terça-feira, 31 de julho de 2018

Duque de Caxias adere à campanha de prevenção das hepatites virais


Durante a campanha foram feitos testes rápidos de hepatite C. Foto: Divulgação /PMDC
Foi promovida nesta segunda-feira (30/07), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, uma manhã dedicada a Campanha de Luta e Prevenção das Hepatites Virais B e C. A ação, promovida pelo Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, marcou o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho.
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde atenderam a população com a realização de Testes Rápidos de Hepatite C (HVC), vacinação de Hepatite B e orientação sobre prevenção da doença, nas Unidades Pré Hospitalares (UPH) de Parque Equitativa e Imbarie.
Testes
Na UPH de Parque Equitativa, até as 11h, já haviam sido feitos mais de 60 Testes Rápidos de Hepatite C. A expectativa era de chegar a 100 atendimentos até às 12h. Para a enfermeira Silvany Aparecida, responsável pelos Programa da Mulher e DST/Aids da unidade, a procura estava dentro das expectativas e a população respondeu positivamente ao chamado.

Para o Sr. Jair Pereira, 57 anos, morador do Parque Paulista, foi uma oportunidade muito importante para quem quer prevenir doenças: “Assim que vi o anúncio do atendimento me programei para fazer. Eu já faço as minhas consultas aqui no Posto de Equitativa e ainda não tinha feito o teste rápido da hepatite. Ouvi dizer que a hepatite dá até cirrose. Eu não quero sofrer disso, por isso me cuido”.
A Sra. Vânia Gonçalves, casada, moradora do Capivari, também aproveitou a ação do Teste Rápido da Hepatite. Ela já faz parte do Programa de Planejamento Familiar da UPH de Parque Equitativa e aproveitou para prevenir a doença: “É uma ação muito importante e todas as pessoas deveriam se atentar aos cuidados com essas doenças. Quando eu me cuido estou cuidando também da minha família e de quem está ao meu redor”.
Para quem não pode comparecer, a Diretora Administrativa da unidade de Parque Equitativa, Cristiane Freire, informou que o rastreamento das Hepatites Virais pode ser feito às segundas-feiras a tarde e as sextas-feiras pela manhã, através do Programa DST/Aids. O usuário poderá obter informações sobre o atendimento na recepção da UPH. O serviço também é disponibilizado nas outras quatro UPHs do município: UPH de Xerém, UPH de Saracuruna, UPH de Campos Elíseos e UPH do Pilar.
Fonte: PMDC

Edição de Conteúdo: Wagner Sales

Jornal Espanhol diz que Sérgio Moro não tem escrúpulos e compra testemunhas




O jornal espanhol La Vanguardia publicou uma matéria nesta segunda-feira (30) sobre o príncipe da Lava Jato, juiz Sérgio Moro.
A publicação diz que Moro não tem escrúpulos e usa até compra de testemunhas para obter sucesso em sua suposta luta contra a corrupção.
Na Espanha não se aceita acordo de delação porque a prática pode prejudicar a credibilidade do depoimento.
Confira alguns trechos da reportagem, traduzidos pelo DCM:
Por trás da prisão do ex-presidente brasileiro, Lula da Silva, está o juiz Sérgio Moro, um magistrado que não tem escrúpulos em usar quase todos os meios à sua disposição para combater o clientelismo secular que caracteriza a política no Brasil.
(…)
Ele tem magistralmente usado a mídia para mobilizar a opinião pública em favor da investigação sobre um financiamento dos partidos ilegais e subornos pessoais no ambiente da empresa brasileira de petróleo Petrobras e várias empresas de construção, entre os quais Odebrecht.
Em uma ocasião, ele ainda vazou para a gravação de mídia de uma conversa privada entre Lula e Dilma Rousseff, quando o então presidente brasileiro Lula queria incorporar seu gabinete para proteger contra o avanço do imposto intrépido Lava Jato. Os advogados de defesa de Lula também denunciaram que Moro deu sinal verde para a colocação de microfones em seus escritórios.
Moro foi além de qualquer outro juiz na longa história de investigações anticorrupção, graças ao uso abundante de delações premiadas, que anteriormente eram proibidas no Brasil.
(…)
Esses métodos são controversos e mais e mais especialistas em direito estão perplexos. “Existem muitas irregularidades; tem proximidade com os promotores e com a polícia que não é própria de um juiz “, diz Thiago Bottino, professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas em entrevista no Rio de Janeiro.
(…)
A matéria também fala sobre Moro ter deixado suas férias para impedir que o desembargador Rogério Favreto concedesse a liberdade ao ex-presidente Lula:
“Dezenas de especialistas jurídicos alertaram que um juiz que está de férias não pode contradizer outro, e menos se ele encabeçar um tribunal superior ao seu. É a quarta vez que Moro desobedece as ordens de um tribunal superior. Mas ele não sofreu sanção disciplinar.A longo prazo, as irregularidades podem custar caro”. (Do DCM sobre matéria do La Vanguardia).


http://cartacampinas.com.br/2018/07/jornal-espanhol-diz-que-sergio-moro-nao-tem-escrupulos-e-compra-testemunhas/

Fermento em Belford Roxo: prefeito nomeia 185 novos assessores

O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro (MDB), o Waguinho

O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho (MDB), achou que este momento — às vésperas do início oficial da campanha eleitoral — seria perfeito para crescer a equipe da prefeitura.
No último sábado, publicou em Diário Oficial os nomes dos 185 (!) novos assessores contratados em cargos de confiança.
A turma foi distribuída em 15 secretarias e no seu gabinete.

Candidatos

E o ex-vice-prefeito, Márcio Canella, busca a reeleição para a Assembleia Legislativa.
Ambos do MDB de Waguinho.

Fábula

O moço ganhou, de seus opositores, o apelido de Ali Babá — por manter a incrível marca de 40 nomeados no primeiro escalão (entre secretarias, controladoria e procuradoria).
Numa das cidades mais pobres da Baixada Fluminense (e de todo estado), até secretaria de Turismo o prefeito criou.

https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/fermento-em-belford-roxo-prefeito-nomeia-185-novos-assessores-22935548.html

segunda-feira, 30 de julho de 2018

PIS/Pasep: Preciso do Cartão do Cidadão para sacar o dinheiro?

Caixa: Pagamento do 7º lote do PIS/Pasep de 2016 começa nesta quinta-feira

São Paulo — O novo prazo para sacar o dinheiro do PIS/Pasep referente ao ano-base 2016 já começou e termina em 30 de dezembro de 2018. Já o benefício de 2017 também está sendo liberado aos poucos, respeitando o calendário oficial do governo, com término previsto para junho de 2019.

Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre se é preciso ter o Cartão do Cidadão para sacar o dinheiro do PIS/Pasep. Segundo o Ministério do Trabalho, sim, é possível ter acesso aos recursos mesmo sem possuí-lo. O importante mesmo é prestar atenção aos prazos de saque para não ficar sem o benefício.

O Cartão do Cidadão facilita o acesso a benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa, em todo o país. O Cartão é para quem possui FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou quem ainda esteja recebendo parcelas do seguro-desemprego.
Com ele, é possível agilizar e garantir mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais. Todas as pessoas que possuem algum benefício social ou trabalhista para receber podem solicitar o Cartão do Cidadão pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Se você não tiver o Cartão do Cidadão e for funcionário de uma empresa privada (PIS), poderá receber o abono em qualquer agência da Caixa Econômica Federal mediante apresentação de documento de identificação.
Se você for um servidor público (Pasep), deverá primeiro verificar sua conta para checar se o valor já foi depositado automaticamente.
É importante obedecer aos prazos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho porque, caso o beneficiário não saque o abono salarial dentro do calendário anual de pagamentos ou dentro do prazo extra estipulado pelo governo (como para o ano-base 2016), o valor é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o mesmo só poderá ser sacado posteriormente por meio de ação judicial.
O FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado ao Ministério do Trabalho, destinado ao custeio do programa do seguro-desemprego, do abono salarial e ao financiamento de programas de desenvolvimento econômico.


Como entrar com uma ação judicial para reaver o valor do PIS/Pasep que você deixou de sacar pode envolver alguns custos e demorar alguns meses, é importante que você se mantenha atento aos prazos para evitar dor de cabeça no futuro.

https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/pis-pasep-preciso-do-cartao-do-cidadao-para-sacar-o-dinheiro/

Polícia pede prisão do pai do bebê Jonatas em Joinville, SC


O bebê Jonatas no primeiro dia de tratamento com medicamento importado dos EUA (Reprodução/Facebook)

Polícia Civil de Joinville (SC) indiciou os jovens Renato e Aline Openkoski, pais do bebê Jonatas, pelos crimes de estelionato e apropriação indébita, cujas penas somadas podem chegar a nove anos de prisão. A polícia também pediu a prisão de Renato, sob a justificativa de que ele é o principal articulador dos crimes e diante da constatação de que eles continuam praticando o estelionato arrecadando dinheiro por meio de sensibilização das pessoas. Além deles, o médico Danny César de Oliveira Jumes também foi indiciado pelo crime de falso testemunho.
Os objetos apreendidos pela polícia na residência do casal em um mandado de busca e apreensão em fevereiro, entre eles um carro avaliado em cerca de 140 000 reais, televisão, óculos, perfumes, camisas de time de futebol, roupas e brinquedos, foram remetidos ao fórum de Joinville com a sugestão de que sejam leiloados e o dinheiro seja revertido para o tratamento da criança.
O casal estava sendo investigado pela delegada Georgia Marrianny Gonçalves Bastos, titular da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Joinville desde o começo deste ano sob a suspeita de desvio e mau uso do dinheiro arrecadado para o tratamento da doença do filho em campanhas na internet. Jonatas é portador da atrofia muscular espinhal tipo 1 (AME), uma doença genética rara, progressiva e extremamente incapacitante, que pode levar à morte em pouco tempo.
Com a ajuda de milhares de doadores desconhecidos e de celebridades como a atriz Danielle Winits; as duplas Victor e Léo e Zezé Di Camargo e Luciano; as apresentadoras Ana Hickmann e Eliana; o cantor Luan Santana, entre outros, os pais de Jonatas arrecadaram cerca de 4 milhões de reais em aproximadamente três meses – quantia mais do que suficiente para iniciar o tratamento do menino com o medicamento Spinraza, que promete estabilizar a progressão da doença e até mesmo recuperar movimentos perdidos em alguns casos. Cada dose da medicação custa em torno de 350.000 reais – são necessárias pelo menos quatro ampolas nos dois primeiros meses de tratamento, além das doses de manutenção a cada quatro meses.

https://veja.abril.com.br/brasil/policia-indicia-pais-do-bebe-jonatas/

Homem espera por mais de duas horas por socorro de ambulância do Samu no RJ

Um homem esperou ser socorrido por uma ambulância do Samu por 
mais de duas horas, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, 
neste fim de semana.
Eduardo Barbosa, de 28 anos, estava jogando bola no bairro Nova
 Campinas quando caiu. Ele bateu com as costas na calçada e parou
 de sentir as pernas.
Jovem caiu e não sentiu as pernas; Samu só chegou duas horas depois (Foto: Reprodução/TV Globo)Jovem caiu e não sentiu as pernas; Samu só chegou duas horas depois (Foto: Reprodução/TV Globo)
Jovem caiu e não sentiu as pernas; Samu só chegou duas horas depois (Foto: Reprodução/TV Globo)
A Secretaria Municipal de Duque de Caxias disse que a demora no
 socorro aconteceu porque a solicitação foi feita para um endereço
 errado. Eduardo foi levado para o Hospital de Saracuruna.
O hospital não informou o estado de saúde do paciente.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/07/30/homem-espera-por-mais-de-duas-horas-por-socorro-de-ambulancia-do-samu-no-rj.ghtml

domingo, 29 de julho de 2018

Disque Denúncia oferece R$ 2 mil por informações sobre presidente da Câmara de Vereadores de Japeri

Cartaz do Disque Denúncia oferece recompensa de R$ 2 mil por informações sobre o presidente da Câmara dos Vereadores de Japeri, Wesley George de Oliveira (Foto: Divulgação)
Disque Denúncia oferece R$ 2 mil por informações que levem 
à prisão do presidente da Câmara dos Vereadores de Japeri, Wesley
 George de Oliveira, o Miga. O político do Progressitas é acusado 
de desviar dinheiro público para traficantes de drogas do Complexo
 do Guandu, em Japeri, Região Metropolitana do RJ.
Nesta sexta-feira (27) , o prefeito de Japeri, Carlos Moraes, do
tráfico de drogas. Um mandado de prisão também foi expedido
 para Wesley Oliveira, mas o político não foi encontrado pela polícia e
 se tornou foragido.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Whatsapp ou Telegram 
do Portal dos Procurados através do número 21 98849-6099; pela 
Central de Atendimento do Disque Denúncia 21 2253-1177; por meio
 de redes sociais ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ.
O vereador Cláudio José da Silva, conhecido como Cacau, também 
do Progressistas, foi outro que teve a prisão decretada pela Justiça. 
Ao todo, 37 suspeitos foram denunciados na mesma ação. Segundo 
o Ministério Público do Rio de Janeiro, os políticos usavam os cargos
 públicos para favorecer a quadrilha de traficantes chefiada por 
Breno da Silva de Souza, o BR, preso no dia 20.
Escutas telefônicas, gravadas com autorização da Justiça, mostram 
Segundo o MPRJ, a quadrilha instalada na prefeitura estava 
empenhada em atender as demandas do traficante BR, que era 
repassar informações privilegiadas sobre operações policiais na 
comunidade. Ainda segundo investigações, o vereador Wesley, 
o Miga, iria procurar o comando do 24º BPM (Queimados) para 
tentar dissuadir os militares a não realizar ações policiais na região.
Quem fazia a ligação entre a prefeitura e os traficantes, de acordo 
com as investigações era a assessora parlamentar Jenifer Aparecida
 Kaiser de Matos, 
Contra o Presidente da Câmara de Vereadores de Japeri, Wesley 
Georde de Oliveira, foi expedido mandado de prisão, pelo Tribunal de
Justiça do Estado do Rio de Janeiro, 2º Grupo das Câmaras Criminais,
 pelo crime de Tráfico de Drogas e Condutas Afins 
(Art. 33 - Lei 11.343/06) E Associação para o Tráfico e Condutas Afins
 (Art. 35 - Lei 11.343/06), ambos n/f do art. 40, iv da lei 11343/06.


https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/07/28/disque-denuncia-oferece-r-2-mil-por-informacoes-sobre-presidente-da-camara-de-vereadores-de-japeri.ghtml

Bebê nasce saudável após mãe morrer em grave acidente de trânsito



Um bebê nasceu involuntariamente e passa bem após a mãe, grávida, ser arremessada para fora de um caminhão na Rodovia Régis Bittencourt, em Cajati, na região do Vale do Ribeira (SP). De acordo com a equipe médica que foi chamada para socorrer as vítimas, ela deveria estar com cerca de 39 semanas de gestação.
O acidente aconteceu na tarde da última quinta-feira, 26. O caminhão, que transportava tábuas de madeira, saiu da pista e tombou. A jovem grávida estava viajando de carona. O motorista sobreviveu.
Em entrevista ao G1, o médico Elton Barbosa afirmou que o que salvou o bebê foi que o corpo da mãe o protegeu em seus primeiros momentos de vida. “O motorista já estava sendo retirado das ferragens do caminhão por outra equipe. A mulher estava embaixo de pranchas de madeira. Eu estava tentando chegar até a vítima para atestar o óbito quando ouvi um choro abafado de uma criança. Tiramos as pranchas de madeira e vimos a gestante. A criança estava entrelaçada nas vísceras da mãe”, disse.
A Polícia Cívil não encontrou documentos que identificassem a mãe, mas já colheu as digitais para tentar rastrear a família.


https://claudia.abril.com.br/noticias/bebe-nasce-saudavel-apos-mae-morrer-em-grave-acidente-de-transito/

Imagens de orixás são quebradas em terreiro de candomblé em Niterói

Cinco imagens de orixás são destruídas em Niterói

Imagens de orixás pertencentes a um centro de candomblé localizado no bairro Fonseca, em Niterói, foram depredadas. O caso, registrado na 78ª DP como crime de intolerância religiosa, ocorreu no terreiro Ile Axé Oya Onira — que em iorubá significa Casa de Iansã — de Tânia Rodrigues, conhecida como Mãe Tânia de Oya. A religiosa foi informada do ato de vandalismo na manhã de sábado por um amigo que passava em frente ao local e percebeu os cacos espalhados no chão.
Cinco imagens foram destruídas e apenas uma foi poupada, a que simboliza a figura de Iemanjá. Não houve invasão do local, pois todas as estatuetas estavam expostas no muro do lado de fora do terreiro e, de acordo com Tânia, a perícia não constatou sinais de tentativa de arrombamento na propriedade.

Há cerca de 20 anos no comando da casa religiosa, foi a primeira vez que a proprietária do terreiro se deparou com tal situação:

— Nunca recebi ameaça alguma. Essa casa foi herança de meus pais e a vizinhança a frequenta. Nós não fazemos encontros muito tarde para não incomodar ninguém. Em frente já funcionou uma igreja evangélica e sempre tivemos uma boa convivência, inclusive — explica Tânia que não tem suspeitos do crime. — Eu não sei se foi uma ou mais pessoas, não faço ideia de quem seja a responsabilidade, porque nunca ninguém demonstrou estar incomodado com a presença do terreiro. Só quero ficar em paz exercendo minha fé.

O subsecretário da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa de Niterói (Codir), Gilmar Hughes, afirma que o órgão acompanhou a abertura do boletim de ocorrência do caso e entrou em contato com o Centro de Promoção da Liberdade Religiosa do estado (Ceplir) para prestar apoio à vítima. Hughes lembrou que, desde 2011, Candomblé e Umbanda são patrimônios cultuais e imateriais de Niterói.
A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) emitiu nota afirmando que está oferecendo assistência jurídica e psicossocial a Tânia e que sua equipe marcará um atendimento presencial com ela durante a semana.

No estado do Rio foi registrado um aumento de mais de 56% no número de casos de intolerância religiosa na comparação do primeiro trimestre de 2017 e o mesmo período deste ano. Denúncias de intolerância religiosa, racismo, xenofobia e outros tipos de preconceito podem ser feitas pelo Disque Combate ao Preconceito no telefone: (21) 2334-9551. O crime de intolerância religiosa tem pena de um até cinco anos de detenção e multa.

https://extra.globo.com/casos-de-policia/imagens-de-orixas-sao-quebradas-em-terreiro-de-candomble-em-niteroi-22930552.html

DILMA: SINCERICÍDIO DE VICE MOSTRA QUE ANASTASIA E AÉCIO SÃO IRMÃOS SIAMESES



A presidente deposta Dilma Rousseff, pré-candidata a senadora por Minas, comentou neste domingo, 29, a gafe protagonizada durante a convenção do PSDB mineiro pelo candidato a vice-governador na chapa de Antônio Anastasia, Marcos Montes (PSD); "Ao chamar o seu candidato de Aécio, o vice na chapa cometeu o que em psicanálise se denomina 'ato falho'. Freud explica: é um erro ou lapso que revela o desejo inconsciente de quem o comete. A gafe denuncia o que todos sabem: Aécio e Anastasia são como irmãos siameses, como a corda e a caçamba, como a fome e a vontade de comer", disse Dilma.


https://www.brasil247.com/pt/247/minas247/363387/Dilma-sinceric%C3%ADdio-de-vice-mostra-que-Anastasia-e-A%C3%A9cio-s%C3%A3o-irm%C3%A3os-siameses.htm

FERNANDO BRITO: CÁRMEN LÚCIA SEMEIA ÓDIO PELO PAÍS

Antonio Cruz/Agência Brasil

"As instituições, tem razão a senhora Ministra, estão funcionando. Funcionando como fábricas do ódio que a senhora diz ver por toda parte, distribuído com eficiência e sem parcimônia pelas redes sociais e pela mídia", aponta o editor do Tijolaço.

A Doutora Cármen Lúcia, presidente do STF e da República, enquanto Michel Temer desfila sua insignificância no exterior, veio falar, como é de sua preferência, a uma plateia de de empresários no Rio de Janeiro e deu algumas daquelas declarações de alta densidade filosófica, como não faria melhor o Conselheiro Acácio de Eça de Queiroz:

"Basta ter olhos a ver que estamos vivendo, não uma pátria mãe gentil, a falta de gentileza parece que está presente de todos nós. É preciso que nós recobremos basicamente a sermos filhos gentis para que essa pátria seja uma mãe gentil para todos".
Melhor não faria aquele simpático lunático, se me perdoam o eco, do profeta que desenhava seus dísticos como o famoso "Gentileza gera Gentileza".
Já nem sugiro à ministra que busque autores mais eruditos, como os Don & Ravel da ditadura e seus conselhos de que se 'plante uma flor/ pra florir nosso país /quem destrói a paz / não verá jamais/ um irmão feliz, em seu clássico "Só o amor constrói".
Bastaria apenas que Dona Cármem, em lugar de embarcar no carro de vidros escurecidos à saída da Associação Comercial, no Centro do Rio, percorresse algumas dezenas de metros entre camelô, pedintes ou gente embrulhada em farrapos de cobertor para ter ideia de que estes filhos da pátria são até muito gentis perto da forma que a mãe, que ela representa em sua pompa, as trata.
No encontro, a ilustre ministra, do alto de sua sapiência, disse que as 'instituições estão funcionando, apesar do momento de incerteza'.
Ah, sim, estão. No meio da maior crise político-institucional das últimas décadas, com o país ardendo numa crise sem tamanho, as autoridades judiciais do nosso país debatem-se numa intensa procura de...encontrar uma fórmula para dar forma "menos ilegal" ao auxílio-moradia...
Enquanto não se encontra, claro, "temos de manter isso", porque suas excelências ganham pouco, ao redor de apenas R$ 30 mil, o que já não dá para comprar ternos em Miami.
Chegamos ao ponto de ter de esperar um paquiderme (paquiderme, excelência, antes que me queira processar, quer dizer "pele grossa" ou "casca grossa" como falaria o povão) como o ministro Gilmar Mendes ser o porta-voz de um protesto que caberia a outros magistrados, menos "capangueiros", contra a estúpida investigação contra professores universitários, o novo reitor Ubaldo Cesar Balthazar e o chefe de gabinete da Reitoria da UFSC, pelo crime deste último ter aparecido alguns segundos enquanto estudantes exibiam uma faixa criticando uma delegada da PF e uma juíza. As duas foram as responsáveis pela ridícula operação que arrastou o ex-reitor Luiz Carlos Cancellier à humilhação, que o levaria ao suicídio.
(Sobre isso, aliás, informações novas no Blog do Marcelo Auler)
Dos neoministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fachin, até há pouco professores universitários, nem um pio. No caso do primeiro, ao menos, seu compromisso com a comunidade acadêmica parece ser apenas o de privatizá-la.
As instituições, tem razão a senhora Ministra, estão funcionando. Funcionando como fábricas do ódio que a senhora diz ver por toda parte, distribuído com eficiência e sem parcimônia pelas redes sociais e pela mídia.
Permito-me sugerir à ministra, se não lhe caiu bem a citação de Don & Ravel, buscar nos nos versos de Camões onde ele diz que um rei, meu xará, esteve a ponto de deixar destruir-se o reino por que "um fraco rei faz fraca a forte gente"
Quando um reino tem o ódio nas cortes, vai querer gentileza nas ruas?

https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/363349/Fernando-Brito-C%C3%A1rmen-L%C3%BAcia-semeia-%C3%B3dio-pelo-Pa%C3%ADs.htm

Centro da Terra esconde quatrilhões de toneladas de diamantes, diz MIT

Resultado de imagem para imagem de diamantes
Quatrilhões de toneladas de diamantes debaixo dos seus pés. Mas, para alcançá-las seria preciso cavar bastante, cerca de 160km de profundidade. Esta é a conclusão de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), divulgada em um recente estudo. A expectativa é de que debaixo da superfície da Terra se acumulam cerca e 10 quatrilhões de toneladas de diamantes.

Os cientistas encontraram as evidências deste grande 'tesouro' enquanto estudavam as ondas sonoras de terremotos sob a superfície de uma parte do solo chamada de "raízes dos crátons", as partes mais antigas e inamovíveis da rocha que ficam abaixo do centro da maioria das placas tectônicas continentais. Isto tornaria a "corrida aos diamantes" praticamente impossível. "Os cientistas estimam que os minerais preciosos estão enterrados a mais de 100 milhas abaixo da superfície, muito mais profundo do que qualquer expedição de perfuração já alcançou", explicou o MIT em nota.

Os crátons, a que se referem os cientistas, são como imensas montanhas invertidas, que podem se estender até 320km através da crosta terrestre e entrar em seu manto, por isso são conhecidas como "raízes".

Neste estudo do MIT, os especialistas estimaram que esta região pode conter de 1 a 2% de diamantes. Consideram o volume total das raízes cratônicas do planeta, o cálculo é 10 a 16 quatrilhões de toneladas de diamantes espalhados dentro das rochas. Isso demonstra que o diamante talvez não seja um mineral tão exótico assim, já que na escala geológica fica comprovado que ele é relativamente comum. Não podemos chegar até eles, mas ainda assim, há muito mais diamante do que jamais pensamos antes", explicou o pesquisador do Departamento de Ciências Terrestres, Atmosféricas e Planetárias do MIT, Ulrich Faul.

Estudo partiu de uma 'anomalia' de ondas sonoras

Nas últimas décadas, agências como a United States Geological Survey mantiveram registros de atividade sísmica em todo o planeta - essencialmente, ondas sonoras viajando pela Terra que são desencadeadas por terremotos, tsunamis, explosões e outras fontes de tremores. Ao redor do mundo existem milhares de receptores que captam ondas sonoras dessas fontes, que variam em velocidade e intensidade, e os dados são usados por sismólogos para determinar, por exemplo, onde se originou um terremoto.

Além disso, essa informação possibilita a construção de uma imagem de como seria o interior da Terra, por meio dos dados gerados pelas ondas sonoras que se movem em várias velocidades, dependendo de densidade, composição e temperatura das rochas. "Os cientistas usaram essa relação entre a velocidade sísmica e a composição das rochas para estimar os tipos de rochas que compõem a crosta terrestre e partes do manto superior, também conhecida como litosfera", exemplifica o MIT.

Seguindo este raciocínio, os cientistas não conseguiram, no entanto, explicar uma curiosa anomalia: as ondas sonoras tendem a acelerar significativamente quando passam pelas raízes dos antigos crátons. Como estes são mais frios e menos densos do que o manto circundante, os crátons deveriam produzir, segundo o cálculo científico, ondas sonoras ligeiramente mais rápidas, mas não tão rápido quanto o que foi medido. Foi a partir deste "problema" que o projeto de estudo dos diamantes começou, usando, pela primeira vez, dados sísmicos do USGS e de outras fontes para gerar um modelo tridimensional das velocidades das ondas sísmicas viajando através dos principais crátons da Terra.