quarta-feira, 18 de junho de 2014

Tornados deixam morto e feridos em área rural dos EUA

Pelo menos uma pessoa morreu durante fenômeno que atingiu Nebraska.

Foram registrados prejuízos materiais em quatro localidades do estado.

Da EFE
Tornados ocorreram simultaneamente (Foto: REUTERS/Dustin Wilcox/TwisterChasers )Tornados ocorreram simultaneamente no estado de Nebraska (Foto: Reuters/Dustin Wilcox/TwisterChasers )
Pelo menos uma pessoa morreu e outras 15 ficaram feridas nos EUA na segunda-feira (16), após a passagem de um "duplo tornado" por várias localidades do estado de Nebraska, no Meio-Oeste, fazendo uma cidade inteira ser evacuada e deixando muita destruição pelo caminho.
O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA informou sobre a passagem de dois tornados, e o governador de Nebraska, Dave Heineman, acabou declarando estado de emergência.
"Pelo menos uma pessoa morreu por incidentes relacionados com os tornados e outras 15 foram levadas para o hospital Faith Regional Health Services na cidade de Norfolk", disse a porta-voz do centro médico, Jacque Genovese, à emissora CNN. Segundo ela, os médicos preveem mais pacientes nas próximas horas.

As autoridades informaram sobre prejuízos materiais em pelo menos quatro localidades do nordeste de Nebraska – Pilger, Wisner, Stanton e Pender – e também na área de Sioux Falls, perto da divisa com o estado de Iowa. A Defesa Civil de Nebraska está analisando os prejuízos e danos e buscando possíveis vítimas que possam ter ficado presas sob os escombros das edificações.
Um dos tornados destruiu mais da metade da cidade de Pilger, que foi evacuada, afirmou o comissário do condado de Stanton, Jerry Weatherholt, ao jornal local "Omaha World Herald".
A declaração de emergência do governador permitirá o envio de integrantes da Guarda Nacional nesta terça-feira (17) para ajudar as equipes de emergência nas buscas por possíveis vítimas e nos trabalhos de limpeza, segundo o "Omaha World Herald". "Foi como se Deus arrastasse dois de seus dedos por toda a terra", disse Gregg Moeller, morador da cidade de Wisner, ao jornal local.
De acordo com Moeller, a escola, o banco, a agência dos correios e uma igreja luterana de Wisner sofreram graves prejuízos, e nas ruas era possível ver veículos virados e árvores sem folhas. Já em Pilger, "não sobrou uma placa com o nome das ruas", contou o fotojornalista Brian Davidson ao "Omaha World Herald".

Nenhum comentário: