sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Polícia Militar volta a dispersar população da Cracolândia - São Paulo - iG

Um dia depois de orientar os policiais da Cracolândia a apenas observar a movimentação dos usuários, a Polícia Militar voltou a agir de maneira ostensiva na região central de São Paulo. Na manhã desta sexta-feira, dezenas de policiais dispersaram uma pequena multidão que se formou desde a tarde anterior na rua Helvétia com a Barão de Piracicaba.

Dispersão: Ação da polícia cria 'subcracolândias' no centro de São Paulo
Nova postura: Policiais são orientados a observar e usuários retornam à Cracolândia
Sem previsão: Operação na Cracolândia não tem data para terminar, diz secretário
Disseminação: Usuários da Cracolândia se espalham pelo centro de São Paulo
Opinião: Apesar do medo e desconfiança, moradores apoiam ação na Cracolândia

Foto: AE

Polícia e usuários em confronto nesta sexta-feira na rua Helvétia, na Cracolândia

Operação: Polícia continua na Cracolândia, decidem promotores e governo

Segundo pessoas que presenciaram a ação, houve tumulto por parte de alguns usuários que tentaram resistir à desocupação, mas não foram registradas cenas de violência como as que marcaram os primeiros dias da operação na Cracolândia.

Conforme relatos, o helicóptero da PM começou a sobrevoar a área no início da manhã, causando inquietação entre os cerca de 100 usuários que ainda estavam no local. Pouco depois chegaram dezenas de policiais em várias viaturas, fecharam o quarteirão e dispersaram a multidão.

Muitos saíram correndo. Outros tentaram reagir e foram submetidos a revistas e averiguações. Alguns foram obrigados a deitar no chão. Não foram disparadas balas de borracha nem bombas de efeito moral.

Antes e depois: Veja cenas da Cracolândia

Foto: Frâncio de Holanda

Policiais revistam usuários de crack na região conhecida como Biricolândia, para onde alguns dependentes migraram

“Já faz uns dois anos que os ‘nóias’ ficam aqui mas desde a semana passada a quantidade de gente aumentou muito. Virou ponto de encontro”, disse um comerciante da região.

Depois de ser desocupada na semana passada, a Cracolândia voltou a ser invadida por usuários de drogas no final da tarde de ontem, depois de os policiais da área receberem orientações para apenas observar o movimento. Segundo relatos, durante a madrugada a situação voltou a ser a mesma de antes da operação, com cerca de 500 pessoas perambulando com seus cachimbos e cobertores.

No início da tarde de hoje, algumas horas depois da ação da PM, alguns deles continuavam no local consumindo e vendendo drogas abertamente apesar da presença ostensiva da PM.

Foto: iG Arte

A Cracolândia e os novos pontos onde são encontrados grupos de usuários da droga

Nenhum comentário: