Saúde federal protesta contra MP 568 e diz ‘não’ ao reajuste zero imposto pelo governo Dilma (PT)
12/06/2012
Por André Pelliccione, da Redação do Sindsprev/RJ
Servidores da saúde federal fizeram um grande ato público na manhã desta terça-feira 12, em frente ao Hospital Federal de Bonsucesso. Convocado por Sindsprev/RJ, Sindicato dos Médicos e Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj), o ato foi um protesto contra a Medida Provisória (MP) 568/2012, que não prevê reajuste salarial linear, congela a insalubridade e impede os médicos de possuírem dois vínculos de 20h semanais, forçando-os a perdas de até 50% em seus vencimentos.
“A MP 568 é um golpe não apenas no salário dos médicos, mas de todo o funcionalismo público federal, que por isso mesmo fez uma grande marcha unificada a Brasília, no último dia 5 de junho, quando mais de 15 mil pessoas disseram não à política de arrocho imposta pelo governo Dilma (PT)”, afirmou o diretor do Sindsprev/RJ Julio Cesar Tavares, para quem é urgente construir mobilizações unificadas das três esferas (federal, estadual e municipais). “O governador Cabral Filho e o prefeito Eduardo Paes implementam a mesma política do governo Dilma, baseada no corte de direitos, privatizações e sucateamento dos serviços públicos. Na próxima quinta-feira, 14/06, os servidores do Estado farão um ato unificado, e na segunda-feira, 18/06, será a vez dos trabalhadores do Hospital Cardoso Fontes paralisarem suas atividades. Nossa ideia é construirmos uma greve unificada de todo o funcionalismo, e por tempo indeterminado. Esse é o caminho”, disse.
Nesta quarta-feira, a partir das 6h30, servidores do Hospital do Andaraí fazem ato público em frente ao ambulatório da unidade, também protestando contra o conteúdo da MP 568/2012.
Cerca de 43 universidades públicas federais de todo o país já estão em greve. O indicativo da Coordenação Nacional dos Servidores Públicos Federais (CNESF) e do Fórum de Servidores para as demais categorias do funcionalismo foi de greve por tempo indeterminado a partir da última segunda-feira, 11 de junho.
Da manifestação desta terça-feira, no Hospital de Bonsucesso, participaram o vereador Paulo Pinheiro (PSOL) e o deputado federal Chico D’Ângelo (PT), membro da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário