terça-feira, 28 de março de 2017

Roubo à agência do Santander, em Duque de Caxias, deixa prejuízo de cerca de R$ 690 mil

Foto: Divulgação
Jéssica Lauritzen

Uma agência do Banco Santander, em Xerém, na região de Duque de Caxias, foi roubada por volta das 12h30 do último domingo, levando ao disparo do alarme de emergência. Os criminosos teriam levado a quantia de R$ 689.960, 67, além de dois revólveres de calibre 38 - que estavam sob a guarda da instituição - e um equipamento de câmera de segurança, segundo dados da polícia.

Após denúncia do gerente da unidade, agentes do 15º BPM (Duque de Caxias) foram ao local, na Rua Pastor Manoel Avelino de Souza, nº 2.894, nesta segunda-feira, e verificaram que o estabelecimento teve suas portas violadas, assim como o cofre.

O caso foi registrado na 61ª DP (Xerém).


Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/roubo-agencia-do-santander-em-duque-de-caxias-deixa-prejuizo-de-cerca-de-690-mil-21125787.html#ixzz4ceprnTIn

GILMAR AVISA: CASSAÇÃO DE TEMER COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA

Servidores farão cortejo fúnebre para simbolizar os ataques e a morte de direitos da classe trabalhadora

Ato terá início no aeroporto de Brasília e deve seguir para o Ministério do Planejamento onde categoria quer uma audiência

A terça-feira, 28, será marcada por uma atividade conjunta de servidores convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). A concentração será às 7 horas no aeroporto de Brasília. Lá os servidores devem recepcionar parlamentares que estão chegando para a semana de trabalho no Congresso Nacional onde tramitam dezenas de projetos prejudiciais aos trabalhadores. A atividade é contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora. Além de convencer deputados a votar contra a PEC 287/16, da famigerada reforma da Previdência, os servidores também vão protestar contra o projeto que regulamenta a terceirização de todas as áreas de uma empresa, incluindo empresas públicas e também contra a flexibilização das leis trabalhistas. “Se votar contra a classe trabalhadora, não volta”, esse tem sido um mote constante entre os trabalhadores em todo o Brasil.

Do aeroporto a atividade deve seguir para o Ministério do Planejamento onde os servidores federais vão cobrar uma reunião para apresentar e discutir a pauta de reivindicações da categoria. Estão previstas ainda atividades à tarde. Às 17 horas, na sede do Andes-SN, o Fonasefe se reúne para fazer um balanço das ações e definir novos calendários e agendas de luta em defesa da classe trabalhadora.
Nessa segunda, a Condsef/Fenadsef promoveu um seminário de organização sindical. Participaram da atividade representantes de entidades filiadas à Confederação de todo o Brasil. O debate para aprimorar e fortalecer a organização da categoria em torno de suas principais lutas é fundamental para garantir a manutenção de direitos, o avanço e atendimento de demandas e reivindicações legítimas.

Na quarta, 29, Condsef/Fenadsef realiza sua plenária nacional com representantes da maioria dos servidores do Executivo de todo o Brasil. Além de discutir questões que podem afetar toda a categoria como reforma da Previdência, risco da limitação do direito de greve, outros temas devem ser tratados como contribuição sindical, envolvendo instrução normativa do Planejamento, e outras questões dos campos jurídico, econômico e político. Os resultados da plenária serão considerados também para o seminário de planejamento da Condsef/Fenadsef que acontecerá no final de maio, em Brasília.

Com informações da Condsef

Tsunami pode atingir Espanha e Portugal a qualquer momento, afirmam cientistas


Especialistas afirmam que tsunami pode acontecer a qualquer momento e não há preparação o suficiente para prever
Shutterstock/Martin Prochazkacz
Especialistas afirmam que tsunami pode acontecer a qualquer momento e não há preparação o suficiente para prever

É só uma questão de tempo até que a costa da Espanha e de Portugal seja atingida por um tsunami, de acordo com cientistas. Em um novo documentário, especialistas alegam que a região está despreparada para uma tragédia dessas dimensões e pelo menos mil pessoas seriam mortas pela onda gigante.No filme “La Gran Ola” (A Grande Onda, em tradução literal) o possível tsunami foi comparado a um terremoto que aconteceu em Portugal no século XVIII. O desastre natural gerou uma onda que matou mais de dez mil pessoas.
De acordo com o documentário, o Golfo de Cádiz, região turística entre o estreito de Gilbratar e o cabo de São Vicente, seria especialmente afetado. O diretor do filme, Fernando Arroyo, sugere que seria uma repetição do Grande Terremoto de Lisboa, que aconteceu em 1755.
Arroyo acredita que dezenas de milhares podem morrer e centenas de milhares de outras pessoas podem ser afetadas pela necessidade de evacuação, cortes de energia e falta de comida e água. No documentário, são entrevistados cientistas da região e alguns confirmam as suposições do diretor.

A maior preocupação é a falta de um sistema que avise as pessoas antes do desastre, permitindo que se preparem para a onda. “A questão não é se teremos outro tsunami, mas sim quando irá acontecer”, disse a chefe do departamento de oceanografia em portos espanhóis, Begona Perez.
“No Golfo de Cádiz vários fatores podem desencadear um terremoto a qualquer momento”, afirmou pesquisador de risco tectônico e sísmico do Instituto Dom Luiz, em Portugal. O Golfo de Cádiz fica diretamente acima da divisão entre as placas tectônica de Açores e Gibraltar. Isso faz com que a região seja mais suscetível a terremotos no mar, que podem resultar em grandes ondas.
“A única realidade é que nenhum cientista pode afirmar que o desastre não irá se repetir em curto prazo, já que não existem indicadores da área”, disse Arroyo. “Isso afetaria centenas de milhares de pessoas e causaria grandes perdas econômicas”.

“Por dias grandes regiões não poderia ser evacuadas, não haveria eletricidade, nem comunicação e nem água e cidades inteiras, como Cádiz, precisariam passar por evacuação”, completou o diretor.
Tsunamis
Os tsunamis são formados a partir de terremotos, erupções vulcânicas ou deslizamentos que acontecem no fundo do mar, resultando no deslocamento de água. Quando as ondas atingem regiões mais rasas, sua altura pode aumentar em vários metros. É difícil ver um tsunami se aproximar da costa. O sinal mais óbvio é a retração do nível do mar, que recua momentos antes da onda atingir a praia.

    sábado, 25 de março de 2017

    Febre amarela: Rio vacinará 200 mil – Rio

    Rio – Somente hoje e segunda-feira a Prefeitura do Rio espera vacinar 200 mil pessoas contra a febre amarela. Este é o total de doses que estarão disponíveis nas 233 unidades de atenção primária, incluindo clínicas da famílias e centros municipais de saúde.
    O número é bem superior aos mais de 130 mil vacinados desde o início do ano, após o surto da versão silvestre da doença nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A procura aumentou ainda mais com o anúncio, no dia 15, da primeira morte pela doença no Estado do Rio, o que gerou grandes filas nos 34 postos do Rio que ofereciam a vacina até ontem, com prioridade para quem tinha viagem marcada para áreas de risco da doença.
    Previsão é vacinar até o fim do ano no estado todas as crianças acima de 9 meses e adultos até 59 anos

    A Secretaria municipal de Saúde (SMS) voltou a alertar que não é preciso correr para se vacinar e que a medida é apenas preventiva, já que não há casos no município. A partir de segunda, a vacina entra para o calendário de vacinação do município e passa a estar disponível na rotina de imunização dos postos. A SMS espera a chegada de outros 1,5 milhão de doses ao município nos próximos dias, para reforçar a vacinação.
    Já pelas contas da Secretaria estadual de Saúde (SES), somente a partir do dia 3 de abril é que a vacinação será intensificada no município do Rio e na Região Metropolitana. Na área vivem mais de 12,2 milhões de pessoas, mais de 70% da população do estado, de 16,6 milhões. Por enquanto, informou a SES, 31 municípios fluminenses receberam vacinas suficientes para atender a toda a população, mas não foi informado o total.

    A maioria dessas cidades, porém, não chega a 100 mil habitantes. Em outras 33 também incluídas nas áreas prioritárias a expectativa é que sejam atendidas com doses da vacina entre sete e dez dias. De acordo com a SES, foram distribuídas este ano mais de 2,733 milhões de doses para os 92 municípios, com prioridade para as cidades consideradas mais vulneráveis.
    Ontem, a Prefeitura de Casimiro de Abreu informou que dos sete casos suspeitos de febre amarela até agora, três foram descartados. Os outros quatro casos da doença confirmados também ocorreram em Casimiro. Apenas um dos pacientes permanece internado. Até agora foram vacinadas na cidade 43.370 pessoas.
    Como muitas eramde outros municípios, a procura por doses, principalmente no distrito de Barra de São João, ainda é grande. A SES informou que o município recebeu 43 mil doses, quantitativo suficiente para vacinar toda a sua população de cerca de 41 mil habitantes, com público-alvo estimado em 36 mil pessoas. Ontem, novo lote de vacinas foi enviado para Casimiro, a pedido do município.
    Locais e horários
    Hoje, Dia D da vacinação contra a febre amarela no município do Rio, as 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde)vão funcionar das 8 às 17h. A lista dos endereços pode ser acessada pelo site .
    Público-alvo
    Crianças acima de 9 meses de idade e adultos até 59 anos. As pessoas devem levar os documentos de identidade e caderneta de vacinação.
    Contraindicações
    A vacina é contraindicada a crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Acima dessas faixas, apenas com recomendação médica.
    Duas doses
    O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos após da primeira.
    Outras vacinas
    Se a criança tiver alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, ela pode tomar junto com a febre amarela, com exceção da tríplice viral ou tetra viral. A criança que não recebeu a vacina para febre amarela nem a tríplice viral ou tetra viral e for atualizar a situação vacinal, a orientação é receber a dose de febre amarela e agendar a proteção com a tríplice viral ou tetra viral para 30 dias após.


    Fonte: Jornal O Dia / IG

    Family Geek Brasil promove fim de semana 'Power Rangers' no Rio


    O Via Brasil Shopping virou ponto de encontro dos amantes do 'Mundo Geek' no mês de fevereiro, o sucesso foi tão grande, que o evento continua em março.
    A Family Geek Brasil chegou ao mall para trazer diversos artistas e eventos do mundo nerd. O espaço conta com oficinas, stands e até um encontro de cosplays. Neste final de semana (25 e 26), o tema do evento será 'Power Ranger', um dos filmes mais esperados de 2017.
    No sábado, dia 25, estarão presentes Helton Vieira, Alex Enzo e Fábio Hasmman, quadrinistas dos mangás 'Athlas' e  'Junglekamen', respectivamente. Além do  ilustrador Vagner Vasconcelos, da HQ Megasônicos.
    Family Geek Brasil
    Family Geek Brasil
    Já no domingo, dia 26, os visitantes poderão conhecer Lipe Diaz, quadrinista de games oficiais da Marvel, além dos ilustradores Lucas Luiz, Felipe Barros e Daniel Victor, da Monomito Studios.
    O evento já recebeu a presença de um divertido cosplay do Homem Aranha, além Batman, Arlequina entre outros super heróis e vilões.
    O espaço fica aberto todos os dias e é uma excelente oportunidade para conhecer esse universo que só cresce no Brasil e no mundo.
    Serviço: Family Geek Brasil 'Power Rangers'
    Data: 25 e 26 de março
    Local: 1º Piso Via Brasil Shopping - Avenida Itapera 50 - Irajá - Rio de Janeiro
    Evento Gratuito
    Mais informações: www.shoppingviabrasil.com.br ou  3445-885
    0

    Saúde transfere R$ 3,4 bilhões para atendimento hospitalar e ambulatorial no Rio

    O estado do Rio de Janeiro vai receber recursos de R$ 3,474 bilhões, provenientes de remanejamento do Ministério da Saúde. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (23).
    Desse total, R$ 2,82 bilhões serão destinados aos municípios, transferidos diretamente do Fundo Municipal de Saúde. Outros R$ 78,762 milhões, do Fundo Nacional de Saúde, irão para hospitais escolas e universitários, ligados a instituições federais no estado. Os R$ 575 milhões restantes irão para o Fundo Estadual de Saúde.
    Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio e Janeiro (SES),os recursos serão empregados em “ações e serviços públicos de saúde, de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Gestão do SUS e Atenção Básica”.
    O Hospital Pedro Ernesto, ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vai receber repasses da SES, “dentro do aporte de verbas ao Fundo Estadual de Saúde, por meio de emendas parlamentares”,  informou a secretaria.

    Levantamento sobre infestação do mosquito passa a ser obrigatório

    Todos os municípios com mais de 2 mil imóveis terão que realizar o LIRAa. Medida tem como objetivo estimular os gestores locais a reforçar as ações de prevenção e controle ao mosquito
    O Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa), ferramenta criada para identificar os locais com focos do mosquito nos municípios, passa a ser obrigatório para todas as cidades com mais de 2 mil imóveis. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti. A portaria com a medida foi publicada, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União. Até então, o levantamento era feito a partir da adesão voluntária de municípios. A obrigatoriedade da realização do levantamento é uma proposta do ministro Ricardo Barros e foi acordada com estados e municípios durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta semana.
    Os municípios que não realizarem o levantamento não receberão a segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, recurso extra que é utilizado exclusivamente para ações de combate ao mosquito. Em 2017, o Piso Variável de Vigilância em Saúde é R$ 152 milhões e será liberado aos gestores locais em duas etapas.
    Vale esclarecer que o repasse do Piso Fixo de Vigilância em Saúde não depende da realização do levantamento. Este recurso é destinado à vigilância das doenças transmissíveis, entre elas dengue, Zika e chikungunya, e repassado mensalmente a estados e municípios. O Piso Fixo de Vigilância em Saúde cresceu 83% nos últimos anos, passando de R$ 924,1 milhões para R$ 1,70 bilhão em 2016. Para 2017, a previsão é de o orçamento do piso fixo chegue a R$ 1,96 bilhão.
    Para municípios com menos de dois mil imóveis,  o repasse do recurso extra dependerá da realização do Levantamento de Índice Amostral (LIA). As cidades sem infestação do mosquito devem realizar monitoramento por ovitrampa ou larvitrampa. Excepcionalmente, serão consideradas as metodologias alternativas de levantamento de índices executados pelos municípios, desde que essas informações sejam repassadas ao Governo Federal. As metodologias alternativas são medidas utilizadas pelas vigilâncias locais para monitorar o nível de infestação do mosquito.
    No último LIRAa, realizado no segundo semestre de ano passado, 2.284 municípios participaram do levantamento, o que representa 62% das cidades com mais de 2 mil imóveis. Em comparação com 2015, houve um aumento de 27,3% em relação ao número de municípios participantes. Realizado em outubro e novembro deste ano, o levantamento é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os tipos de depósito onde as larvas foram encontradas e, consequentemente, priorizar as medidas mais adequadas para o controle do Aedes no município.
    DENGUE – Entre janeiro e 24 de dezembro de 2016, foram notificados 1.496.282 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 11,4% em relação a 2015 (1.677.013). Também houve queda expressiva no número de óbitos. A redução foi de 36%, passando de 984 em 2015 para 629 em 2016. Também caíram os registros de dengue grave e com sinais de alarme. Foram 844 casos graves em 2016, queda de 50,5% em relação a 2015, quando foram 1.706. O número de casos com sinais de alarme passou de 21.591, em 2015, para 8.237 no ano passado.
    A região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (857.013 casos; 57,3%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (324.299 casos; 21,7%), Centro-Oeste (202.875 casos; 13,6%), Sul (73.193 casos; 4,9%) e Norte (38.902 casos; 2,6%).
    Em relação à proporção de casos por habitantes (incidência), as regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentam as maiores taxas: 1.313,8 casos/100 mil hab. e 999,5 casos/100 mil hab., respectivamente. Entre as Unidades da Federação (UF), destacam-se Minas Gerais (2.529,5 casos/100 mil hab.), Goiás (1.830,7 casos/100 mil hab.), Rio Grande do Norte (1.73,9 casos/100 mil hab.), e Mato Grosso do Sul (1.682,5 casos/100 mil hab.).
    CHIKINGUNYA – Em 2016, até 17 de dezembro, foram registrados 265.554 casos de febre chikungunya, em 2.785 municípios brasileiros, o que representa uma taxa de incidência de 129,9 casos para cada 100 mil habitantes e um aumento de 594% em relação ao mesmo período de 2015 (38.240) registros. A taxa de incidência no mesmo período de 2015 foi de 18,7. O aumento do número de óbitos também foi expressivo, passando de 14 em 2015 para 159 em 2016 (1.035%).
    No Brasil, a transmissão autóctone foi confirmada no segundo semestre de 2014, inicialmente nos estados do Amapá e da Bahia. Atualmente, todos os estados têm casos autóctones. Em 2016, a região Nordeste concentrou 86% do total de casos registrados no país (230.582). O Sudeste teve 9% dos casos (23.793); a região Norte 2,9% (7.686); Sul e Centro-Oeste 0,7% (1.765 e 1.728, respectivamente).
    ZIKA – Desde o início da notificação compulsória do Zika, em fevereiro de 2016, até 17 de dezembro, foram registrados 214.193 casos prováveis da doença no Brasil, com incidência de 104,8 casos para cada 100 mil habitantes. A região Centro-Oeste apresentou a maior taxa de incidência: 219,2 casos/100 mil hab. Entre as Unidades da Federação, destacam-se Mato Grosso (670,5 casos/100 mil hab.), Rio de Janeiro (407,7 casos/100 mil hab) e Bahia (338,5 casos/100 mil hab.).
    Em 2016, foram confirmados laboratorialmente seis óbitos por vírus Zika: quatro no Rio de Janeiro e dois no Espírito Santo, ocorridos entre os meses de janeiro e maio. Em 2015, foram três mortes confirmadas.  Em relação às gestantes, foram registrados 16.923 casos prováveis, sendo 10.820 confirmados por critério clínico-epidemiológico ou laboratorial.
    Por Camila Bogaz, da Agência Saúde

    União confisca R$ 95 milhões das contas do governo do RJ

    A crise financeira do Rio de Janeiro levou a União a arrestar
     R$ 95 milhões de reais das contas do estado nesta semana,
     devido ao não pagamento de dívidas das quais o governo 
    federal é avalista. E outros bloqueios de recursos do caixa 
    estadual podem ocorrer, já que as parcelas da dívida estadual 
    em aberto totalizam R$ 1,3 bilhão.
    De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda, esse valor se
     refere ao saldo remanescente das dívidas não pagas em 2016 e
     ao montante a ser quitado este ano. A secretaria informa que os
     bloqueios são efetuados de acordo com o vencimento de cada
     parcela dos empréstimos.
    Ainda segundo a pasta, não é possível avaliar o impacto dos 
    bloqueios de recursos no calendário de pagamento do funcionalismo 
    estadual, que ainda não recebeu os salários de fevereiro - 
    a exceção são os servidores das áreas de Segurança Pública e
     Educação, que foram pagos no último dia 14. O governo ainda 
    não divulgou quando os salários das demais categorias do
     funcionalismo público serão depositados, mas admite que os 
    confiscos tendem a atrasar ainda mais os pagamentos.

    quinta-feira, 23 de março de 2017

    Facebook libera recurso mais aguardado pelos usuários

    São Paulo – O Facebook liberou hoje um recurso aguardado por muitos usuários: a opção de não curtir algo. No entanto, a novidade não está disponível na linha do tempo da rede social, por exemplo, você não pode sinalizar que não gostou de uma publicação de algum amigo. O uso do recurso será restrito ao app de mensagens Messenger.
    A ideia das novas reações do Messenger é oferecer aos usuários opções de respostas rápidas além do tradicional botão curtir.
    Quando você pressiona e segura uma mensagem, você verá as opções de reações. São elas:  “amor”, “sorriso”, “uau”, “triste”, “bravo”, “sim” e “não”. Este último é o botão “não curtir”.
    Facebook-Messenger-reações
    Messenger: reações poderão ser usadas em fotos e mensagens (Facebook/Divulgação)
    As reações podem ser usadas para mensagens de texto, imagens e até mesmo para emojis.
    Outra novidade anunciada pelo Facebook para o Messenger é a chegada do recurso de menções. Como em vários outros app, agora você pode mencionar um amigo digitando o nome dele antecedido pelo símbolo @.

    http://exame.abril.com.br/tecnologia/facebook-libera-recurso-mais-aguardado-pelos-usuarios/

    Ações policiais deixam 4 feridos e 5 mil crianças sem aula no Rio

    As polícias civil e militar realizam hoje (23) operações em vários pontos da cidade. No Complexo da Maré, zona norte do Rio, uma ação da delegacia de Bonsucesso deixou mais de 5 mil crianças sem aulas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.
    Ela informou, em nota, que, na região do Complexo da Maré, sete escolas, três creches e cinco Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) estão sem atendimento nesta quinta-feira. As unidades atendem a 5.414 alunos.
    Na região da zona portuária, uma operação do Batalhão de Choque da PM no morro da Providência, atrás da Central do Brasil, movimentou a manhã.
    Houve troca de tiros com traficantes de drogas e a circulação da linha 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que liga a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont, chegou a ser suspensa, por medida de segurança.
    O serviço ficou paralisado durante duas horas, sendo retomado às 11h27. Um vendedor ambulante que trabalha na área da Central do Brasil foi atingido por uma bala perdida na perna e encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar.
    Na zona oeste da cidade, na Cidade de Deus, uma ação da Delegacia de Homicídios, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, resultou em ferimentos em três moradores. Uma mulher e dois homens acabaram feridos e foram levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
    A polícia foi cumprir um mandado de prisão contra um torcedor do Clube de Regatas do Flamengo, que teria participado – com outros sete rubro-negros – do espancamento do botafoguense Diego da Silva Santos, 28 anos, numa partida no estádio Nilton Santos, no dia 12 de fevereiro último, que resultou na morte do torcedor botafoguense.
    Em protesto, dezenas de moradores da Cidade de Deus fecharam nos dois sentidos a Avenida Miguel Salazar Mendes de Moraes, que liga Jacarepaguá à Barra da Tijuca. Os manifestantes atearam fogo em pneus e madeira e a situação é tensa no local.

    Planejamento inicia operação do Táxigov para os seus 2 mil servidores

    Novo modelo de transporte atenderá quem precisa se deslocar em serviço, inclusive nos finais de semana e feriados

    A partir de hoje (23), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) passa a utilizar o TáxiGov, um novo modelo de transporte de servidores e colaboradores em exercício em Brasília (DF). O sistema funciona por meio de agenciamento de táxis e as corridas são solicitadas via aplicativo mobile (celular) e web (computador), além de uma Central de Atendimento por telefone (3003-0727).

    A ferramenta irá atender os cerca de 2 mil servidores e colaboradores do Ministério do Planejamento, em exercício no Distrito Federal, que precisem se deslocar em função de atividades administrativas. Para melhor avaliação e monitoramento contínuo, os usuários darão suas opiniões sobre a qualidade do serviço na própria ferramenta (aplicativo ou web), após a realização das corridas.

    Os táxis habilitados estarão disponíveis 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados – havendo possibilidade de agendamento de data e horário. O taxista terá até 15 minutos para comparecer ao local aonde foi chamado e aguardará o usuário por até 10 minutos.

    A nova solução permitirá, também, que os usuários acompanhem o deslocamento do veículo, desde a solicitação até a finalização da viagem, e receba por e-mail confirmação e informações sobre a corrida. O aplicativo pode ser baixado no Google Play, Apple Store e Windows Store.

    ECONOMIA

    O TáxiGov busca melhorar a eficiência do gasto público, reduzindo em aproximadamente 60% as despesas relacionadas ao transporte administrativo (economia estimada de R$ 20 milhões por ano) e maior controle e transparência do serviço. O modelo tem por objetivo substituir carros próprios e locados e a estimativa é que, até o início de 2018, todos os ministérios localizados no Distrito Federal estejam utilizando o serviço.

    O secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin, destacou a importância da ferramenta para o gestor, que pode fazer o controle de várias etapas. "O novo modelo oferece aos gestores públicos acompanhamento em tempo real dos deslocamentos, além da possibilidade de consulta àqueles já realizados, verificando horários de solicitação, saída e chegada, entre outras informações. Todos os dados ficam armazenados no sistema e podem ser consultados a qualquer momento para controle e verificação", disse.

    Além do MP, a iniciativa foi implantada em outros dois órgãos federais neste mês: Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em abril, inicia-se o serviço no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A partir da implantação do TáxiGov em cada órgão, o Planejamento ficará responsável pela gestão do serviço.

    DIRETRIZES

    Em fevereiro, o MP publicou a Instrução Normativa nº 2/2017, que estabelece diretrizes e procedimentos para o Táxigov. A norma regulamenta atribuições e responsabilidades dos usuários e órgãos, além de definir os instrumentos de adesão e descentralização de créditos orçamentários e recursos financeiros. Aborda, ainda, regras de custeio, limite de despesa, instruções relacionadas à solicitação, execução e confirmação do serviço.

    Para a utilização do TáxiGov os órgãos deverão firmar Termo de Adesão (TA) e Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério do Planejamento, responsável por firmar os contratos com o fornecedor. As autarquias e fundações também poderão utilizar o serviço a partir da adesão à Ata de Registro de Preços nº 02/2016.

    Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

    http://servidorpblicofederal.blogspot.com.br/2017/03/planejamento-inicia-operacao-do-taxigov.html