Consul dos Estados Unidos e representantes da MLB visitaram as instalações da Vila Olímpíca
A cidade de Duque de Caxias poderá se transformar em referência na preparação de atletas para jogar beisebol. Para isso, uma parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria de Esportes e Lazer, com a Major League Baseball (MLB), foi definida nesta sexta-feira (15/4), durante a visita do cônsul dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, James Story, do coordenador internacional de Marketing e Desenvolvimento da Major League Baseball (MLB), Caleb Santos Silva e Joel Araújo, do Departamento Internacional de Desenvolvimento da MLB, na Vila Olímpica.
O encontro teve a presença do prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado do vice-prefeito Laury Villar, do secretário de Esportes e Lazer, Anderson Lopes e do subsecretário Jorge Gonçalves da Silva, definiu que será criado um centro de treinamento que funcionará inicialmente na Escola Caminhos do Futuro, no bairro do Sarapui. A implantação do CT não custará anda aos cofres do município, já que a MLB arcará com as despesas e o fornecimento de equipamento para os futuros jogadores deste esporte.

“ Fico feliz que Duque de Caxias tenha sido escolhida para receber um Centro de Treinamento da Major League Baseball. Esta é uma parceria que irá trazer benefícios para a cidade. O beisebol é um esporte popular não só nos Estados Unidos, mas também em vários países da América Latina, e espero que aconteça o mesmo em Caxias. Para isso, foi feita esta parceria que renderá ainda a construção de um estádio com capacidade para cerca de duas mil pessoas. A Prefeitura fará contato com a Marinha, para ceder uma área ao lado da Vila Olímpica. O local servirá também para a construção de uma piscina”, explica o prefeito.

Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, a cidade tem vocação para se transformar em referência em beisebol no Estado do Rio. “ Ao desenvolver esta parceria com a MLB, a cidade aposta em ser um centro de referência no beisebol, quem sabe formando atletas para os times da liga americana”, disse.
Para o cônsul dos Estado Unidos, James Story, o potencial da cidade é grande. “Adoro beisebol e sempre sonhei em jogar, mas acabei concretizando este desejo. Acho importante trazer para Caxias este projeto que está sendo implantado em outras cidades brasileiras. O potencial de Caxias é grande, e não descarto a possibilidade de formarmos atletas. O Brasil já tem representantes da principal liga de beisebol, quem sabe no futuro Caxias também não tenha jogadores atuando nos times dos Estados Unidos”, explica.
O representante da MLB, Caleb Santos, afirma que o objetivo do projeto é difundir no Brasil núcleos de beisebol, e Caxias tem toda a possibilidade de gerar bons jogadores. Ressaltou que o apoio da Prefeitura é fundamental. “Precisamos de uma área para construir um centro de treinamento, o prefeito acenou com a possibilidade de negociar com a Marinha a cessão de uma parte do terreno para a construção de um estádio, com capacidade para duas mil pessoas. Com ele, será possível trazer competições importantes’, disse.

Na avaliação do subsecretário de Esporte e Lazer Jorge Gonçalves da Silva, o primeiro passo para Caxias formar jogadores de beisebol é o curso que a secretaria abriu. “ As inscrições vão até o final de abril. As aulas serão aos sábados pela manhã e podem participar jovens de 10 a 16 anos. Quem sabe não teremos grandes atletas saindo deste grupo’, acredita.
Certificados
Durante o evento receberam o certificado de participação os professores de Educação Física que fizeram a capacitação para técnicos de beisebol. Orientados pelo treinador e professor Jay Quinn, o grupo está apto para preparar os futuros jogadores. A gaúcha Stefanie von Baranow, aprovou o projeto da Prefeitura de Caxias com a Major League Baseball. “Foi gratificante ter participado deste curso. A experiência adquirida servirá no projeto social em que trabalho”, revelou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário