quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Velório de Nelson Mandela é aberto ao público e atrai multidão





Cortejo com o corpo do ex-presidente percorreu ruas de Pretória.
População presta suas homenagens a Mandela.

Rodrigo Alvarez Pretória, África do Sul

O velório de Nelson Mandela começou, nesta quarta-feira (11), em Pretória, capital administrativa da África do Sul. A população quer dar o adeus bem de perto e espera mais de quatro horas na fila para se despedir do grande líder.
O cortejo que levava o corpo de Nelson Mandela deixou o hospital em uma rápida viagem pelas ruas de Pretória. O caixão, coberto com a bandeira da África do Sul, foi em um carro fechado e muita gente nem viu quando ele passou. Quem viu, acenou: Adeus Madiba.
Mais uma vez, os sul-africanos comemoraram, dançando, a vida daquele que mudou a vida de todos, o pai da nação. Pouco depois, o caixão foi colocado na entrada do Union Building, o belíssimo palácio presidencial da África do Sul. As primeiras horas foram reservadas para a família e aos amigos.
O velório acontece no mesmo lugar que Mandela discursou há 19 anos, como o primeiro presidente negro, o primeiro eleito democraticamente na África do Sul. Era a consagração de uma vitória conquistada às custas de muita revolta popular, muitas vidas e, para Mandela, 27 anos de prisão.
A cerimônia acontece por três dias de filas e despedidas até que, no domingo (15), Mandela vai ser enterrado no vilarejo onde passou seus primeiros anos. O líder sul-africano dizia que um homem deve ser enterrado no lugar de onde veio. E assim vai ser.

Nenhum comentário: