quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CHUVAS NO RIO CAUSAM CAOS

Prefeito do Rio pede para população evitar sair de casa

Um dos diversos pontos de alagamento foi registrado na Via Binário, construída como alternativa à Perimetral. Eduardo Paes afirma que deve ter havido problema no sistema de drenagem da via. Na Baixada Fluminense, Nova Iguaçu decreta estado de calamidadede.


A Via Binário, alternativa construída para a demolição da Perimetral, alagou, dificultando o acesso da Zona Norte ao Centro (Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo)
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pediu à população que evite sair de casa nesta quarta-feira (11). A cidade amanheceu com diversos alagamentos. "Nosso pedido é para quem não tiver que sair de casa na manhã evite o deslocamento", disse Paes em entrevista à TV Globo. Em dez horas, choveu mais na cidade do que o previsto para o mês.

 
O temporal provocou deslizamentos, mas não foram até o início da tarde desta quarta-feira registradas mortes nessas ocorrências. O alerta de risco de deslizamentos foi acionado em 48 comunidades segundo o G1. "Esse é um problema antigo do Rio. A gente está fazendo muito reassentamento, muita obra de contenção. Mas ainda vai demorar muito tempo e a gente ainda vai ter, por muito tempo, pessoas morando em áreas de risco. O que a gente pode fazer é evitar mortes com o sistema funcionando bem", disse Paes.
As chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde a noite de terça-feira (10) causaram alagamentos, prejudicaram o trânsito e paralisaram trens. O município entrou em estado de alerta (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Os bairros da Zona Norte, como Madureira, Irajá e Pavuna, foram os mais atingidos pela chuva. Segundo a prefeitura, os principais pontos de alagamento pela manhã foram nessa região: na Avenida Brasil, nas alturas de Manguinhos, da Penha e de Irajá, e a Avenida Radial Oeste, no trecho próximo ao estádio do Maracanã. Com os alagamentos na avenida que liga os bairros das Zonas Oeste e Norte ao Centro, muita gente não  conseguiu chegar ao trabalho.
 
Construída para ser alternativa à demolição do elevado da Perimetral, a avenida Binário alagou nos dois sentidos. Sem a Perimetral e com a alternativa obstruída pela água, formou-se um engarrafamento enorme, com reflexos na ponte Rio-Niterói, Avenida Brasil e Linha Vermelha.

 
Na entrevista à TV Globo, o prefeito Eduardo Paes creditou a enchente ao fato de a obra na região ainda estar sendo realizada. Segundo ele, deve ter ocorrido algum problema no sistema de drenagem da nova via.
A chuva também prejudicou a operação dos trens. Às 6h, a concessionária que administra as linhas informou que os ramais de Saracunha e Belford Roxo estavam fechados devido a alagamentos. A Baixada Fluminense também foi bastante atingida pela chuva. O município de Nova Iguaçu decretou estado de calamidade. Segundo portal G1, foram canceladas todas as aulas da rede municipal para que as escolas pudessem receber os cerca de  mil desabrigados. As Igrejas Católicas também vão receber desabrigados e donativos.

Nenhum comentário: