terça-feira, 21 de maio de 2013

Amor à Vida nova novela da TV Globo de Walcyr Carrasco terá o gay mais maléfico de todos os tempos



Como será que o brasileiro vai reagir a essa novela com vilão e mocinhos gays  ? 

Estará o Brasil preparado para esse tipo de novela ?

A conferir.

Em tempo, com o medo do FRACASSO  de Salve Jorge a Globo apelou,  com uma avalanche de acontecimentos em cerca de uma hora e meia de duração, foi uma das estreias de novela mais longas e velozes dos últimos anos.

Veja.com


Esse até Daniela Mercury há de reprovar. Se não tiver beijo gay, tema que já perturba o autor Walcyr Carrasco, Amor à Vida terá o gay mais maléfico de todos os tempos. Félix, o enrustido que quer a herança do pai só para ele, foi um poço de veneno no capítulo de estreia da novela que deve fazer o público esquecer a inesquecível Salve Jorge. E, apesar do esquematismo que delineia com clareza os bons e os maus na nova trama das nove da Globo, foi também o ponto inovador dentro de um melodrama batido. A velha história do irmão mau que disputa com o irmão bom o amor e o dinheiro dos pais é atualizada, ao menos em parte, com a entrada em cena de um personagem que guarda a sexualidade no armário e destila em doses alopáticas a sua maldade, em ótima interpretação de Mateus Solano.'


Foi o malvado Félix quem orquestrou os movimentos do capítulo – e como ele se moveu: com uma avalanche de acontecimentos em cerca de uma hora e meia de duração, foi uma das estreias de novela mais longas e velozes dos últimos anos. Foi o vilão enrustido quem entregou à irmã, sabe-se lá porque vinte anos depois, que ela era adotada. “Eu era uma criança quando a demônia chegou”, disse pouco antes à mulher, Edith (Bárbara Paz), mostrando todo o seu afeto. “E meu pai sempre fica do lado dela e não do meu, e eu faço tudo por ele, até me casei com você.” Animada com a declaração de amor de Félix, Edith tem uma noite de sexo forte com o maridão – para um gay enrustido, até que esse tem pegada.

Abalada, Paloma (Paola Oliveira) foge da família com um cara que acabou de conhecer em Machu Picchu, para onde fez pais, irmão e cunhada acompanhá-la para comemorar a entrada na faculdade de medicina – a terceira da mocinha instável e sonhadora. O cara que ela conheceu nas ruínas incas é Ninho (Juliano Cazarré em outra grande atuação), com quem viaja até a Bolívia, onde, depois de descobrir que estava grávida, resolve voltar ao Brasil. Ninho se mexe para pagar as passagens: arruma uma encomenda com a maluca Alejandra (Maria Maya), uma boliviana hippie que é filha da dona de uma confecção em São Paulo e que trafica drogas para engrossar a mesada. Uma personagem que pode ser interessante.

Antes de voltar ao Brasil, vale mencionar um grande avanço em relação a Salve Jorge: no Peru e na Bolívia de Amor à Vida, os nativos falam castelhano. Ufa.

Ninho é preso no aeroporto boliviano e, ao chegar sozinha em São Paulo, a quem Paloma recorre? A Félix, claro. E lá vai ele movimentar tudo de novo: reinsere a irmã em casa, fazendo-a omitir a gravidez e o namorado preso aos pais médicos (Antonio Fagundes e Susana Vieira, que só percebem o barrigão quando ela já está saindo com a mala na mão). A ideia é que ela possa fugir de novo e ter o filho longe dali com Ninho, que o malvadão liberta e traz da Bolívia. Félix quer Paloma longe de seu caminho de ambição e poder – original como uma bolsa de grife em barraca de camelô.

O plano dá errado, porém, porque o hippie parece ter tido os cabelos e a paixão cortados na prisão. Enche a cara e diz a Paloma que não queria uma vidinha ordinária, com casamento, filhos, crediário, casa e tal. Eles brigam em um bar no centro da cidade, Ninho sai irritado e Paloma passa mal. No banheiro, tem a filha com ajuda da parteira improvisada Márcia, a entrada em cena de Elizabeth Savalla.

E quem surge pouco depois, para encontrar a bebê e jogá-la numa caçamba de lixo? Félix, claro. “Nasceu... aqui. Que brega”, diz o vilão cheio de afetação, olhando em volta da porta do banheiro onde Paloma pariu e desmaiou. Ele testa a pulsação da irmã e acha que ela morreu. “E, pelo jeito, vai ser filho único.” Antes que alguém apareça, Félix vai embora com a bebê nos braços – que mais uma vez ninguém vê – e, enlouquecendo ao volante do carro com a possibilidade de que um dia ela também seja uma rival, para o veículo no meio da rua e abandona a criança em uma caçamba de lixo.

Quem está passando por ali naquela hora, ora, ora, uma dessas coincidências que só uma novela propicia, é Bruno (Malvino Salvador), que acaba de perder o filho e a mulher, Luana (Gabriela Duarte), no parto. Malvino Salvador anda pela rua forjando um soluço sincopado, natural como os cabelos da atriz Susana Vieira, quando... achou. De um confortável saco de lixo, a bebê de Paloma esperneia para o novo pai. “Deus me deu uma nova chance”, diz Bruno, para fechar com uma chave melodramática o primeiro capítulo de Amor à Vida.

Ainda é cedo para saber se a novela vai resgatar o público que fugiu da trama de Gloria Perez. Mas uma coisa é certa: se Salve Jorge foi prejudicada pela sombra de Avenida Brasil, agoraAmor à Vida só tem a ganhar ao se comparar com a antecessora.

Palavra chave: amor a vida, nova, novela, TV, globo, vilão, mocinho, gay, personagem, félix, Walcyr Carrasco

Nenhum comentário: