sexta-feira, 27 de junho de 2014

Chuva deixa mais de três mil desabrigados no Rio Grande do Sul


Em Barra do Guarita, o Rio Uruguai está 15 metros acima do nível normal. 
Santa Catarina também sofre com a chuva e tem cerca de 800 desabrigados.

Mais de três mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas no Rio Grande do Sul por causa da chuva. Trinta e nove cidades já foram atingidas. Os moradores que mais estão sofrendo são das regiões norte e noroeste do estado.
Em Barra do Guarita, na divisa com Santa Catarina, chove há quatro dias sem parar.  O Rio Uruguai está 15 metros acima do nível normal. Há pelo menos 12 anos o município não registrava uma enchente tão grande.
Na madrugada dessa sexta-feira (27), equipes da Defesa Civil e da Assistência Social do município resgataram algumas famílias. Pelo menos 40 casas estão totalmente debaixo d’água e 600 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.  
Muitas pessoas foram para casa de familiares e amigos e outras foram levadas para centros de acolhimento. Todas as atividades do município foram suspensas até segunda-feira (30), inclusive as aulas nas redes municipal e estadual.
Uma das estradas que dá acesso à cidade está fechada por causa da água e algumas localidades estão ilhadas. A prefeitura já decretou situação de emergência.
Por causa da cheia do Rio Uruguai os quatro portos que ligam o Brasil com a Argentina estão fechados.

A chuva também prejudica cidades do norte do estado. Em Iraí, as aulas nas escolas públicas foram suspensas. A água invadiu uma rua e dezenas de famílias precisaram sair às pressas das residências. O que chamou a atenção dos moradores foi a velocidade em que a água subiu.
A ponte que liga a cidade de Nonoai a Chapecó, em Santa Catarina, está interditada e não tem previsão de ser liberada. 
Santa Catarina
Os temporais também preocupam o estado de Santa Catarina, onde quase 800 pessoas tiveram que sair de casa. Na cidade de Joaçaba, o Rio do Peixe já está com mais de sete metros acima do nível normal, o que provoca muitas inundações.
Por causa dessa chuva, as aulas foram suspensas em, pelo menos, 30 cidades de Santa Catarina. A região mais afetada é a oeste. A Defesa Civil está em estado alerta.
Até agora, 11 rodovias apresentaram problemas como quedas de barreira, árvores e muita lama nas pistas. Duas cidades decretaram situação de emergência: Palmitos e Rio das Antas.

Nenhum comentário: