Alunos que participaram do Processo Seletivo para os cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no último domingo (2) foram surpreendidos por uma questão polêmica. Na prova de português, os candidatos a uma das vagas tinham que interpretar uma série de figuras e marcar a alternativa correta. Uma das imagens trazia três mulheres simulando sexo oral em um dos personagens da gravura.
O administrador de Empresas, Tiago Prado, pai de um adolescente de 14 anos que fez a prova, achou um absurdo o fato de a instituição trazer um conteúdo erótico para um processo seletivo onde a maioria dos candidatos é menor de idade.
Ele contou que foi corrigir a prova junto com o filho e notou que havia algo estranho em uma das questões. Prado afirmou que ficou constrangido ao encontrar a imagem das mulheres simulando sexo oral em plena prova de português.
"Achei um absurdo o Ifes, que é uma instituição com bom conceito, liberar uma prova com um conteúdo desses para estudantes de 14 e 15 anos. Se fosse para adulto já acharia estranho, desnecessário, pior ainda é para uma prova feita por centenas de adolescentes".
A banca que elaborou a prova informou, por meio da assessoria de imprensa do Ifes, que a figura abordavam estratégias publicitárias e que não viu a série de imagens com “olhar pornográfico”.
Segundo a assessoria, a banca deteve-se no foco textual, que faz uma crítica a algumas abordagens realizadas pela Publicidade. Nas palavras da Banca Elaboradora, “o último quadro é uma sequência dos primeiros, que sugerem o tipo de leitura pretendido”.
*Em respeito aos nossos leitores, a imagem original foi desfocada para não causar constrangimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário