terça-feira, 25 de abril de 2017

STF analisará averbação de tempo de serviço especial de servidores

O Supremo Tribunal Federal irá decidir se é possível a aplicação aos servidores públicos das regras do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para a averbação do tempo de serviço prestado em atividades exercidas sob condições especiais, nocivas à saúde ou à integridade física, com conversão do tempo especial em comum, mediante contagem diferenciada. O tema será debatido em Recurso Extraordinário de relatoria do ministro Luiz Fux, que teve repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual.

No caso, o Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu a assistentes agropecuários, vinculados à Secretaria de Agricultura, o direito à averbação de tempo de serviço prestado em atividades insalubres, para concessão de aposentadoria especial. Por ausência de lei complementar federal sobre o assunto, o acórdão do TJ-SP assegurou aos servidores a aplicação das regras do RGPS (artigo 57, parágrafo 1º, da Lei 8.213/1991), aplicável aos trabalhadores celetistas.

No RE interposto ao Supremo, o estado de São Paulo alega violação à regra constitucional do regime de previdência dos servidores públicos, que exige lei complementar específica para a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos servidores cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física (artigo 40, parágrafo 4º, inciso III, da Constituição).

O ministro Luiz Fux lembrou que o STF, por meio da Súmula Vinculante 33, já afirmou ser possível aplicar as regras do RGPS para assegurar, até a edição de lei complementar específica, a concessão de aposentadoria especial ao servidor que atua em atividade prejudicial à saúde ou à integridade física.

No entanto, explicou que a SV 33 teve origem na jurisprudência sedimentada no julgamento de inúmeros mandados de injunção nos quais o Supremo acolheu o pedido de concessão da aposentadoria especial, mas não o de averbação de tempo de serviço insalubre para outras finalidades.

"Nos debates conducentes à edição da súmula vinculante, a questão da averbação do tempo de serviço insalubre voltou à baila, porém não houve consenso no Pleno do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, o que levou à aprovação de redação minimalista para o verbete, ficando a referida discussão pendente de definição", ressaltou.

O ministro observou que, de acordo com as regras da Previdência Social, o tempo de trabalho exercido sob condições especiais que sejam ou venham a ser consideradas prejudiciais à saúde será somado para efeito de concessão de qualquer benefício. Isso após a conversão ao tempo de trabalho exercido em atividade comum.

Em seu entendimento, é necessário definir se essa regra pode ser estendida também aos servidores vinculados aos regimes próprios de previdência pública ou se esse ponto específico se enquadra na ressalva da SV 33.

Segundo o relator, a repercussão geral da matéria se evidencia pela controvérsia jurídica instaurada em todas as instâncias judiciais, refletindo-se na proliferação de demandas com esse conteúdo. Destaca, ainda, o inegável impacto da decisão a ser tomada pelo STF no equilíbrio financeiro e atuarial da previdência pública, exigindo "reflexão mais detida" sobre o tema.

RE 1.014.286

Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Agentes de saúde ficam feridos durante tiroteio no Pavão-Pavãozinho

A Secretaria Municipal de Saúde informou que quatro agentes de saúde se feriram ao fugir dos tiros na localidade conhecida como Quadra do DG, no Pavão-Pavãozinho, Zona Sul do Rio, na tarde desta terça-feira (25).
Um dos agentes chegou a ser atropelado, mas não se feriu com gravidade. Os quatro foram atendidos na clínica da família do Pavão-Pavãozinho e liberados em seguida.
Segundo o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Pavão/Pavãozinho, policiais em patrulhamento na Quadra do DG, foram atacados por criminosos. Houve troca de tiros.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Mãe e filho são executados em Duque de Caxias neste domingo (23)



Mãe e filho tinham chegado da igreja, quando o rapaz foi executadoReprodução / Facebook
Na noite deste domingo (23) mãe e filho foram executados na comunidade da Coreia, em Duque de Caxias, baixada fluminense. De acordo com familiares, Jefferson Paixão, teria sido chamado por homens que passavam pela rua em um carro, ao se aproximar do veículo o rapaz teria sido executado a tiros. A mãe, que ouviu os disparos, foi até o local ver o que estava acontecendo e também acabou sendo assassinada.
A DHFB (Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense) investiga o caso. Testemunhas informaram que as vítimas tinham acabado de chegar da igreja que frequentavam. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, 28 homicídios dolosos, quando há intenção de matar, já foram registrados em Duque de Caxias, somente nos dois primeiros meses deste ano. Jefferson era eletricista e até o momento não se sabe o motivo do crime.

Tempestade de vento solar atinge a Terra há mais de 50 horas

Uma persistente corrente de vento solar, com rajadas de mais de 750 km/s, está atingindo a Terra há mais de dois dias e provocando fortes instabilidades na ionosfera, auroras polares de longa duração e instabilidades em equipamentos de geolocalização em baixas frequencias.
Buraco Coronal de 24 de abril de 2017
Imagem do satélite SDO, da NASA, mostra o enorme buraco coronal registrado no comprimento de onda do ultravioleta extremo.
A anomalia geomagnética é provocada pela expansão de um grande buraco coronal geofetivo, ou seja, apontado para a Terra, que praticamente dobrou de tamanho desde a última sexta-feira, 21 de abril. Como consequência, a velocidade do vento solar que escapa da estrela saltou dos tradicionais 450 km/s para 750 km/s durante algumas rajadas.
As imagens feitas pelo satélite de observação da dinâmica solar, SDO, mostram que este buraco coronal está caminhando para extinção e em cerca de dois dias estará praticamente no limbo da estrela.
Devido à persistente instabilidade da ionosfera, o índice KP chegou a atingir o nível KP=6 por quatro vezes. De acordo com relatos fornecidos por radioamadores, a propagação transoceânica sofreu diversos blecautes de radiofrequência. Equipamentos de geolocalização que utilizam baixas-frequências (VOR, NDB) ainda sofrem com a instabilidade.

Status da atividade solar em 24 de abril de 2017
Status da atividade solar em 24 de abril de 2017
Buraco Coronal
Buracos coronais são anomalias magnéticas que ocorrem eventualmente no topo da atmosfera do Sol, conhecida como coroa ou corona solar. Essas mega estruturas se formam em decorrência de um enfraquecimento momentâneo do intrincado campo magnético que envolve o plasma desta região da estrela e como consequência permite que o vento solar, formado por partículas altamente carregadas, escape com velocidade muito mais elevada, ionizando de forma muito mais intensa a ionosfera da Terra.


domingo, 2 de abril de 2017

Colombianos buscam desaparecidos após tragédia que matou mais de 250

Centenas de pessoas que sobreviveram ao desastre, um dos piores na história recente do país
Foto: ​Divulgação
Famílias desesperadas e equipes de resgate procuravam neste domingo (2) centenas de desaparecidos devido ao transbordamento de vários rios em uma cidade na selva da Colômbia, numa tragédia que já custou a vida de 254 pessoas e reduziu vários bairros a escombros.
Centenas de pessoas que sobreviveram ao desastre, um dos piores na história recente do país, passaram a noite à procura de seus parentes entre lama e pedras em Mocoa, uma pequena cidade perto da fronteira com Equador e Peru.
"Eu quero saber algo sobre elas, se elas estão feridas ou se estão mortas, que Deus tenha piedade...", disse María Lilia Tisoy, chorando enquanto procurava sua neta e duas filhas, uma delas grávida, no que restou de sua casa.
Forças militares informaram que 254 pessoas morreram, 400 ficaram feridas e 200 estão desaparecidas. Cinquenta vítimas tinham sido identificados até este domingo.
Dezenas de crianças que não conseguiram encontrar seus pais foram levadas para abrigos por serviços sociais, enquanto as autoridades tentavam restaurar a energia e água.
O presidente Juan Manuel Santos chegou a Mocoa para supervisionar os trabalhos de resgate. Mais de 1.100 militares e policiais foram enviados para ajudar na ação, em 17 bairros afetados.
Uma estrada que havia sido bloqueada por terra foi reaberta nas primeiras horas de domingo.
O desastre de Mocoa ofuscou outras tragédias recentes, como a registrada em maio de 2015, quando uma inundação repentina no município de Salgar varreu tudo o que encontrou pela frente e deixou 97 mortos e dezenas de feridos.
Condolências vieram de todo o mundo, incluindo uma mensagem do Vaticano.
"Rezo pelas vítimas e asseguro nosso apoio a todos que choram o desaparecimento de seus entes queridos", disse o papa Francisco, em suas palavras dominicais na Praça São Pedro.
A Colômbia enfrenta uma forte estação de chuvas que tem causado emergências em diferentes regiões do país.
Com informações do Portal R7. 

FEBRE AMARELA DUQUE DE CAXIAS





Primeiro caso da doença pode ser confirmado nas próximas horas. 
A cidade de Duque de Caxias, deve confirmar nas próximas horas seu primeiro caso de Febre Amarela. Se confirmado, este será o primeiro caso da doença na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.


A paciente é moradora de Campos Elíseos e foi transferida na manhã deste domingo (02) para o CTI do hospital de Saracuruna, apresentando a forma mais grave da doença com insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados).

PREVENÇÃO

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências.


 Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. 


Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do "fumacê”. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. 


Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.