terça-feira, 4 de agosto de 2015

Queimados no combate à hanseníase

Texto: Bruno Anacleto | Foto: Divulgação-PMQ


Ação de conscientização acontece nesta quarta-feira (04)
No Dia Estadual de Combate à Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados realiza nesta quarta-feira, dia 05, a partir das 9h, uma campanha de conscientização com o objetivo de diagnosticar possíveis casos da hanseníase, além de orientar a população sobre a doença na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. No dia, equipes do Programa de Vigilância em Saúde (técnicos, enfermeiros e um dermatologista) vão tirar dúvidas sobre a doença como formas de contágios, distribuir panfletos informativos e fazer avaliações no local.  
Para a secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, o diagnóstico na fase inicial da doença aumenta a eficiência do tratamento. “Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de cura com o tratamento adequado. Como são longos períodos de tratamento, de seis a doze meses ininterruptos dependendo do caso, infelizmente muitos pacientes acabam abandonando-o. Por isso, a importância de conscientizar e informar à população sobre a doença”, comentou.
O diagnóstico da doença constitui na aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. O programa municipal de hanseníase atende de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Vigilância em Saúde (Avenida Irmãos Guinle, n° 673 – Centro). Os interessados podem entrar pelo telefone: (21) 2665-5815. 
Doença
A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, é uma das doenças mais antigas da história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o mycobacterium leprae, também vulgarmente conhecida como “lepra”. Ela é um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. A doença é infectocontagiosa e se manifesta através de lesões na pele como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas em qualquer parte do corpo. Os locais de maior incidência são no rosto, orelhas, costas, braços, nádegas e pernas.