carros antigos em 2012!



Para baixar mais fotos exclusivas deste incrível exemplar, acesse a página do Antigo Motors:antigomotors.com.br.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors

  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão
  • Retrospectiva 2011: De muscle a populares, os antigos são uma paixão

Nenhum comentário: