Bomba de lava bate no barco de passeio do Havaí, fere 23 00:47
(CNN)A Guarda Costeira dos EUA estendeu a zona de segurança
necessária em torno dos fluxos de lava ativa no Havaí depois que
pessoas.
A chamada bomba de lava perfurou o telhado de um barco
chamado Hot Shot na manhã de segunda-feira em Kapoho Bay,
na Grande Ilha do Havaí, informou o Corpo de Bombeiros do
Condado de Havaí.
Os barcos no Havaí já deveriam ter pelo menos 300 metros, ou
quase 1.000 metros de distância, de fluxos de lava em todos os momentos, disse a Guarda Costeira. No entanto, alguns navios comerciais e de pesquisa receberam permissão especial para se aproximarem.
Esses barcos tiveram permissão para chegar a 100 metros de distância e, na semana passada, a Guarda Costeira baixou a área de segurança para 50 metros, de acordo com Matthew West, porta-voz da Guarda Costeira.
Mas na esteira dos ferimentos provocados por uma bomba de lava, a Guarda Costeira disse que todos os barcos devem aderir à regra dos 300 metros.
Hot Shot foi um dos barcos com permissão especial para se aproximar, disse West. Os barcos de excursão de lava operam na área há pelo menos 20 anos, disse a Guarda Costeira.
Sara Muir, outra porta-voz da Guarda Costeira, disse que toda vez que um barco chega perto de um vulcão ativo, você está "aceitando um nível mais alto de risco". Marinheiros licenciados devem confiar no bom senso, disse ela.
As autoridades estão entrevistando a tripulação e os passageiros como parte da investigação, disse Muir.
O vulcão Kilauea entrou em erupção no início de maio, enviando um fluxo de lava em áreas residenciais na Big Island. Kilauea ainda estava em erupção lava a partir de domingo, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
'Todo mundo estava gritando e chorando'
Em vídeo tirado do barco da excursão quando a bomba de lava bateu, um barulho alto pode ser ouvido e então os passageiros começam a gritar.
Uma testemunha que viu o barco retornar disse que havia pedras por todo lado, e algumas pessoas tiveram queimaduras e cortes em suas pernas quando saíram do barco. Uma pessoa foi levada em uma maca.
Doze pacientes foram tratados e liberados no Centro Médico de Hilo às 13h da segunda-feira, de acordo com a porta-voz Elena Cabatu. Uma mulher que estava em estado grave com uma perna quebrada foi levada para Oahu para tratamento adicional, disse ela.
Lindsay Rostron, passageira do barco de turismo, postou um vídeo do incidente e disse que foi o "momento mais assustador" de sua vida.
Aos 15 segundos no vídeo, uma grande pluma negra e lava brilhantemente brilhante saem da água em direção ao barco, causando um barulho alto e provocando gritos de medo dos passageiros.
( Aviso: Reduza o volume em seus fones de ouvido antes de assistir .)
Erin Walsh, que estava no barco com o namorado, disse à afiliada da CNN, KHON, que eles estavam exultando no local até que a bomba de lava surpreendesse a todos.
"Eu nem acreditava que isso estava vindo em nossa direção. Estávamos assistindo. Era tão bonito", disse Walsh. "Então é como, oh meu Deus."
Os passageiros começaram a gritar e tentando encontrar abrigo, Will Bryan, o namorado de Walsh, disse à KHON .
"Não há nenhum lugar para ir. Você está em um barco que é tão grande. Você está apenas sendo atingido. Não há lugar seguro no barco. Você está apenas sendo martelado onde quer que esteja", disse Bryan.
Walsh acrescentou: "Todo mundo está tentando escapar, então eu só fui para o meio do corredor da passagem, caí no chão e estava coberto de lava. Foi uma loucura".
Uma testemunha em outro barco de lava disse que a explosão enviou areia negra por toda parte e as pedras no teto do barco estavam vermelhas.
"Eu vi o brilho no topo do barco", disse a testemunha, que falou com a CNN sob condição de anonimato.
Cerca de 50 rochas estavam no barco, incluindo três do tamanho de bolas de basquete, disse o observador. O barco da testemunha se aproximou do Hot Shot para ajudar, e "todo mundo estava gritando e chorando".
Um socorrista da cena relatou o que aconteceu com uma mulher em uma ligação com despacho de emergência.
"Um pedaço de lava voou em direção ao barco; ela fechou os olhos, e a próxima coisa que ela sentiu foi sentir dor na perna esquerda e na parte inferior das costas."
A bomba de lava deixou um grande buraco no teto do barco, disse o corpo de bombeiros. Um corrimão também foi danificado.
Jay Croft da CNN, Maya Eliahou, Scott McLean e Chuck Johnston contribuíram para este relatório.
https://edition.cnn.com/2018/07/17/us/hawaii-lava-bomb-boat/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário