Mosquito: o som inaudível para os adultos Algumas lojas de um shopping center de Londres ficavam incomodadas com a constante presença de jovens estudantes fazendo algazarra diante das suas vitrines porque espantavam potenciais clientes, especialmente adultos, que não queriam se envolver em aborrecimentos, e com frequência registravam queixa junto aos administradores reclamando das brincadeiras e até depredações no ambiente. Diante dos prejuízos provocados pela "molecada", encomendaram um estudo para encontrar uma forma de afastá-los sem provocar ações judiciais por parte dos responsáveis dos mesmos alegando eventuais ilegalidades constitucionais.
Depois de uma série de estudos e discussões, encomendaram à empresa de segurança britânica Compusound Security Systems uma espécie de "repelente" de jovens. Tratava-se de um dispositivo de segurança semelhante a uma sirene. Este "repelente" foi batizado de "mosquito" e executava um irritante zumbido na faixa acima de 17 kHz, inaudível para os adultos a partir da faixa dos 30 anos (veja gráfico). Segundo especialistas, a razão de o som ser escutado apenas por crianças e adolescentes é a perda natural de percepção para sons de alta freqüência que acomete os adultos ao longo da vida. Basicamente, quando envelhecemos, somos menos capazes de perceber sons em frequências altas, fenômeno que começa por volta da meia idade. Porém as crianças e adolescentes podem ouvir muito bem nesta faixa pois ainda possuem as chamadas "células ciliadas" da cóclea (aquele "caracol" do ouvido). O produto era vendido pela Compusound para lojistas e administradores de locais públicos para dispersar a presença de grupos de adolescentes, evitando a algazarra, depredação do patrimônio e os prejuízos com a o afastamento dos clientes. Deu certo. Em pouco tempo notou-se que não havia mais aglomeração de jovens diante das lojas, trazendo tranquilidade e os clientes de volta. Porém, alguns gênios descobriram a armação e adaptaram o zumbido via software e o transformaram em um "ringtone" para celular. O ringtone, que recebeu o nome de Mosquito, é um som de alta freqüência imperceptível para adultos acima de 30 anos. O detalhe curioso é que a tecnologia do Mosquito não foi desenvolvida para o uso de crianças e adolescentes, mas para espantá-los. O toque de celular supostamente inaudível para os adultos se tornou a nova artimanha encontrada por estudantes dos EUA e Inglaterra para falar e trocar mensagens pelo celulares dentro da sala de aula e escapar da vigilância dos professores. O "Mosquitotone" está sendo vendido para celulares do Reino Unido pela própria Compusound e, nos EUA, por uma empresa que cobra 3 dólares pelo download. Para usar o toque inaudível para adultos, o celular tem de ser compatível com toques em MP3.
O diretor de marketing da Compound Security, Simon Morris, disse em entrevista à jornalistas especializados que "o som transformado em ringtonenão é exatamente o que a empresa desenvolveu para as lojas porém a imitação é muito boa. Temos que dar crédito aos jovens pela genialidade." Notei que a maioria dos programas de compartilhamento de arquivos como Kazaa e Limeware, por exemplo, têm cópias do ringtone disponíveis para download. Se você estiver interessado no som do "mosquito", disponibilizo um arquivo mp3 de 236 kb (posicione o cursor do mouse no link abaixo e escolha "salvar o destino como...").
| |||
Fonte: adaptado de:
http://scienceblogs.com/retrospectacle/2006/06/clever_students_find_ringtones.php
|
sábado, 26 de novembro de 2011
Mosquito: o som inaudível para os adultos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário