terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

G1 elege os momentos marcantes do carnaval 2012 do Rio de Janeiro - notícias em Carnaval 2012





Foram seis dias de folia, 5.354.400 pessoas espalhadas em 425 blocos e outras 300 mil nos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio. O carnaval acabou e chegou a hora de lembrar o que marcou esta festa. Teve de tudo um pouco, de musa GG a sanfonas que “ganham vida”. Homenagens e desfiles memoráveis emocionaram o público.

Aba carnaval música (Foto: Arte G1)
PortelaBDBR (Foto: Bom Dia Brasil)Portela cantou as festas baianas na Sapucaí
Foto: Reproduçãl)

Considerado um dos melhores sambas da safra de 2012, o hino da Portela agradou não só os críticos, mas também o público que lotou as arquibancadas do Sambódromo, na noite de domingo (19), primeiro dia de desfiles do Grupo Especial. Composto por Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo, o samba-enredo "E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual..." foi interpretado com maestria pelo cantor Gilsinho.

Com enredo que homenageou Clara Nunes, que completaria 70 anos se estivesse viva em 2012, a maior detentora de títulos do carnaval carioca levou para a Avenida ícones da festa e da cultura baiana.

Aba carnaval musa (Foto: Arte G1)


Entre tantas beldades e corpos malhados, uma musa se destacou no carnaval 2012 do Rio de Janeiro. Mais uma vez, Viviane Araújo causou furor durante o desfile do Salgueiro e honrou a faixa e a coroa de rainha de bateria. Com 1.100 penas de faisão e mais de 60 mil cristais, Viviane Araújo disse que usou a fantasia mais cara em toda a sua história no carnaval. De tamborim na mão, a musa chegou a arriscar alguns passos de xote com o mestre de bateria Marcão, à frente dos 270 ritmistas, que representaram o “Bando de Lampião”. "Transmito muito mais do que um corpo sarado", disse a bela durante o Desfile das Campeãs.

Com seu inseparável tamborim, a rainha da Furiosa, Viviane Araújo. (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)Com seu inseparável tamborim, a rainha Viviane Araújo brilhou no Salgueiro (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Aba carnaval galã (Foto: Arte G1)
Eriberto Leão (Foto: Rodrigo Vianna/G1)Eriberto Leão foi destaque na União da Ilha
(Foto: Rodrigo Vianna/G1)

De Chapeleiro Maluco, famoso personagem da fábula “Alice no país das maravilhas”, o ator Eriberto Leão arrancou gritos das foliãs logo no setor 1, considerado o termômetro da Sapucaí.

O ator desfilou no chão ao lado da colega e também atriz Letícia Spiller, que representou Alice. Eles vieram à frente do quinto carro, "O chá de Alice", que lembrou o livro clássico de Lewis Carrol: “A escolha do personagem não poderia ser melhor. Me identifico com a fábula de Alice e acho até que eu tenho um lado meio chapeleiro”, disse o ator momentos antes de desfilar pela União da Ilha, na segunda-feira (20).



Aba carnaval fantasia (Foto: Arte G1)
Unidos da Tijuca homenageou Luiz Gonzaga. (Foto: Alexandre Durão / G1)Unidos da Tijuca homenageou Luiz Gonzaga.
(Foto: Alexandre Durão / G1)

Ao fazer uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, a Unidos da Tijuca mais uma vez ousou ao levar para a Avenida componentes vestidos como bonecos de barro. A arte da cerâmica também foi representada pelo segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinícius, de 22 anos, e Jackellyne, 23 anos, irmãos que deram vida a bonecos. As 80 baianas da Tijuca giraram na passarela para representar a habilidade dos artesãos do nordeste e a criatividade com a palha, principal meio de sobrevivência demuitos nordestinos.

Aba carnaval bordão (Foto: Arte G1)

Que todo intérprete oficial de uma escola de samba tem um bordão, isso não é novidade. Mas o cantor Tinga, da Vila Isabel, destacou-se ao chamar a comunidade com o seu “Solta o bicho!”, que ficou marcado na escola e gerou polêmica ao ser relacionado aos crimes de contravenção. O intérprete se defendeu dizendo que o bordão surgiu em 2006, durante o desfile que deu o título de campeã do carnaval para a azul e branca da Zona Norte. “Isso não tem nada a ver”, explicou o cantor antes do desfile.

Aba carnaval pegou bem (Foto: Arte G1)


Mais uma vez a comissão de frente da Unidos da Tijuca foi o destaque entre as escolas de samba do Grupo Especial. A coreógrafa Priscila Motta comemorou o sucesso da sua trupe, que foi aplaudida pelo público que acompanhava o segundo dia de desfiles. Como nos anos anteriores, o grupo apostou em uma apresentação original e criativa. A comissão de frente mostrou o movimento do fole da sanfona do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O grupo foi o único entre as 13 escolas a conseguir nota máxima de todos os jurados. "A comissão de frente nunca se divertiu tanto. Foi um campeonato regado a muita diversão”, disse Priscila.

Artista encarna uma 'sanfona dançarina' na comissão de frente da Unidos da Tijuca. (Foto: Alexandre Durão / G1)Artista encarna uma 'sanfona dançarina' na comissão de frente da Tijuca. (Foto: Alexandre Durão / G1)
Aba carnaval a imagem (Foto: Arte G1)
Multidão chega à metade da Av. Rio Branco, no Rio de Janeiro, durante a passagem do Cordão da Bola Preta neste sábado (18). (Foto: Tai Nalon / G1)Com mais de 2 milhões de foliões, o Cordão da Bola Preta teve o maior público do carnaval de rua do Rio neste ano (Foto: Tai Nalon / G1)
Aba carnaval pegou mal (Foto: Arte G1)
O bloco Suvaco do Cristo desfila pela Rua Jardim Botânico (Foto: Luiz Costa Jr./G1)Mais de mil foliões foram detidos por urinar na rua
durante blocos (Foto: Luiz Costa Jr./G1)

Apesar do aumento do número de banheiros químicos nas ruas, 1.014 pessoas – sendo 118 mulheres e quatro estrangeiros - foram detidas após serem flagradas fazendo xixi nas ruas durante os desfiles dos blocos neste carnaval. Segundo o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, 15 mil banheiros foram espalhados em pontos estratégicos da cidade. No entanto, eles não foram suficientes para evitar que o número de infratores crescesse em relação a 2011, quando 777 pessoas foram levadas para delegacias.

Aba carnaval a figura (Foto: Arte G1)


Ela pode estar fora dos "padrões" de uma rainha de bateria, mas foi justamente a forma e simpatia que fez de Vânia Flor a musa do Salgueiro. Com 104 kg, Vânia disse que dispensa dieta para entrar na Avenida. Animada, a musa foi vestida de cordel branco e encarnado, com direito a chapéu e minissaia. Descoberta pela presidente da escola, Regina Celi, Vânia chamou a atenção neste carnaval com o seu jeito de sambar. Auxiliar administrativa, ela contou que desfilar como musa da vermelha e branca é a realização de um sonho: “O carnaval é para todos, não importa tamanho ou peso desde que você tenha samba no pé”, disse.

Musa 'gordinha' do Salgueiro, Vânia Flor samba na Sapucaí. Passista contou que gosta de ser famosa que ser reconhecida na rua é realizar um sonho. (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)Vânia Flor contou que gosta de ser famosa (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)

Nenhum comentário: