terça-feira, 26 de junho de 2018

Erupção do vulcão Kilauea é registrada do espaço por astronauta

Registro da erupção do Kilauea (Foto: Reprodução)
Nada como uma mudança de perspectiva: se para um observador que mora no Havaí a erupção do vulcão Kilauea é algo grandioso e assutador, para alguém que está fora da Terra a atividade vulcânica não passa de uma pequena chama em meio à imensidão do globo. Na última semana, o astronauta Ricky Arnold fez um registro da erupção enquanto está a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI): um ponto alaranjado representa a lava que escorre do vulcão.inRead invented by Teads
Expelida durante uma erupção vulcânica, a lava pode atingir até 1250ºC e é resultado da fusão de rochas localizadas abaixo da superfície terrestre. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, uma nova explosão do vulcão registrada nesta terça-feira (26 de junho) causou um terremoto a 800 metros de profundidade. 
Lar de diferentes vulcões ativos, o arquipélago norte-americano do Havaí está localizado em uma região relativamente isolada do Oceano Pacífico. O Kilauea é considerado o principal vulcão ativo do mundo, sendo uma das principais atrações turísticas havaianas.  
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Maispara ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/06/erupcao-do-vulcao-kilauea-e-registrada-do-espaco-por-astronauta.html

Nenhum comentário: