terça-feira, 31 de julho de 2018

Duque de Caxias adere à campanha de prevenção das hepatites virais


Durante a campanha foram feitos testes rápidos de hepatite C. Foto: Divulgação /PMDC
Foi promovida nesta segunda-feira (30/07), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, uma manhã dedicada a Campanha de Luta e Prevenção das Hepatites Virais B e C. A ação, promovida pelo Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, marcou o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde atenderam a população com a realização de Testes Rápidos de Hepatite C (HVC), vacinação de Hepatite B e orientação sobre prevenção da doença, nas Unidades Pré Hospitalares (UPH) de Parque Equitativa e Imbarie.
Testes
Na UPH de Parque Equitativa, até as 11h, já haviam sido feitos mais de 60 Testes Rápidos de Hepatite C. A expectativa era de chegar a 100 atendimentos até às 12h. Para a enfermeira Silvany Aparecida, responsável pelos Programa da Mulher e DST/Aids da unidade, a procura estava dentro das expectativas e a população respondeu positivamente ao chamado.

Para o Sr. Jair Pereira, 57 anos, morador do Parque Paulista, foi uma oportunidade muito importante para quem quer prevenir doenças: “Assim que vi o anúncio do atendimento me programei para fazer. Eu já faço as minhas consultas aqui no Posto de Equitativa e ainda não tinha feito o teste rápido da hepatite. Ouvi dizer que a hepatite dá até cirrose. Eu não quero sofrer disso, por isso me cuido”.
A Sra. Vânia Gonçalves, casada, moradora do Capivari, também aproveitou a ação do Teste Rápido da Hepatite. Ela já faz parte do Programa de Planejamento Familiar da UPH de Parque Equitativa e aproveitou para prevenir a doença: “É uma ação muito importante e todas as pessoas deveriam se atentar aos cuidados com essas doenças. Quando eu me cuido estou cuidando também da minha família e de quem está ao meu redor”.
Para quem não pode comparecer, a Diretora Administrativa da unidade de Parque Equitativa, Cristiane Freire, informou que o rastreamento das Hepatites Virais pode ser feito às segundas-feiras a tarde e as sextas-feiras pela manhã, através do Programa DST/Aids. O usuário poderá obter informações sobre o atendimento na recepção da UPH. O serviço também é disponibilizado nas outras quatro UPHs do município: UPH de Xerém, UPH de Saracuruna, UPH de Campos Elíseos e UPH do Pilar.
Fonte: PMDC

Edição de Conteúdo: Wagner Sales

Nenhum comentário: