terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Funasa realiza oficina para associações e cooperativas de catadores no Pará

Objetivo foi orientar representantes das entidades para importância da separação correta do lixo. | Foto: Funasa/PA
A Superintendência Estadual da Funasa no Pará (Suest/PA), em parceria com aSecretaria Municipal de Saneamento (Sesan), realizou nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório da Unidade de Controle da Qualidade da Água (URCQA), a Oficina de Educação em Saúde Ambiental.
A capacitação, ministrada pelas técnicas Maria das Graças Vasconcelos e Quédile Aragão, da Seção de Educação em Saúde (Saduc), teve como objetivo orientar representantes das associações e cooperativas de catadores para que possam conscientizar as famílias paraenses a realizar a separação adequada do lixo nas residências.
De acordo com Maria das Graças Vasconcelos, a Funasa tem a responsabilidade de financiar a implementação de projetos de coleta e reciclagem de materiais e, para isso, trabalha em conjunto com associações e cooperativas de catadores de resíduos sólidos.
“A iniciativa busca beneficiar catadores de coletas seletivas de resíduos sólidos através de oficinas que os capacitem a mobilizar e sensibilizar a população sobre a importância da separação do lixo, já que poucas pessoas têm consciência quanto à importância dessa prática para o meio ambiente”, afirmou Maria das Graças.
Segundo Quédile Aragão, é através da coleta seletiva do lixo que os catadores suas famílias são beneficiados. “É de extrema importância que as pessoas saibam que a separação adequada do lixo nas residências possibilitará um melhor manejo desse material pelas cooperativas de catadores, evitando que esses profissionais corram o risco de contrair doenças nos lixões e, dessa forma, garanta a renda familiar deles”, destacou Quédile.
A Oficina de Educação em Saúde Ambiental (ESA) faz parte da Agenda Ambiental na Administração Pública, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente.
Fonte: Funasa

Nenhum comentário: