domingo, 31 de julho de 2011

Foi realizada a Terceira Conferência Municipal de Saúde

Foi realizada a Terceira Conferência Municipal de Saúde


Uma comissão organizadora composta por membros do Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde realizou sexta-feira, 29, das 07:00 h às 17:00 h na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) a terceira conferência de saúde com o tema: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, Política Pública, Patrimônio do povo brasileiro.

Além de grande número de profissionais da saúde, dentre eles, agentes de saúde; enfermeiros; técnicos de enfermagem; farmacêuticos; médicos e auxiliares de consultórios dentários; estiveram presentes no momento da abertura, os vereadores Adriano Coutinho, Eurides Laurindo, Duílio Siqueira; Suélio Gomes; Valdeci Lima e Wesley Barros; Pastor Jorcelino; Célia Barros e o representante do Conselho Municipal de Saúde Joaquim Martins. Na oportunidade, o Prefeito agradeceu a cada servidor na área da saúde pública, incluindo a própria secretária pelo fato de estar ocorrendo uma melhoria na saúde pública em Iporá.


Terceira conferência de saúde: Grande participação de profissionais da área da saúde

De acordo com exposto na reunião e, segundo o regimento interno; teve como objetivo “avaliar a situação de saúde no município, propor as diretrizes para a formulação e ou redirecionamento de Políticas Públicas de Saúde e atualizar o Plano Municipal de Saúde, e contribuir para a reorientação do modelo de atenção à saúde, definir diretrizes para o fortalecimento da participação social e ainda proporcionar subsídios e eleger delegados representantes para a VII Conferência Estadual de Saúde/CES.” De maneira que, o tema central da conferência e os eixos temáticos foram tratados por meio de exposição, discussões, avaliação, votação e confecção de um relatório contendo demandas e propostas de solução.


Lucélia Abreu: secretaria de saúde de Iporá e coordenadora da conferência. O objetivo da reunião consiste em avaliar o que temos e o que queremos em termos de saúde.

Foi destacado também ser este o momento para que as demandas populares fossem apresentadas e visto como um momento de avaliação, mas também de construção com umolhar coletivo – Afirma Lucélia Borges.

Dentre os resultados da reunião foram apresentadas várias demandas e propostas de soluções pelas regiões - representadas por seus respectivos PSF. Lucélia Borges disse que este relatório será encaminhado para a 7ª Conferência Estadual que acontecerá em Setembro e posteriormente a 14º Conferencia nacional de saúde.

O que se observa no relatório é que a abordagem das questões referentes à saúde no município tem sido encaradas sob uma perspectiva sistêmica, ou seja, como a emergência de uma grande quantidade de elementos. Sendo que, foram apontadas no relatório desde a preocupação com questões de renda, infraestrutura nos bairros, infraestrutura nos postos de saúde, tais como, instalações físicas, equipamentos, pessoal, dentre outros.

A comissão que organizou o evento foi composta pelas seguintes pessoas: Lucélia Borges de Abreu Ferreira como Coordenadora Geral; Clinton Rezende Mendonça na função de coordenador Adjunto; Aline Beatriz da Silva como Secretária Executiva; Célia Alves Barros como Secretária Executiva Adjunta; Line Kênia Peres Arantes Secretária Adjunta e a divulgação e comunicação por conta de Adão Dias da Silva. (João Batista da Silva Oliveira)

Nenhum comentário: