Ciclone “Enawo” faz landfall com ventos de 233 km/h provocando destruição em Madagascar
O poderoso ciclone tropical “Enawo”, conforme previsto pelas simulações numéricas, atingiu o solo de Madagascar nesta terça-feira (07) com força de um furacão de categoria quatro, na Escala Saffir-Simpson, com ventos entre 211-249 km/h e com ondas de até seis metros.
O sistema fez landfall (tocou o solo) no litoral nordeste do país, com ventos de 233 km/h e rajadas de quase 270 km/h, na região de Antalaha, informou nas últimas horas, o Meteo Madagascar. A chuva também foi destaque, com acumulados de quase 300 milímetros nas últimas 24 horas.
Várias construções na região foram completamente destruídas, principalmente residências mais frágeis. Outros municípios bastante atingidos foram Farahalana e Sambava. O governo do país estima que mais de 50 mil pessoas foram afetadas e muitas podem estar desabrigadas.
O ciclone destruiu linhas de transmissão de energia, bem como torres de telefonia móvel e internet impossibilitando a comunicação em parte da região. Como apenas 11% das estradas do país são asfaltadas, muitas áreas ficaram intransitáveis com a chuva torrencial despejada.
O último ciclone de categoria quatro ao tocar o solo de Madagascar foi o “Gafilo”, em 2004, onde 363 pessoas morreram e mais de 20 mil ficaram desabrigadas. “Enawo”, agora, repete o mesmo caminho de “Gafilo”, indo em direção ao centro do país, já rebaixado como uma tempestade tropical.
“Enawo” é o primeiro ciclone de categoria três ou superior de ciclones no Hemisfério Sul da temporada 2016/2017.
Dados meteorológicos
Simulações de refletividade indicaram valores elevados na estrutura do “olho” rente à costa do país.
Simulações de refletividade indicaram valores elevados na estrutura do “olho” rente à costa do país.
O Meteo Madagascar informou que chuvas torrenciais e ventos fortes ainda devem impactar mais de 100 mil pessoas nos próximos dois dias, conforme o sistema avança para o sul da ilha.
(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Reprodução/IPR - Reprodução/Meteo Madagascar/The Weather Channel - H.Ismaeljee)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário