terça-feira, 29 de abril de 2014

Tornados devastam cidades nos Estados Unidos e deixam 16 mortos


Dezesseis pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na passagem de uma série de tornados por três estados americanos. A imagem é desoladora. Bairros inteiros simplesmente varridos do mapa. O domingo estava terminando quando uma nuvem escura tomou conta do céu.
Ao tocar o chão, o tornado arrancou árvores. Casas viraram entulho. Um caminhão foi transformado em sucata. Muita gente tentou escapar pelas estradas e entrou em desespero.
Meteorologistas calculam que os ventos chegaram a 240km/h. Os moradores também enfrentaram chuva forte e granizo.
Ann desabafa: “Estou tentando encontrar alguns objetos que contam a história das nossas vidas. Mas sei que há pessoas planejando funerais. Por isso sou muito grata”.
A série de tornados provocou mortes em três estados na região centro-sul dos Estados Unidos. O Arkansas, foi o mais atingido.
"É um processo lento. Pessoas e cães estão vasculhando os destroços para encontrar desaparecidos", afirmou o coordenador das buscas.
O governador do Estado disse: "Pelos estragos, esse foi o tornado mais forte que já vi". Durante uma viagem às Filipinas, o presidente Barack Obama lamentou a tragédia e prometeu ajuda federal para as vítimas.
O serviço de meteorologia emitiu um alerta para a região Sul do país. Três milhões de americanos poderão enfrentar tempestades severas nas próximas horas. E este é só o começo da temporada de tornados nos Estados Unidos.
No fim da tarde, parte do Mississipi declarou estado de emergência. Um telespectador gravou o momento em que o apresentador da TV de Tupelo anunciou a chegada do tornado. Ele mandou que todos fossem para o porão e, assustado, deixou o estúdio.

Nenhum comentário: