Se você acha que o famoso caso Roswell foi o maior caso de OVNIs do mundo, você se enganou. Com registros médicos de ferimentos físicos causados por feixes de luz disparados por objetos luminosos desconhecidos, fuga em massa da população assustada e avistamentos confirmados pelos próprios militares, esse foi simplesmente o maior e mais complexo caso de OVNIs do mundo inteiro, que ficou conhecido como 'Roswell Brasileiro. E estranhamente, pouco se fala sobre isso.
Representação dos objetos relatados na "Operação Prato" |
Talvez você nunca tenha ouvido falar disso, mas esse caso impressionante aconteceu no Brasil, mais exatamente na região da Amazônia brasileira, englobando os Estados do Pará, Maranhão, e desencadeou até mesmo uma operação militar altamente secreta para investigar os estranhos fenômenos: A 'Operação Prato'.
A investigação militar 'Operação Prato', foi realizada pelo COMAR (Primeiro Comando Aéreo Regional) divisão da FAB (Força Aérea Brasileira) sediado em Belém, no Estado Pará, e envolveu também os extintos SNI3 (Serviço Nacional de Informações), e o CISA4 (Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica). As operações abrangeram várias localidades: Baia do Marajó, Baia do Sol, Rio Bituba, Ilha de Colares e municípios de Santo Antônio do Tauá, Vigia do Nazaré, Colares, Ananindeua, Castanhal e Belém.
Representação dos objetos relatados na "Operação Prato" |
Os documentos confidenciais do Arquivo Nacional, trazem informações sobre avistamentos de objetos voadores relatados por populares, pilotos privados e militares. São registros de objetos em forma cilíndrica ou de pratos invertidos(e daí surgiu o nome da operação), que atingiam velocidades que variavam de lentas a supersônicas, e em cores diversas, passando por tons amarelos, vermelhos e azuis.
Além dos relatos de pessoas que afirmaram ter sido atingidas por raios de luz disparados pelos objetos voadores, que causavam ferimentos de queimadura, perfurações, desmaios e paralisia momentânea, houve também um registro ainda mais estranho na cidade de Benfica (PA): em 2 de novembro de 1977, um observador relatou ter presenciado o pouso de uma nave, que depois abriu uma escotilha, por onde saiu um “humanoide” que media cerca de 1,50 metro de altura.
Outro fato polêmico, foi o suicídio do comandante das missões militares, coronel Uyrangê Hollanda, logo após uma série de depoimentos em vídeo para um jornalista.
Mesmo após várias décadas esse caso continua impressionando a todos, e ainda não houve nenhuma explicação definitiva para a questão. As cidades e municípios envolvidos nesses eventos misteriosos sofreram um verdadeiro êxodo no auge desses acontecimentos inexplicados, com milhares de pessoas abandonando suas casas. E ainda hoje esses locais presenciam eventos de OVNIs esporádicos, porém em número infinitamente reduzido em comparação ao auge dos eventos.
Fotos reais da Operação Prato |
Nenhum comentário:
Postar um comentário