quinta-feira, 29 de maio de 2014

A consciência segundo Tomás de Aquino


Representação gráfica da consciência, do séc. XVII (Robert Fudd)

Freqüentemente em nossa época, essa expressão deveria, à primeira vista, facilitar o acesso de um espírito contemporâneo à doutrina de Tomás de Aquino. Não há palavras bastante fortes para afirmar e repetir que se deve sempre seguir a própria consciência – mesmo quando ela se engana! É necessário, no entanto, olhar mais de perto. Além de a palavra não ter sempre o mesmo sentido para ele e para nós, é utilizada num contexto profundamente diferente. Para nós, a consciência tem ressonância eminentemente subjetiva. Vista como instância última diante da qual somos responsáveis, ela é algumas vezes concebida de maneira simplista, a ponto de ser, um pouco ingenuamente, identificada com o que pensamos espontaneamente ou com as reações de nosso meio de origem. Agir segundo a própria consciência seria, então, se conduzir segundo o conformismo ambiente.
Para Tomás, as coisas são menos simples, e ele faz uma idéia mais elevada da grandeza do homem e de sua consciência. Ela é certamente uma instância contra a qual não se pode ir, mas não é a última instância. Nossa dignidade de pessoa humana não se situa numa reivindicação de autonomia absoluta diante de Deus, mas na aceitação de nossa dependência dele. Se quisermos compreender o ensinamento do Mestre de Aquino, deveremos retomá-lo de mais alto. Sem fazer uma exposição completa e ainda menos entrar nos debates contemporâneos, é preciso ao menos lembrar o mais exatamente possível de que se trata, e tentar retirar daí o interesse para a teologia espiritual.
Deve-se, em primeiro lugar, lembrar aquilo que foi dito no capítulo precedente sobre a lei natural, participação na criatura racional da lei eterna, da Providência Divina. Essa participação se realiza por um habitus próprio que Tomás chama, de maneira estranha para nós, de “sindérese”. Esse termo, recebido de São Jerônimo – que o traduz por “centelha da consciência”, e que ele assegura que não se extinguiu mesmo no coração de Caim de pois de seu crime -, é a simples transcrição provavelmente falsa de um termo grego. Se a designação se esclarece em parte pela história da palavra, a função é mais importante ainda porque é da sindérese que depende toda a vida moral da pessoa:
Para que possa haver retidão nos atos humanos, é necessário que haja neles um princípio permanente, de uma retidão imutável, à luz do qual sejam examinadas todas as obras do homem, e que seja de tal sorte que esse princípio permanente resista a tudo o que é mau e dê seu assentimento a tudo o que é bom. Esta é a sindérese, cuja função é desaprovar o mal e inclinar ao bem; deve-se conceder ainda que a sindérese não pode pecar.
De veritate q.16 a.2

Paralela ao intellectus, o habitus que apreende intuitivamente os primeiros princípios da vida intelectual (o ser existe, o não-ser não existe), a sindérese é aquele habitus que apreende e formula os dois grandes princípios da vida moral que trazem em si mesmos a sua evidência: deve-se fazer o bem e evitar o mal. É nessa linha, já o vimos, que se situam as cinco grandes inclinações que decorrem da lei natural: ao bem, à manutenção no existir, à união sexual e à educação dos filhos, ao conhecimento da verdade, à vida social. Embora seja tão importante, a apreensão das intenções primordiais da vida moral e social é insuficiente por si mesma. Alguns princípios do direito natural só serão acessíveis depois de uma elaboração que necessita às vezes de uma longa educação, seja para os indivíduos, seja para a humanidade inteira. Para um conhecimento moral que se quer diretor do agir, esse conhecimento espontâneo dos princípios últimos requer ainda prolongamentos e adaptações às situações concretas. É necessário que a razão prática confronte esses dados primeiros com tudo o que ela sabe por outras fontes sobre os dados naturais e evangélicos que comandam o campo do agir humano e cristão. É preciso também que ela tenha em conta a pessoa comprometida nessa ação particular para determinar a maneira pela qual os princípios gerais se aplicam aqui e agora.
É aqui que intervém a consciência moral. Por mais estranho que possa parecer, a consciência não é uma faculdade nem um habitus, mas um ato da razão prática. Pode-se aceitar o uso corrente que fala da sindérese a partir do habitus que permite realizá-lo, e nesse momento a sindérese seria essa consciência “habitual”, mas propriamente falando a consciência é outra coisa. É o ato pelo qual a razão prática reúne todos os dados à sua disposição (os da sindérese, do conhecimento moral, da experiência, das convicções e opiniões diversas, etc.) com o fim de concluir sua deliberação num juízo prático e normativo. Prático, uma vez que visa orientar a ação, esse juízo permanece na ordem do conhecimento – é, pois, suscetível de ser verdadeiro ou falso. Por essa razão se põe a seu propósito a questão insolúvel da consciência errônea. Tomás ensina que a consciência obriga mesmo quando ela se engana, mas isso não é sem uma razão fundamental:
A obrigação da consciência mesmo errônea é a mesma da lei de Deus (idem est ligamen conscientiae etiam erroneae et legis Dei). A consciência não comanda fazer isso ou evitar isso senão porque ela crê que isso corresponde ou não à lei de Deus. A lei não se aplica aos nossos atos a não ser pela mediação de nossa consciência.
Super ad Rom. 14,14, lect. 2, n. 1120

Reconhece-se nessa última frase o resumo conciso daquilo que se acabou de ler: os grandes princípios morais não encontram sua tradução concreta no agir moral a não ser mediante o juízo da consciência emitido pela razão: “A consciência é de alguma maneira a prescrição (dictamen) da razão” (ST I-II, q.19 a.5). Mas não se deve se enganar; se é assim é porque este juízo, por estar em continuidade com a sindérese, é considerado conforme à lei natural, ela mesma expressão no coração da lei de Deus. Compreende-se,então, por que ir contra sua consciência seria pecar; seria agir contra o que se pensa ser a lei de Deus:
Saber que uma coisa deve ser feita em consciência, isso nada mais é do que julgar que se agiria contra Deus se não o fizesseOra, agir contra Deus é pecar (Super ad Gal. 5,3,lect. 1, n. 282). [Tomás é totalmente formal:] Se um homem julgasse que a razão humana lhe dizia uma coisa contrária à lei de Deus, ele não devia seguir sua razão. Nesses casos, aliás, a razão não estaria completamente no erro. Mas, quando a razão se engana e apresenta algo como uma ordem de Deus, desprezar o ditame da razão seria desprezar a ordem de Deus.
Suma Teológica I-II, q.19 a.5 ad2

Pare de mosquitos reprodutores com este dispositivo solar





Pranav Agarwal desenvolveu um dispositivo
movido a energia solar que areja a superfície
da água estagnada, a fim de evitar mosquitos
 de colocar seus ovos e, portanto, de se
proliferarem.
Mosquitos gostam de colocar seus ovos
 em água parada ou ainda - as fêmeas
precisam a superfície da água a ser ainda,
 a fim de depositar até 400 ovos de cada
vez ea necessidade larvas para ficar em
contato com a superfície da água em
para respirar. O susto Mosquito Solar visa
 conter a disseminação de doenças
 transmitidas por mosquitos, como
a malária ea dengue por perturbar
criadouros dos insetos. Ele funciona
 através sentado na superfície da água
 e geração de bolhas de ar em intervalos
regulares para produzir ondulações
em um raio de até dois metros.
O dispositivo - que Agarwal construída
por menos de $ 10 (£ 6) - apresenta um
aerador bolha, uma bomba de ar e um
 carregador solar. Ele flutua na água e
 é executado em intervalos regulares,
 a fim de romper a superfície da água
 e matar as larvas do mosquito. Em testes,
 a ferramenta conseguiu reduzir as populações
 de mosquitos em uma pequena piscina para
quase nada dentro de uma semana. Agarwal
 traçou como construir o dispositivo em um
 post de blog.
Ele diz: ". Considerando-se que a cada ano,
 a despesa médica global no controle da malária
ascende a mais de US $ 6 bilhões, instalando
onipresente este dispositivo nas aldeias e
cidades custaria apenas uma fração desse
montante Espero que, um dia, este custo
 eficaz e dispositivo sustentável vai salvar
 o mundo precioso dinheiro e vidas de
 valor inestimável. "
Embora este dispositivo pode ser útil para
reduzir a capacidade dos mosquitos de se
reproduzir em algumas piscinas, esses insetos
 são incrivelmente engenhoso e pode depositar
seus ovos em pequenas poças de água da
chuva praticamente qualquer lugar - pegadas,
pegadas, cantos de plantas, valas, roda
sulcos podem dar um lar para milhares
de larvas de mosquito. Na verdade, são
 esses tipos de corpos de água temporários,
 que são mais frequentemente a fonte de
 mosquitos do que lagoas estabelecidos, 
como explica
 o entomologista saúde pública David Gaines . 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Rio terá nova greve de ônibus a partir da meia-noite, por 24 horas


GREVE DE ÔNIBUS - Rodoviários dissidentes do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Urbano do Rio de Janeiro (Sintraturb) decidiram, em assembleia na noite desta terça-feira (27 de maio), entrar em greve por 24 horas. A paralisação começa à 0h desta quarta (28). A categoria decidiu acatar a determinação da Justiça de colocar 30% da frota na rua. Uma nova assembleia acontecerá na sexta-feira (30). A Prefeitura e concessionárias de transportes vão colocar em prática um plano de contingência.

Uma passeata fechou a pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Praça da Bandeira, por volta das 18h20. Às 19h30, o grupo se concentrou na Central do Brasil e a Presidente Vargas foi liberada.

Segundo a liderança do movimento de greve, não houve avanço nas negociações com as empresas de ônibus. A primeira decisão da assembleia foi de parar por 48 horas, mas minutos depois, em nova votação, a maioria optou por cruzar os braços por 24 horas.

O Rio Ônibus, sindicato das empresas de coletivas, diz que pedirá na Justiça a suspensão da greve e que considera uma "afronta" a proposta "organizada por um grupo dissidente de 150 rodoviários, que, desrespeitando decisões judiciais e recorrendo à violência, poderá novamente interromper um serviço essencial à população, causando grandes prejuízos".

Entenda o impasse


Os dissidentes rejeitam o acordo firmado em março entre o Sintraturb e o Rio Ônibus, que estabeleceu aumento de 10% no salário retroativo a abril e o salário-base do motorista passou para cerca de R$ 1.950. Os rodoviários dissidentes pedem aumento de 40% — passariam a receber quase R$ 2,5 mil – e cesta básica de R$ 400 – era de R$ 100 e subiu para R$ 140. Outra reivindicação é o fim da dupla função, onde motoristas também trabalham como trocadores. Segundo eles, o sindicato não consultou a categoria ao aceitar o acordo com as empresas.

O sindicato diz que o acordo foi aprovado legalmente. "O sindicato fez uma assembleia do dia 11 de março, em dois turnos no Guadalupe Country Clube, na Avenida Brasil, e um grupo de trabalhadores colocou uma proposta de R$ 2,5 mil e R$ 400 de ticket, que foi reprovada pela própria assembleia, que aprovou salário de R$ 2,2 mil, que depois foi negociado. Chegamos aos 10% de aumento e 40% da cesta básica", explicou o presidente do sindicato, José Carlos Sacramento.

O presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, disse que o acordo foi o maior aumento da categoria no país e descarta nova negociação. "É um acordo feito, definido e pago. Não há margem [para discussão]", disse o representante.

2014 marca o centenário do início da Primeira Guerra Mundial



[b]1914 – 2014: Paralelos[/b]

Este ano marca o centenário do início da Primeira Guerra Mundial. Muitos especialistas notam a semelhança da situação atual com aquele período, e não só na economia mas também em termos políticos. Aqui estão apenas alguns dos paralelos.
[attachment=2453]

A Primeira Guerra Mundial foi se formando ao longo de décadas. No Congresso de Berlim de 1878, de facto se dissolveu a união dos três imperadores – russo, alemão e austro-húngaro. Nos anos 90 do século XIX o mundo estava dividido entre as “antigas” potências europeias – Grã-Bretanha, França, Portugal, Holanda, Bélgica.

Quanto às outras grandes potências, a Rússia estava ocupada a explorar o Oriente, e os norte-americanos estavam conquistando o Oeste Selvagem. A Alemanha ficou de fora e os alemães, insatisfeitos com o estado de coisas, começaram a falar abertamente de uma nova reorganização do mundo, o que posteriormente levou à guerra.

A reorientação na década de 1890 da atividade política externa do Império Russo para o Extremo Oriente, bem como a pressão econômica e política alemã, enfraqueceram a posição da Rússia na Europa e no Oriente Médio. Em 1904, no Extremo Oriente eclodiu a guerra russo-japonesa. Por trás do Japão estavam os governos norte-americano e britânico, cujos bancos financiaram os preparativos militares de Tóquio. Após a derrota naquela guerra, a Rússia intensificou sua política externa na Europa. E a Grã-Bretanha, aspirando à hegemonia na Europa, tentava desempenhar o papel de árbitro internacional.

Hoje, são os Estados Unidos em vez da Grã-Bretanha que assumem o papel de árbitro internacional, e à Alemanha, apesar de se ter tornado um colosso econômico europeu, falta independência na política. Tal como há 100 anos, não está determinado o seu lugar no “tabuleiro de xadrez” mundial. Isto se manifestou de forma especialmente clara na declaração do primeiro-ministro polonês Donald Tusk, que repreendeu a Alemanha por seus laços com a Rússia no setor energético: “Precisamos ajustar a estratégia energética e a independência da Rússia para que Moscou não possa, através da energia, influenciar as políticas da União Europeia”.

Nenhum político polonês falaria assim com a chanceler alemã se não tivesse os Estados Unidos por trás. O Parlamento Europeu até proibiu de todo ao antigo chanceler Schroeder de fazer quaisquer declarações públicas sobre a Rússia. Mas por quanto tempo os EUA conseguirão manter a Alemanha em sua esfera de influência? Afinal ela não é uma Polônia, Romênia ou Albânia.

No século XXI surgiram novos jogadores. São os países BRICS, entre os quais está também a Rússia. Depois de 2000 Moscou voltou à arena internacional. Apostando na formação de uma nova ordem mundial, no exemplo da Síria, a Rússia mostrou que a segurança no mundo pode ser garantida somente junto com a Rússia.

No entanto, a ideia proposta pela Rússia de criar, do Atlântico ao Pacífico, um espaço econômico e humanitário unido, não agrada a todos. Segundo observou Vladimir Putin no seu discurso ao Conselho da Federação, “A notória política de contenção da Rússia continua até hoje, estão constantemente tentando encurralar-nos”.
Ora, ainda em 1898 o imperador russo Nicolau II exortou os governos a convocar uma conferência internacional para discutir os problemas do desarmamento total. E tal conferência foi convocada em 1899, em Haia, e foi adotada uma convenção sobre meios pacíficos de resolução de litígios internacionais. Mas sobre a questão principal – a de redução das forças armadas – a conferência não tomou nenhuma decisão por causa de desacordos entre os países. A ideia de desarmamento era utópica.

Direta ou indiretamente, mas também no século XXI a corrida armamentista não virou passado. Há um acordo sobre a redução de armas estratégicas ofensivas, mas há também sérias dúvidas sobre o quanto ele está sendo respeitado.
Falando de economia, antes da Primeira Guerra Mundial, em 1907, eclodiu uma crise financeira nos Estados Unidos. Caiu o mercado de ações em Nova York, o país entrou em recessão. Dos Estados Unidos e Inglaterra, a crise se espalhou para a França, Itália e outros países. A crise que o mundo está vivendo hoje também começou nos EUA em 2007. Há já sete anos que ninguém consegue estimar sua profundidade e ninguém sabe quando ela vai acabar.

É difícil avaliar o quanto podem ser justificados tais paralelos. Uma coisa é clara – no século passado as crises internacionais, complicadas por disputas territoriais, deram um impulso ao fortalecimento de alianças político-militares e à aceleração dos preparativos para a guerra. A situação na arena mundial é hoje muito semelhante àquele tempo, e os clássicos do marxismo afirmavam que a história se desenvolve em espiral.

Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2014_03_21/191...elos-3609/


Leia mais: http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-2014-marca-o-centen%C3%A1rio-do-in%C3%ADcio-da-primeira-guerra-mundial#ixzz32yB71Yue

Robert Pattinson Hoje Em Show Da Katy Perry

Robert Pattinson aproveitou a noite dessa terça-feira para prestigiar a amiga Katy Perry em uma presentação. O show aconteceu em Londres, onde Rob está passando uns dias desde que se despediu de Cannes. Vejam as fotos:
Fonte: 1 2 3 via LaSagaRobsten


Leia mais: http://foforks.com.br/#ixzz32y9gsYZt 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

A COPA DO MUNDO ESTÁ CHEGANDO E A RJU DOS MATA MOSQUITOS DA DENGUE?

MILHÕES DE PESSOAS AGUARDAM ANSIOSAMENTE JÁ HÁ UNS QUATRO ANOS ATRÁS O COMEÇO DA BOLA ROLANDO NOS ESTÁDIOS BRASILEIROS,POIS O BRASIL GANHOU A OPORTUNIDADE DE SEDIAR OS JOGOS DA COPA DE 2014,INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS FORAM FEITOS PARA QUE ISSO PUDESSE ACONTECER,ESTÁDIOS FORAM CONSTRUÍDOS OUTROS PASSARAM POR REFORMAS,E MUITA VERBA FOI LIBERADA PELO GOVERNO FEDERAL PARA QUE SE TIVESSE UMA INFRAESTRUTURA IMPECÁVEL E INFALÍVEL,O BRASIL ESTEVE DESDE QUE A FIFA DIVULGOU QUE O BRASIL GANHOU O SORTEIO MUITOS RECURSOS QUE FORAM TIRADOS DOS COFRES PÚBLICOS DA NAÇÃO E QUE DEIXARAM DE SER INVESTIDOS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA,QUE ESTÁ VIVENDO COM PRECARIEDADE DE TODOS OS TIPOS,CENTENAS DE RUAS SEM PAVIMENTAÇÃO NOS ESTADOS,SEM INVESTIMENTO EM SANEAMENTO BÁSICO,NOSSAS CRIANÇAS INDO PARA AS ESCOLAS À PÉ ANDANDO QUILÔMETROS OU TENDO QUE IR DE CANOA PARA AS ESCOLAS,ESCOLAS CAINDO AOS PEDAÇOS MUITAS DELAS SEM TETO E COM INFILTRAÇÕES POR TODOS OS LADOS,SEM CARTEIRAS PARA OS ALUNOS,SEM LIVROS,SEM CADERNOS,SEM LÁPIS E MUITAS SEM PROFESSORES POR CONTA DE INFINDÁVEIS GREVES PORQUE OS NOSSOS PROFESSORES NÃO SÃO RESPEITADOS E VALORIZADOS E RECEBEM SALÁRIOS IRRISÓRIOS PARA DESENVOLVEREM SUAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS NUM PAÍS QUE PRIMA PELO ANALFABETISMO DE TODOS.

SEGURANÇA PUBLICA PRECÁRIA,ISSO ESTÁ ESTAMPADO NOS NOSSOS MORROS E EM NOSSAS METRÓPOLES,BALA PRÁ TODO LADO,VIOLÊNCIA ROLANDO À SOLTA,DE MANEIRA INDISCRIMINADA,CENTENAS DE CRIANÇAS MORRENDO POR BALAS "PERDIDAS"NAS NOSSAS CARENTES COMUNIDADES,TRAFICO DE DROGAS,ROUBOS DE AUTOMÓVEIS AOS MILHARES POR DIA,ESTUPROS AO LÉU PARTINDO ATÉ DE PESSOAS RELIGIOSAS QUE DEVERIAM CUIDAR DE NOSSAS CRIANÇAS E QUE SE TRANSFORMAM EM SACERDOTES DA PEDOFILIA  SE APROVEITANDO DA EXTREMA POBREZA EM QUE VIVEM ESSAS INOCENTES CRIATURINHAS DE DEUS,E NINGUÉM TEM CAPACIDADE OU EXERCE AUTORIDADE PARA POR UM FIM NESSA SITUAÇÃO,DESEMPREGO,JOVENS SEM OCUPAÇÃO CULTURAL,POLÍTICOS CADA VEZ MAIS CORRUPTOS E GOVERNANTES SEM LEGISLATURA E DESONESTOS,E SAÚDE PÚBLICA FALIDA,O SER HUMANO EM ÚLTIMO LUGAR.

HOSPITAIS SEM PREPARO NENHUM,PROFISSIONAIS SEM COMPROMISSO COM A VIDA ALHEIA OU ENTÃO MAL REMUNERADOS,EQUIPAMENTOS ESTRAGADOS,PESSOAL DE APOIO SEM CAPACITAÇÃO E POR AHI VAMOS PRÁ COPA,SÓ QUE AS AUTORIDADES ESQUECEM QUE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM NENHUMA DESSAS QUESTÕES SOCIAIS E ELE QUER MAIS É QUE NÃO TENHAMOS ESTRUTURA PARA PODER FACILMENTE PICAR AS PESSOAS E TRANSMITIR DOENÇAS PARA ELAS E QUANTAS MAIS FOREM MELHOR,E DE VEZ EM QUANTO TEMOS EPIDEMIAS QUE CEIFAM DEZENAS,CENTENAS E MILHARES DE VIDAS DOS NOSSOS COMPATRIOTAS,NOSSOS CIDADÃOS E CIDADÃS,NOSSOS CONTRIBUINTES QUE COM SEUS IMPOSTOS BANCAM TODA VIDA BOA E LUXUOSA DE TANTOS E TANTOS QUE ESTÃO NO PODER SEM SE IMPORTAR COM A VIDA DAS PESSOAS E DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NO COMBATE E NA PREVENÇÃO DESSAS DOENÇAS COMO DENGUE,ESQUECEM COMO OUTRAS PROFISSÕES DE VALORIZAR O AGENTE DE CONTROLE DE ENDEMIAS,QUE SEQUER TEM SUA VIDA PROFISSIONAL REGULARIZADA,COMO É O CASO DOS MATA MOSQUITOS DA FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE-FNS/MS,QUE TAMBÉM AGUARDAM ANSIOSAMENTE HÁ MAIS DE CINCO ANOS PELA RJU (REGIME JURIDICO ÚNICO)QUE OS TORNARIAM EFETIVADOS DEFINITIVAMENTE NO SERVIÇO PÚBLICO  POR JÁ ESTAREM DESENVOLVENDO SUAS ATIVIDADES LABORIAIS HÁ ANOS SEM ESSE ENQUADRAMENTO,SÃO CERCA DE CINCO MIL AGENTES NESSA MESMA SITUAÇÃO,UNS DESDE 1988,OUTROS DESDE 1991 E JÁ ESTAMOS EM 2014 E OS GOVERNOS SÓ PROMETENDO REGULARIZAR A SITUAÇÃO E FAZENDO PROMESSAS AOS SINDICATOS QUE REPRESENTAM A CATEGORIA MAIS DE CONCRETO NADA.

ACHO ENTÃO QUE TODOS OS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NESSA SITUAÇÃO QUE JÁ PERDURA POR DÉCADAS DEVEMOS IR JUNTO COM NOSSOS FAMILIARES,FILHOS,FILHAS,ESPOSA,MARIDOS,NETOS,AVÓS,AMIGOS E VIZINHOS, PRÁ PISTA COMO SEMPRE FIZEMOS E NO DIA DO PRIMEIRO JOGO DA COPA TÃO PRECIOSA QUE VALE MAIS QUE VIDAS HUMANAS FAZE NOSSAS MANIFESTAÇÕES REIVINDICANDO A NOSSA EFETIVAÇÃO,AGORA JÁ!!!

Novo tremor na cordilheira meso-oceânica em 27/05/2014

    Hoje, 27/05, às 10:59 UTC ocorreu um novo tremor na dorsal meso-oceânica desta vez de magnitude 5.1. O epicentro do tremor está localizado a aproximadamente 1.122 km a SW da ilha de Santa Helena, a 2.790 km a E de Vitória e a 3.050 km a ENE do Rio de Janeiro.

    O mapa de localização epicentral está na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).
    O registro do evento na estação RCBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Sismograma de 24h da estação RCBR. O registro do evento está dentro do retângulo vermelho.
Fonte: LabSis/UFRN, USGS

"Não é padrão Fifa, é padrão Brasil", diz Dilma Rousseff sobre aeroportos

Presidente volta a defender investimentos feitos para a Copa do Mundo
Por 
Dilma Arena Corinthians Itaquerão (Foto: Marcos Ribolli)Para Dilma, termo "padrão Fifa" é usado de maneira incorreta (Foto: Marcos Ribolli)
Comum em protestos contrários à Copa do Mundo, a cobrança pelo chamado "padrão Fifa" para infraestruturas e serviços públicos no Brasil é algo que não agrada a presidente Dilma Rousseff. Para ela, o termo vem sendo utilizado de maneira equivocada.
- Eu acredito que o "padrão Fifa" é uma forma incorreta de o Brasil tratar algumas questões. Os aeroportos não têm "padrão Fifa", têm "padrão Brasil" - afirmou Dilma nesta terça-feira durante evento com aliados políticos em Brasília.
Dilma Rousseff também voltou a defender os investimentos que estão sendo feitos para a Copa do Mundo. Segundo a presidente, as obras vão beneficiar principalmente o povo brasileiro e não a organização do Mundial.
- Fiquei muito feliz quando vi um órgão de imprensa dizer que o gasto com a Copa equivale a um mês de nossa educação. Tem uma mania no Brasil de olhar para a Copa e fazer uma avaliação crítica. Não estamos fazendo aeroporto só para a Fifa ou para a Copa. Estamos fazendo para os brasileiros.
A presidente pediu ainda que a população receba bem os turistas e fez questão de demonstrar confiança no sucesso da Copa do Mundo no Brasil.
- Temos de receber muito bem os nossos visitantes, porque quando vamos assistir à Copa em outros países somos muito bem recebidos. Eles não levam na mala aeroporto, estádio nem projeto de mobilidade urbana. Eles podem levar na mala a certeza de que somos um povo gentil, hospitaleiro, civilizado. Tenho certeza de que vamos fazer a Copa das Copas.

Luciana Gimenez passa mal e desmaia no palco do “Superpop”---Excesso de Unção no ambiente !!!


por
 Blog Veja



Um susto surpreendeu o público na noite de segunda (27) durante o programaSuperpop
exibido na RedeTV. Enquanto entrevistava líderes religiosos, Luciana Gimenez passou
 mal e desmaiou, ao vivo. Uma das entrevistadas, a pastora Vivi Brunieri, gritou por ajuda
 e apontou em direção ao local onde a apresentadora estava sentada. “Jesus, ajuda lá,
 gente”, disse. O programa foi cortado para intervalos comerciais, imediatamente.
Quando voltou à cena, Luciana não explicou o ocorrido, mas estava com aparência abatida.
 No fim do programa, agradeceu aos convidados: “Obrigada pela energia boa que vocês me 
passaram porque eu estava precisando”, disse.
lucianadesmaio
No momento, o nome da apresentadora entrou entre os assuntos mais comentados do
 Twitter, mas a assessoria de Luciana não falou sobre o assunto. Segundo fontes, ela
 teria tido uma queda de pressão.  “Queda de pressão, desmaiou e caiu. Ela já está bem”,
 disse a stylist Ana Paula Lima no Instagram.
O jornalista Felipeh Campos, que estava entre os convidados, contou no Twitter e no
 Instagram o que ocorreu: ”Gente!! Não postei nada antes pois meu cel ficou em casa.
 A @lucianagimenez sentiu-se mal é teve um queda brusca de pressão. Ela está gripada,
 imunidade baixa e o corre corre acaba fazendo essas coisas… Agora ela está bem
 descansando com seus filhos e maridão!! Oba”.

Marido pagou R$ 15 mil pelo assassinato da própria mulher grávida, diz polícia


Rodrigo Cuzzuol teria amarrado a mulher em casa para facilitar ação dos assassinos


Extraído do 180graus


A Divisão de Homicídios de Niterói procura os dois prováveis responsáveis por aplicar as facadas que mataram Suelen Salles, de 26 anos, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. O crime aconteceu em abril e, segundo a polícia, foi realizado a mando de Rodrigo Cuzzuol, marido da vítima, que teria pago R$ 15 mil pelo assassinato.
Suelen estava grávida de seis meses quando foi atacada. A amante de Cuzzuol, Flávia da Silva Ramos, foi a primeira suspeita a ser presa. Na delegacia, ela acusou Cuzzuol pelo planejamento do crime.
O marido da vítima foi preso na última sexta-feira (23). O delegado responsável pelas investigações afirmou que ele pode ter amarrado a mulher, antes de sair de casa, para facilitar a ação dos assassinos.
Fonte: Com informações do R7
Publicado Por: Kaio Oliveira

Paquistanesa é apedrejada pela família por se casar com homem que amava


por 
O Globo

O corpo de Farzana Iqbal, apedrejada pela família, diante do tribunal em Lahore REUTERS

Uma mulher de 25 anos foi apedrejada até a morte por sua família do lado de fora de um dos
 principais tribunais do Paquistão nesta terça-feira, em uma chamada sentença de morte “pela
 honra”, cujo motivo foi ter se casado com o homem que amava, disse a polícia.
Farzana Iqbal estava esperando a abertura da Alta Corte na cidade de Lahore, Leste 
do país, quando um grupo de dezenas de homens a atacou com tijolos, disse o policial 
Umer Cheema.
O pai dela, dois irmãos e um ex-noivo estavam entre os agressores, disse ele. Farzana 
sofreu severos ferimentos na cabeça e morreu no hospital, segundo a polícia.
Todos os suspeitos, exceto o pai, escaparam. Ele admitiu ter matado a filha, de acordo 
com Cheema, e afirmou que era uma questão de honra. Muitas famílias paquistanesas 
consideram que uma mulher se casar com alguém de sua própria escolha traz desonra 
à família.
Farzana havia sido noiva de um primo, mas casou-se com outro homem, disse o policial. 
Sua família registrou uma acusação de sequestro contra ele, mas Farzana havia ido 
à corte para argumentar que havia casado com ele por vontade própria.
Cerca de mil paquistanesas são mortas todos os anos por suas famílias em nome da honra, 
de acordo com o grupo de direitos Aurat Foundation. Mas o número real é provavelmente 
muitas vezes maior, considerando que a fundação apenas registra dados baseados em 
registros de jornais. O governo não compila estatísticas nacionais.

Ivone Caetano é empossada como desembargadora do Tribunal do RJ

                                          Magistrada é a primeira mulher negra a ocupar o cargo no estado.


Ivone Caetano, a primeira desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro Foto: Gustavo Stephan / O Globo
Ivone Caetano, a primeira desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro Gustavo Stephan / O Globo
RIO - Primeira mulher negra a se tornar juíza do Tribunal 
de Justiça do Rio, há 20 anos, Ivone Ferreira Caetano, 
de 69 anos, titular da 1ª Vara da Infância da Juventude 
e do Idoso, agora acumula um novo aposto ao seu nome: 
o de primeira desembargadora negra do estado. Nesta 
segunda-feira, ela tomou posse na nova função numa 
solenidade muito concorrida. Mesmo prestes a se 
aposentar, em setembro, quando completará 70 anos, 
Ivone se tornou desembargadora com serenidade e foi 
bastante aplaudida no plenário do Órgão Especial do TJ, 
onde, no início da tarde, elegeu-se para o cargo após 
sete disputas nos últimos dois anos.

A juíza, que teve infância pobre e só conseguiu ingressar 
na escola de magistratura em 1994, aos 49 anos, é a 
segunda mulher negra do Brasil a ocupar o cargo. 
O magistrado Gilberto Fernandes foi o primeiro negro 
a tornar-se desembargador do Tribunal de Justiça do 
Estado do Rio de Janeiro, em 1988.— É um caminho 
comum para quem entra na magistratura. Só não acho 
comum que se dê tanta pontuação ao fato de ser uma 
mulher com características físicas diferentes. Isso e
u acho grave. Há muito tempo que isso já deveria ter 
acontecido normalmente. Esse interesse é que é 
desagradável, 
tendo em vista que a minha raça há tantos anos vem sendo 
sacrificada. Em compensação, acho que pode ser um 
exemplo para que aqueles que estão chegando vejam 
que eles também podem — comentou a magistrada 
antes da posse.
Havia 16 juízes candidatos à promoção pelo critério de merecimento para a vaga do desembargador José Carlos de Figueiredo, que se aposenta. Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça, eram nove mulheres concorrendo ao cargo, incluindo Ivone Caetano.
Luta contra o preconceito
Filha de uma lavadeira que criou sozinha os 11 filhos, 
Ivone Caetano tem uma história de luta pela sobrevivência 
e contra o preconceito. Estudou em colégio público e 
em algumas escolas particulares e, aos 18 anos, foi trabalhar 
como digitadora do Instituto Brasileiro de Geografia e 
Estatística (IBGE). Para ajudar a família, chegou a acumular 
três empregos ao mesmo tempo. A oportunidade de cursar a 
faculdade de direito, contou a desembargadora em entrevistas,
 veio aos 25 anos, depois do casamento. Só com a ajuda do
 marido pôde parar de trabalhar e dedicar-se aos estudos.
— A forma como eu cheguei foi muito difícil. Foi muito duro. O
u brigava para não ser só prego saliente ou ficava parada. 
A minha vida sempre foi assim, desde que eu nasci — l
embrou ontem.
Desde 2004 à frente a 1ª Vara da Infância, Ivone Caetano j
á atuou como juíza da infância em Belford Roxo e São 
João de Meriti. Considerada linha dura, já tomou decisões
 polêmicas. Foi a primeira magistrada a determinar a internação compulsória de menores usuários de crack que vivem nas ruas
 da cidade. E, em 2012, determinou a primeira internação 
compulsória de um adulto usuário de crack no Rio: uma mulher 
de 22 anos, grávida de oito meses.



















 em http://oglobo.globo.com/rio/ivone-caetano-empossada-como-desembargadora-do-tribunal-do-rj-12605602#ixzz32wLDLkoo