Nesta segunda-feira (25) a Prefeitura de Seropédica iniciou uma campanha de vacinação contra o vírus A/H1N1, responsável por transmitir doenças como a gripe influenza. A campanha da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) faz parte da campanha nacional de vacinação contra o vírus.
O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, explica que, inicialmente, alguns grupos terão prioridade na vacinação. “Primeiramente estaremos vacinando idosos, crianças menores de 5 anos e portadores de insuficiência renal crônica. A partir do dia 30 de abril nossa prioridade serão as grávidas e mulheres que ‘deram à luz’ há pelo menos 45 dias, além dos profissionais de Saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, mediante prescrição médica”, afirma.
De segunda à sexta-feira (25 a 29 de abril) a vacina estará disponível à população, de forma gratuita, na Unidade Básica de Saúde do bairro Fazenda Caxias, que fica anexa ao Pré-Hospitalar Dr.º José Bueno Lopes (Posto de Km 49), e também na Clínica da Família do Vasquinho, no bairro Campo Lindo, das 08h às 17h. Já no sábado, 30 de abril, acontecerá o “Dia D”, e a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Durante o mês de maio a vacina poderá ser encontrada nas UBS’s dos bairros Canto do Rio, Piranema, Dom Bosco, Km 39, Campinho de Areia, Fazenda Caxias, Jardim Maracanã e São Miguel, além da Clínica da Família.
“Estamos participando de um esforço a nível nacional que busca prevenir o contágio com o vírus A/H1N1, responsável pela gripe Influenza. A campanha iniciada hoje terá duração até 20 de maio, com isso, queremos vacinar o máximo de munícipes possíveis em diferentes regiões do município, sejam crianças, idosos, grávidas ou demais cidadãos. Estamos investindo em Saúde, tanto de forma estrutural quanto em ações que visem à prevenção, por meio de campanhas e outras iniciativas”, ressalta o prefeito Martinazzo.
A Influenza é transmitida pelo vírus A/H1N1, trata-se de uma doença respiratória infecciosa que pode levar à morte, principalmente no caso de pessoas que apresentem condições ou fatores de risco que possam complicar a infecção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário