Ventos fortes de 131,6 km/h atingiram no final da tarde de domingo (19) as cidades de Criciúma, Forquilhinha, Sangão e Nova Veneza, em Santa Catarina, provocando destruição e destelhando casas. Também houve registro de chuvas e temporal.
Segundo a Defesa Civil do estado, os ventos foram registrados entre 18h e 19h de domingo.
Até as 12h desta segunda-feira (20), a suspeita de tornado não havia sido confirmada, segundo o órgão. Profissionais e meteorologistas do estado estão avaliando o fenômeno ocorrido pois o forte calor de quase 40ºC e a disponibilidade de umidade teriam formado nuvens carregadas na região.
Em Forquilhinha, foram afetadas 23 mil pessoas. Houve 250 desalojados, 10 desabrigados, uma pessoa levemente ferida, 500 residências afetadas e dez edificações públicas danificadas. O município decretou situação de emergência. Em Criciúma, 30 pessoas foram desalojadas, 40 residências afetadas e 16 edificações públicas atingidas. Em ambas as cidades os sistemas de energia e abastecimento de água foram comprometidos.
Ventos de mais de 130 km/h destelharam casas e provocaram destruição em Forquilhinha (Foto: Maurício Vieira/Agência RBS)
Destruição causada pelos ventos e granizo na região de Criciúma (Foto: Maurício Vieira/Agência RBS)
Este Artigo Ventos de 131 km/h em SC deixam desabrigados e provocam destruição
tem como fonte principal o site G1.com e pode ser acessado através desse link http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/02/ventos-de-131-kmh-em-sc-deixam-desabrigados-e-provocam-destruicao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário