Barco de de refugiados afunda e deixa ao menos 24 mortos, incluindo dez crianças. Sobrevivente relata que embarcação transportava entre 40 e 45 pessoas.
Corpos de 24 migrantes, incluindo dez crianças, foram resgatados nesta quinta-feira (28/01) próximos à costa da ilha de Samos, na Grécia, após o naufrágio da embarcação. Dez salvas com ferimentos, e outras 11 continuam desaparecidas.
O alerta sobre o naufrágio foi dado por um dos sobreviventes, que conseguiu nadar até a costa. Segundo ele, o barco naufragado transportava entre 40 e 45 pessoas. Não há ainda informações sobre a nacionalidade das vítimas.
Navios gregos e duas outras embarcações da Frontex – a missão europeia de patrulhamento de fronteiras – vasculharam a área em busca dos desaparecidos.
Apesar das más condições do tempo, milhares de pessoas que fogem do Oriente Médio e do norte da África continuam a realizar a perigosa viagem até a Europa. Na semana passada, 44 pessoas morreram em um único dia após três barcos naufragarem em águas gregas.
Na quarta-feira, as equipes de resgate encontraram corpos de sete pessoas, incluindo duas crianças, após outro naufrágio próximo à ilha de Kos.
O governo grego está sob forte pressão dos demais países europeus para que realize progressos na tentativa de deter o fluxo migratório. Atenas, por sua vez, acusa a Comissão Europeia de "negligenciar gravemente" seu dever de proteger o bloco, ao acenar com a possibilidade de impor controles mais rígidos na fronteira com a Grécia nos próximos dois anos.
RC/afp/rtr
Deutsche Welle
Nenhum comentário:
Postar um comentário