sábado, 27 de agosto de 2011

Bebês entendem gramática complexa muito mais cedo do que se pensava

Segundo uma nova pesquisa, crianças são capazes de compreender gramática complexa muito mais cedo do que se esperava.

Ao aprender uma língua, as crianças devem entender o significado das palavras, bem como a forma de combiná-las em uma frase para comunicar um significado.

Crianças de 2 anos de idade raramente combinam mais de duas palavras juntas, por exemplo, dizendo “mais suco”, mas ainda não formam frases completas.

No entanto, novas pesquisas sugerem que, mesmo antes dos 2 anos e de falar sentenças completas, as crianças são capazes de entender a construção gramatical e usá-la para fazer sentido do que ouvem.

“Estudos sugeriam que as crianças entre 2 e 3 anos começam a construir a sua compreensão gramatical gradualmente, ao ver e ouvir as pessoas”, afirma a pesquisadora Caroline Rowland. “Pesquisas mais recentes, no entanto, dizem que mesmo aos 21 meses, as crianças são sensíveis aos diferentes significados produzidos pela construção gramatical particular, ainda que não consigam articular as palavras corretamente”.

Os pesquisadores mostraram imagens de desenho animado de coelho e pato a crianças de 2 anos e pediram que cada uma combinasse as ilustrações com frases contendo verbos inventados.

Uma imagem tinha um coelho fazendo uma ação (interagindo) com o pato, levantando sua perna, por exemplo. A outra era uma imagem dos animais agindo de forma independente, tais como balançando uma perna.

“Nós então usamos frases com verbos inventados que indicavam interação, por exemplo – o coelho está ‘didificando’ o pato – e pedimos para elas apontarem a imagem correta. Eles escolheram a imagem correta com mais frequência do que seria de esperado se fosse por acaso”, disse Rowland.

A pesquisa sugere que a linguagem de uma criança não reflete necessariamente o seu pleno conhecimento da língua e da gramática. “O início da aquisição da gramática começa muito antes do que se pensava anteriormente, mas mais importante, demonstra que as crianças podem usar a gramática para trabalhar o significado de palavras novas”, completa Rowland.

Nenhum comentário: