Prefeito do Rio pede para população evitar sair de casa
Um dos diversos pontos de alagamento foi registrado na Via Binário, construída como alternativa à Perimetral. Eduardo Paes afirma que deve ter havido problema no sistema de drenagem da via. Na Baixada Fluminense, Nova Iguaçu decreta estado de calamidadede.
O temporal provocou deslizamentos, mas não foram até o início da tarde desta quarta-feira registradas mortes nessas ocorrências. O alerta de risco de deslizamentos foi acionado em 48 comunidades segundo o G1. "Esse é um problema antigo do Rio. A gente está fazendo muito reassentamento, muita obra de contenção. Mas ainda vai demorar muito tempo e a gente ainda vai ter, por muito tempo, pessoas morando em áreas de risco. O que a gente pode fazer é evitar mortes com o sistema funcionando bem", disse Paes.
Construída para ser alternativa à demolição do elevado da Perimetral, a avenida Binário alagou nos dois sentidos. Sem a Perimetral e com a alternativa obstruída pela água, formou-se um engarrafamento enorme, com reflexos na ponte Rio-Niterói, Avenida Brasil e Linha Vermelha.
Na entrevista à TV Globo, o prefeito Eduardo Paes creditou a enchente ao fato de a obra na região ainda estar sendo realizada. Segundo ele, deve ter ocorrido algum problema no sistema de drenagem da nova via.
A chuva também prejudicou a operação dos trens. Às 6h, a concessionária que administra as linhas informou que os ramais de Saracunha e Belford Roxo estavam fechados devido a alagamentos. A Baixada Fluminense também foi bastante atingida pela chuva. O município de Nova Iguaçu decretou estado de calamidade. Segundo portal G1, foram canceladas todas as aulas da rede municipal para que as escolas pudessem receber os cerca de mil desabrigados. As Igrejas Católicas também vão receber desabrigados e donativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário