sexta-feira, 28 de junho de 2013

Agência anti-drogas dos EUA faz a sua 1ª apreensão de Bitcoins

Agência anti-drogas dos EUA faz a sua 1ª apreensão de Bitcoins

Pela primeira vez, o departamento anti-drogas dos Estados Unidos fez uma apreensão de Bitcoins a fim de impedir que se usasse dinheiro virtual para compra de substâncias ilegais. O caso ocorreu em Abril, conforme notificação oficial divulgada pelo Let's Talk Bitcoin.

A DEA (Drug Enforcement Agency) informou que foram recolhidas 11.02 Bitcoins (algo em torno de 814 dólares) de um homem na Carolina do Sul que se preparava para comprar drogas. Há poucos detalhes sobre como isso foi feito e a apreensão só consta no fim do relatório, que tem 128 páginas.
Como não há evidências de que alguma Bitcoin tenha sido comprometida, o mais provável é que a DEA tenha assumido controlo sobre uma máquina com a carteira encriptada em que estavam as moedas e, então, transferido o valor para uma carteira sob o seu poder.
Outra hipótese - que assusta quem vive da ilegalidade na rede - é a de que o órgão tenha criado uma conta junto ao Silk Road, um dos maiores sites do mercado negro da Internet. Neste caso o suspeito teria transferido as Bitcoins directamente para a DEA sem saber.
O facto é que independentemente da forma como ocorreu a apreensão, ela foi feita, e é isso que impressionou o pessoal que lida com a Bitcoin - até então uma moeda que garantia transacções seguras, sejam elas legais ou não.
A maioria dos sites da deep web que lidam com produtos ilegais usa Bitcoin para manter anonimato de quem compra e vende.

Nenhum comentário: