segunda-feira, 24 de março de 2014

Forças Armadas vão ajudar no policiamento da favela da Maré, no Rio


Maré reúne 15 favelas onde vivem mais de 120 mil pessoas. Entrada das Forças Armadas será preparação para a pacificação da área.

As Forças Armadas vão ocupar o Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. A região é considerada estratégica para o combate ao crime na cidade.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos Denardi, foram recebidos pelo governador do Rio.
Sérgio Cabral disse que pediu ao Governo Federal a garantia da lei e da ordem no Complexo da Maré, na Zona Norte. A medida permite a ação das Forças Armadas em uma área específica.
A Maré reúne 15 favelas onde vivem mais de 120 mil pessoas. De um lado, fica a Avenida Brasil, e do outro, a Linha Vermelha, duas importantes vias expressas da cidade e caminho para o Aeroporto Internacional.
“Uma área realmente sensível e com uma população de trabalhadores ansiosos para receber a presença das forças de segurança”, afirmou Sérgio Cabral.
O ministro da Justiça disse que as Forças Armadas vão permanecer na Maré o tempo que for necessário, mas, por uma questão estratégica, não quis adiantar quando ocorrerá essa ocupação nem quantos homens vão permanecer na região. Mas o ministro afirmou que a entrada das Forças Armadas será uma preparação para a pacificação da área.
Segundo o Governo do Estado, a Unidade de Polícia Pacificadora da Maré vai ser instalada no segundo semestre. Desde sexta-feira (21), a polícia do Rio já prepara o terreno e ocupou duas favelas da Maré e outras duas comunidades, também na Zona Norte.
As ações policiais começaram depois dos últimos ataques a UPPs. “Nossa luta é do bem contra o mal, não é da Civil, nem da Militar, nem da Federal. E dizer para o Brasil em especial que nós temos parceiros e que nós somos mais fortes que estas facções”, declarou José Mariano Beltrame.
As autoridades garantiram segurança também para a Copa do Mundo. “Temos plano de segurança para a Copa do Mundo muito bem desenvolvido, muito bem trabalhado e portanto podem ter certeza de que Brasil está inteiramente capacitado na área de segurança pública para atender aos turistas que vem para cá, aos turistas brasileiros que assistirão à Copa”, disse José Eduardo Cardozo.

Nenhum comentário: