Boletim semanal da ONU Brasil – No 83 – 28/12/2012

Em 2012, as Nações Unidas passaram por diversas crises que testaram consistentemente a capacidade da Organização de reagir. Para lembrar alguns destes momentos, o Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU lança nesta quinta-feira (27) a versão em português do vídeo com a retrospectiva do ano.

Além do plano financeiro regular, órgão definiu valores para operações de manutenção da paz de 2013 a 2015. Verba do ano que vem para 33 missões políticas também foi definida.

Foram reconhecidas práticas que melhoram a qualidade de vida. Iniciativa Conservador das Águas, da Prefeitura de Extrema (MG) está entre as vencedoras.

Peru e Malásia também foram escolhidos pela Assembleia Geral. Mandatos iniciam em 1º de janeiro de 2013.

Em parceria com a Coordenação Ecumênica de Serviço (CESE), atividades acontecerão ao longo de 2013 com o objetivo de contribuir na constituição e no fortalecimento de redes de articulação da juventude.

Iniciativa ajudou a melhorar os padrões de qualidade da infraestrutura e do ensino. Projeto se concentrou nas escolas com o pior desempenho.

Levantamento será usado para elaborar propostas de proteção de crianças e adolescentes antes, durante e depois dos desastres.

Seguindo recomendação da Rio+20, Assembleia Geral autoriza expansão de conselho do PNUMA. Antes com 58 integrantes, órgão agora pode receber adesão dos 193 Estados-Membros.

Militares doaram brinquedos e material educativo para 500 crianças da região de Bel-Air, comunidade que vive na extrema pobreza na capital do país, Porto Príncipe.

Atualmente a escola, que possui apenas uma sala de aula (foto), ajuda 50 crianças da região – mas os planos de expansão já estão em andamento.

Quais são os novos mecanismos, quem são os novos especialistas independentes, qual é o seu papel e como você pode contatá-los? Saiba acessando esta matéria.

Plano de ação é baseado no ‘comunicado de Genebra’, que prevê um governo de coalizão entre todas as partes envolvidas no conflito e o monitoramento de um possível cessar-fogo. No sábado (29), o negociador visita a Rússia.

Agências humanitárias já registram mais de 500 mil refugiados nos países vizinhos. Número de cidadãos sírios deslocados em seu próprio país é estimado em cerca de 2 milhões de pessoas.

A maior parte dos 53 projetos de resolução e seis projetos de decisões encaminhados sobre o tema no último trimestre para a Assembleia Geral refletiu o desacordo entre países com arsenais nucleares e Estados que não possuem essas armas.

Missão de Estabilização das Nações Unidas na RDC alerta que seu trabalho é exclusivamente em prol da paz e que qualquer ataque contra a Organização constitui um crime de guerra.

Secretário-Geral da ONU se encontrou com o Ministro de Relações Exteriores. Mais de 412 mil pessoas fugiram da região norte. No total, 5 milhões de pessoas foram afetadas pelo conflito.

Após meses de conflito armado, Conselho de Segurança da ONU autorizou envio de uma Força de Paz liderada pela África para auxiliar na retomada de território ocupado.

Pelo menos 6 mausoléus já foram destruídos desde julho deste ano. Segundo a Organização, Timbuktu era uma capital intelectual e espiritual, bem como um centro de propagação do Islã na África nos séculos 15 e 16.

Rebeldes tomaram a cidade de Bambari no domingo (23), tendo anteriormente cercado a área em torno de Bria. Eles estariam avançando em direção à capital, Bangui. ONU pede respeito a Acordo de Paz de 2008.

O grupo rebelde, que ficou conhecido pelo uso de crianças-soldado, atua desde 1980 na região dos Grandes Lagos, na África Central.

Em uma declaração presidencial, órgão pediu à ONU e à União Africana que investiguem rede logística do Exército de Resistência do Senhor (LRA) e suas possíveis fontes de financiamento ilícito, incluindo comércio de marfim.

55 refugiados somalis e imigrantes naufragaram na última terça-feira (18) na região, no pior episódio do tipo desde fevereiro de 2011.

II Câmara de Julgamento considerou que Augustin Ngirabatware incitou diretamente e publicamente o assassinato de pessoas da etnia tutsi em fevereiro de 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário