Moradores do Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio, denunciam que um "caveirão aéreo" — como são chamados os helicópteros da polícia — sobrevoa o conjunto de favelas, na manhã desta quinta-feira, e faz disparos do alto. De acordo com um moradores, os tiros são em direção ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, também na Zona Norte, onde a Polícia Militar faz uma operação após a morte de um sargento.
Um vídeo obtido pelo GLOBO mostra o helicóptero sobrevoando o Lins. A pessoa que gravou a imagem fala: "Eis que o 'caveirão voador' está "larganto tiro" no Complexo do Lins neste minuto"
— Parece que é uma resposta ao que aconteceu lá nos Macacos. Começou um tiroteio lá e agora está vindo para o lado de cá. E estão dando tiros lá do helicóptero. Estou em casa observando. Complicado. Mais um dia no Rio de Janeiro — contou um morador da região ao EXTRA.
De acordo com ele, o helicóptero sobrevoa as localidades da Árvore Seca e da Cachoeirinha:
— É horrível. Hoje minha sobrinha não teve aula, está aqui comigo e eu já fico nervoso.
Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil foram procuradas para saber de quem é o helicóptero que sobrevoa o Lins. A PM informou que não realiza ação na comunidade. Já a Civil informou que é a Polícia Militar que está na região.
'O prédio chega a tremer'
Nas redes sociais, há diversos relatos sobre os tiros disparados na região do Lins:
"Ta passando aqui em cima do meu cond (condomínio)... O prédio chega a tremer... e mandando tiro pra baixo...".
"Só acho desnecessário chegar dando tiro do helicóptero dentro da comunidade, e as crianças de bem? E os moradores de bem? Como ficam ? Um absurdo estou com minha bb de 1 ano embaixo da cama pq a bala sempre acha o inocente .. E cadê a lei de q o helicóptero não pode atirar dentro da comunidade ? De 100% dos moradores da comunidade 99% são inocentes..
Há na comunidades Tb tem creches vi uma foto agora q a lágrima desceu !! Se é pra fazer operação q faça direito somos pobres mas nn bandidos e nn devemos levar culpa dos acontecidos .. !!".
Há na comunidades Tb tem creches vi uma foto agora q a lágrima desceu !! Se é pra fazer operação q faça direito somos pobres mas nn bandidos e nn devemos levar culpa dos acontecidos .. !!".
"Atenção na região. Troca de tiros no Lins, helicóptero, blindados e muita polícia na região".
Comunidades querem fim de helicópteros em ações
Representantes de comunidades do Rio querem o fim do uso de helicópteros durante operações. O assunto voltou a ser discutido após a morte do menino Marcos Vinícius Silva, de 14 anos, durante uma operação da Polícia Civil no Complexo da Maré, que contou com o apoio de uma aeronave.
Na última terça-feira, houve um encontro de representantes de moradores da Maré, de movimentos civis, órgãos públicos e a Polícia Civil que definiu uma agenda de reuniões para estudar um protocolo referente ao uso de helicópteros em operações policiais.
Na ocasião, o delegado Fábio Barucke, diretor das Delegacias da Capital, defendeu o uso de helicópteros como estratégia para evitar e cessar confrontos, além de diminuir os riscos das operações.
— Com a chegada do helicóptero em situações de conflito, os marginais que estão ali se posicionando contra as operações cessam os tiros e eliminam a resistência. Por isso a utilização do confronto se faz necessária, para eliminar riscos não só para o policial como para a população — disse ele.
Barucke acrescentou que os policiais estão autorizados a atirar da aeronave em legítima defesa ou em defesa de terceiros:
— De forma alguma o helicóptero está autorizado a expor as pessoas ao perigo. Se isso ocorrer em alguma situação, a conduta individual do autor vai ser verificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário