Isso mesmo. Urina pode ser a nova maneira de dar aquela carga para o celular. Uma tecnologia capaz de transformar xixi em energia elétrica é a invenção que nasce como alternativa para gerar energia elétrica. A célula de combustível movida a xixi não gera gases poluentes e é muito barata - custa 2 libras esterlinas, aproximadamente 10 reais.
A criação dos pesquisadores ingleses utiliza bactérias para gerar energia a partir de matéria orgânica. Quando respiram, as bactérias oxidam moléculas orgânicas e movimentam elétrons. É nessa movimentação que está o potencial para gerar energia elétrica.
Esse modelo já é bastante conhecido na ciência, mas seu uso era limitado porque a tensão e a corrente elétrica geradas eram muito baixas. São esses os limites que os cientistas da Universidade de Bath estão tentando ultrapassar.
A urina passa pelo interior do mecanismo para que a reação química aconteça. O processo praticamente não gera lixo residual, ao contrário da maioria das formas de gerar energia elétrica. Além disso, o novo modelo é menor, mais poderoso e mais barato que a maioria das células de combustível que utilizam microorganismos.
Crédito da Foto: Thinkstock
Nenhum comentário:
Postar um comentário