quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pistolas desaparecem do Batalhão de Choque


A Polícia Militar está tentando localizar pistolas que desapareceram do Batalhão
 de Choque, na Cidade Nova, na Região Central do Rio de Janeiro.
 O sumiço das armas foi constatado por volta das 6h da manhã desta 
quarta-feira (29). Na ocasião, foi observado que a Reserva de armamento
 do Centro de Manutenção de Materiais estava aberta. Segundo a PM,
 foi verificada a falta de pistolas ponto 40. A área foi isolada, 
a equipe que estava de serviço permanece presa administrativamente e 
está sendo ouvida. A perícia está em andamento e todo o material está
 sendo contabilizado. Uma equipe do Centro de Criminalística da 
Polícia Militar e da 1ª Delegacia de Polícia Militar Judiciária estão no local 
para identificar a autoria e localizar o armamento.

http://sospoliciaismilitares.blogspot.com.br/2014/10/pistolas-desaparecem-do-batalhao-de.html

Foguete Antares explode e transforma plataforma em bola de fogo


O quinto voo do cargueiro espacial Antares terminou de forma trágica, quando uma violenta explosão no primeiro estágio do foguete propulsor transformou o artefato uma enorme bola de fogo a menos de 200 metros de altitude.

Explosão do foguete Antares
Clique para ampliar
A explosão ocorreu seis segundos após a ignição, logo após o foguete deixar a torre de lançamento do Wallops Flight Facility, da NASA, na costa leste dos EUA.
Após a explosão, grande parte do foguete ainda permaneceu em suspensão, praticamente intacta, mas foi completamente destruída após se chocar contra o solo e provocar uma segunda explosão extremamente violenta, causada pelo combustível líquido do segundo estágio propulsor.
Ainda não se sabe exatamente o que aconteceu, mas de acordo com Robert Pearlman, editor de ciências do site especializado collectSPACE, que assistiu ao lançamento, era claro que alguma coisa não estava certa. Segundo o editor, logo após a ignição era possível ver uma pluma de fumaça sendo expelida lateralmente, próximo do primeiro estágio.

Se essa observação se confirmar, o acidente pode ter acontecido em virtude de alguma falha estrutural ou deslocamento de componentes devido à enorme vibração produzida naquele instante e que pode ser inclusive observada através de uma das câmera que transmitiam o evento.
Embora as vibrações sejam comuns em lançamentos de foguetes de grande porte, dessa vez nos pareceu bem maior que aquelas observadas em outros lançamentos no Wallops Flight Facility.

O Foguete
O Antares que explodiu é um foguete de 110 metros de altura e dois estágios, fabricado pela empresa estadunidense Orbital Sciences.


Em solo, sua massa total é de 240 toneladas, erguida ao espaço por meio de dois propulsores Aerojet AJ26-62 no primeiro estágio e um Castor 30A/B/XL, no segundo estágio, ambos alimentados por combustível líquido. A capacidade de carga do Antares é de 6120 quilos.

A missão
A missão, batizada CRS Orb-3, tinha como objetivo levar à estação Espacial Internacional a cápsula Cygnus, com 2500 quilos de suprimentos e equipamentos, entre eles o experimento Arkyd 3, composto de três satélites do tipo Cubesat, além do satélite RACE (Radiometer Atmospheric CubeSat Experiment), pertencente ao JPL, da NASA.
O valor combinado do Antares e da cápsula Cygnus e seu conteúdo é de cerca de 200 milhões de dólares.


Artes: No topo, frame da NASA-TV mostra o momento da explosão do foguete Antares, na base de lançamento Wallops Flight Facility, na Virgínia. Na sequência, vídeo mostra o lançamento completo e acima as imagens gravas a partir da ala reservada à imprensa. Créditos: Nasa, Apolo11.com.
 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Obama diz a Dilma que reeleição mostrou "solidez da democracia" do país

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumprimentou hoje (28) a presidente Dilma Rousseff pela reeleição. Na ligação, Obama disse que o pleito demonstrou “a solidez da democracia brasileira” e que pretende continuar a trabalhar com a mandatária brasileira, com quem espera encontrar-se por ocasião da reunião do G20, na Austrália, nos dias 15 e 16 de novembro. As informações são da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. A conversa durou dez minutos. Obama disse que valoriza a parceria bilateral com o Brasil e vê grandes oportunidades de cooperação nas áreas econômico-financeira e de energia. O presidente dos Estados Unidos sugeriu que equipes dos dois países "trabalhem os mecanismos existentes para definir a agenda para 2015, estabelecendo as bases para preparação da visita de Estado da presidente brasileira aos EUA em momento oportuno".

No ano passado, Dilma cancelou uma visita de Estado ao país após as denúncias de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) contra pessoas do governo, incluindo ela própria e empresas estatais, feitas pelo ex-consultor de informática do órgão Edward Snowden. Obama observou que recebeu impressões muito positivas de seu vice, Joe Biden, sobre a reunião que manteve com a presidente Dilma durante a visita feita ao Brasil, na Copa do Mundo. De acordo com sua assessoria, a presidente agradeceu os cumprimentos do colega e disse que a eleição foi importante para o Brasil e para a região. Ela ressaltou ter todo interesse em estreitar laços com os Estados Unidos e que terá satisfação em encontrá-lo na reunião do G20. Dilma também concordou com a importância do trabalho bilateral para preparar uma visita de Estado ao país.
Além de Obama, Dilma recebeu o telefonema, hoje, do presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, que também a cumprimentou pela reeleição e desejou-lhe êxito no novo governo. Dilma, em uma conversa de cinco minutos, agradeceu e disse que, no segundo mandato, manterá como alta prioridade as relações com a África. Ela acrescentou que seguirá com o apoio para a consolidação da democracia e o desenvolvimento econômico e social da Guiné-Bissau.

Suzane von Richthofen se casa em presídio com ex-namorada de Elise Matsunaga

Conhecida mundialmente após participar da morte dos pais em 2002, Suzane von Richthofen, que atualmente tem 30 anos, se casou com outra famosa detenta da penitenciária de Tremembé, no interior paulista. A ex-estudante, presa há 12 anos, se uniu a Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos de prisão por ter sequestrado uma empresária em São Paulo. A 
nova parceira de Suzane, no entanto, é conhecida por acabar de romper um relacionamento com Elise Matsunaga, presa após matar e esquartejar o marido Marcos Matsunaga, no ano de 2012.
De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, Suzane e Sandra estão juntas desde setembro e ambas já desfrutam de privilégios oferecidos apenas a casais na penitenciária, como dormirem juntas, por exemplo.
Para ter as regalias, as duas assinaram um documento de reconhecimento afetivo. Com isso, Suzane trocou a ala das evangélicas, onde vivia, para habitar uma área com mais oito casais, destinada a presas que se relacionam.
Ainda de acordo com a publicação, Suzane foi o pivô da separação de Sandra e Elise, já que o novo casal se encontrava desde o início do ano. As três trabalhavam juntas nana fabricação de uniformes da prisão, setor chefiado por Suzane. Agora, com o novo relacionamento, a amizade do trio acabou.
O casal pretendia fazer uma cerimônia em novembro, mas o evento foi cancelado após uma emissora de TV querer fazer uma reportagem sobre ela.
Elise Matsunaga foi trocada por Suzane
Rumores dão conta de que o novo amor de Suzane foi uma das motivações para a ex-estudante ter aberto mão da progressão de regime, que permitiria que ela passasse alguns dias fora da prisão. O direito foi concedido judicialmente em agosto, mas ela recusou.
Recentemente, Suzane também chegou a declarar que abriria mão da herança dos pais e pediu para reencontrar o irmão.
SedutoraEssa não é a primeira vez que Suzane se envolve com alguém no presídio. De acoprdo com informações de agentes penitenciários, duas funcionárias de um presídio de Rio Claro, onde ela ficou detida, se apaixonaram pela moça. Além delas, um promotor de Ribeirão Preto também teria se encantado por ela e prometido lutar para fazer com que ela deixasse o mundo do crime.

Lula ganha estátua em Bronze ao lado da Casa Branca


Estátua de bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, Simon Bolívar o recém-falecido

 Gabriel García Márquez

Uma estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado
 da Casa Branca, local onde são homenageados os ex-presidentes do país, 
em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como o presidente
 assassinado dos EUA, Abraham Lincoln, o o líder político das guerras de
 independência da América Espanhola, Simon Bolívar e até o recém-falecido 
escritor Gabriel García Márquez. A escultura faz parte da exposição 
“A América nos olhos de Yuan Xikun”, que faz referência aos “dez grandes
 homens das Américas”.
O escultor das obras que suas criações “homenageiam quem extraordinariamente
 contribuiu para os povos das Américas”.
Yuan Xikun é reconhecido internacionalmente por sua habilidade em retratar
 figuras políticas de destaque.
De acordo com a assessoria do Instituto Lula, o ex-presidente foi convidado 
para participar da inauguração, mas não pôde comparecer porque tinha 
compromissos agendados que não poderiam ser remarcados.
Lula é o primeiro presidente brasileiro a ter uma estátua em exposição 
na capital dos EUA.
estátua bronze lula eua
estátua lula eua
informações de Revista Istoé

sábado, 25 de outubro de 2014

Recorde: mancha solar gigante é a maior dos últimos 25 anos



Se você olhar para o Sol neste momento - com óculos de proteção - irá testemunhar algo simplesmente fantástico: a mancha solar AR2192, a maior região ativa a cobrir o Sol nos últimos tempos. Tão grande, que caberiam 15 Terras enfileiradas dentro dela!

Mancha Solar AR2192
Clique para ampliar
A mancha surgiu no limbo leste da estrela a cerca de uma semana e desde então seu tamanho não para de crescer. Na manhã desta sexta-feira, 24 de outubro, sua área calculada chegou ao incrível número de 2740 milionésimos do disco solar, uma área equivalente a 8,32 bilhões de quilômetros quadrados ou 17 vezes a superfície da Terra.
A última vez que uma mancha gigantesca assim cobriu a superfície do Sol foi 17 de março de 1989, quando a área de plasma batizada AR5395, de 3600 milionésimos, cerca de 11 bilhões de quilômetros quadrados, tingiu de negro a superfície da estrela.
Até agora, o recorde absoluto registrado ocorreu em 3 de abril de 1947, quando uma mancha monstruosa de 6132 milionésimos - 19 bilhões de quilômetros quadrados, obscureceu 1/7 da face visível do Sol.
As manchas solares são bastante comuns de serem observadas, mas seu tamanho médio não ultrapassa 300 milionésimos. Quando atingem entre 500 e 600 milionésimos, já se tornam visíveis a olho nu através de óculos de proteção.
As manchas são regiões localizadas na fotosfera solar e são formadas por zonas irregulares de plasma contido por fortes linhas de campo magnético. Essa contenção magnética faz com que o plasma (o hidrogênio incandescente) apresente temperatura menor que o gás do restante da fotosfera e consequentemente, menos brilhante.
Enquanto na fotosfera a temperatura chegue a atingir 5 mil graus, as manchas solares apresentam temperaturas até 2 mil graus mais baixa e apesar de aparentarem cor negra, ainda assim são mais brilhantes que a Lua cheia.


Consequências
Apesar de serem comuns, as manchas de maior tamanho normalmente apresentam características magnéticas bastante complexas, capazes de produzir explosões solares de forte intensidade. É o caso da mancha AR2192.
Desde que surgiu, a atual mancha já produziu diversos flares (clarões eletromagnéticos) de elevada intensidade na classe M e dois flares na classe X.
Até que a rotação do Sol leve a mancha para o outro lado da fotosfera, o que deve levar alguns dias, novas explosões poderão ocorrer, aumentando a possibilidades de ejeções de massa coronal dirigidas à Terra.

NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL
Se você quiser ver uma gigantesca mancha solar, não perca essa oportunidade. No entanto, NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL.
Para observar a estrela utilize vidro de máscara de soldador número 14, vendido nas casas de ferragens. Mas atenção: Não serve os de número 12 ou 10. Esses óculos não têm a filtragem adequada e você corre o sério risco de perder a visão. Chapas de raios-x, vidros esfumaçados, CDs ou DVDs, não devem ser usados de forma alguma.

Artes: No topo, foto feita pelo observatório Apolo11 na manhã de sexta-feira, 24 de outubro de 2014. Na cena é possível comparar o tamanho da mancha AR2192 com o tamanho da Terra. Acima, vídeo feito com cenas registradas no dia anterior. Créditos: Apolo11.com.
 

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aquecimento Global: 2014 pode ser o ano mais quente da história

De acordo com dados divulgados pelo NCDC, dos EUA, setembro de 2014 foi o mais quente de todos os meses de setembro desde que começaram as medições. Se no próximo trimestre as temperaturas também ficarem acima da média, 2014 será o ano mais quente da história.
Temperatura em 2014
Clique para ampliar
Segundo o NCDC, o Centro Nacional de Dados Climáticos, dos EUA, a anomalia média combinada entre as temperaturas continentais e oceânicas para o mês de setembro ficou 0.72°C acima da temperatura média do século 20.
De janeiro a setembro a anomalia foi de 0.68°C acima da média, empatando com o mesmo período de 1998, quando se observou o recorde da temperatura global.
Vistas separadamente, as temperaturas continentais e oceânicas também ficaram acima da média para o mês de setembro, com a anomalia continental atingindo 0.89°C acima da média do século 20 e as oceânicas 0.66°C, sendo esta a maior temperatura já observada para qualquer mês desde que começaram as medições, em 1880. Assim, 2014 bate o recorde global da temperatura dos oceanos.

AAnomalia de temperatura ao longo dos anos
Clique para ampliar

Ano mais quente da História
Embora ainda não tenha terminado, as projeções indicam que 2014 poderá ser o ano mais quente de todos os tempos, ultrapassando o recorde observado em 1998, quando a anomalia da temperatura global ficou 0,68°C acima da média.
Para o instituto, se as temperaturas entre outubro e dezembro baterem recordes, a anomalia térmica do planeta ficará 0,70°C mais alta. Se isso não acontecer e as temperaturas no trimestre ficarem entre as três mais elevadas, a anomalia será de 0,68°C, empatando com 1998.


Artes: No topo, mapa mostra a anomalia global de temperatura entre janeiro e setembro de 2014. As áreas rosadas mostram variações positivas de temperaturas enquanto as azuis representam anomalias abaixo da média. Acima, gráfico com os valores das anomalias desde 1880, quando as temperaturas começaram a ser medidas. Créditos: NOAA/NCDC, Apolo11.com.
 














sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ministério da Saúde descarta isolar quem teve contato com paciente suspeito de ebola


"A equipe conseguiu dialogar bastante com ele no hospital e ele confirma que na Guiné não teve contato com casos nem com óbitos de pacientes que tiveram ebola", afirmou o ministro da Saúde, em entrevista coletiva



O ministro da Saúde Arthur Chioro informou nesta sexta-feira (10/10) que Souleymane Bah, o homem de 47 anos vindo da Guiné - considerado o primeiro caso suspeito de ebola no país -, encontra-se estável, sem febre ou outra queixa. De acordo com o Ministério da Saúde, não há a necessidade de isolar as pessoas que tiveram contato com o homem suspeito de ter contraído ebola. Segundo as autoridades sanitárias, a interação que houve não permitiria qualquer infecção por ebola.


"A equipe conseguiu dialogar bastante com ele no hospital e ele confirma que no país africano não teve contato com casos nem com óbitos de pacientes que tiveram ebola. Quando saiu do aeroporto, foi entrevistado pelas autoridades sanitárias e não teve problemas para deixar o país", completou. Bah está internado no Instituto de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro.

O ministro divulgou ainda uma nova ajuda humanitária do governo brasileiro aos países com surto da doença - Guiné, Libéria e Serra Leoa. "Estamos remetendo mais 10 kits, que têm potencial para atender a 500 pessoas durante três meses. Eles são formados por 48 itens, como medicamentos e equipamentos, como luvas e gorros." Além disso, serão enviadas mais de 6,4 mil toneladas de arroz e 4,6 mil toneladas de feijão a essas nações.

Resultado em 24 horas

Segundo o ministério, a coleta do material do exame foi feita no Rio e a amostra de sangue encaminhada ao Instituto Evandro Chagas, no Pará - referência para esse tipo de caso. O resultado do teste sai em até 24 horas. O paciente também foi testado para malária, mas o resultado deu negativo. Foram identificadas 64 pessoas que entraram em contato com Souleymane Bah.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse, no entanto, que a chance de eles estarem infectados, caso seja confirmado que se trata de um caso de ebola, não é alta. “São todos considerados de baixo risco porque o paciente não vomitou ou teve diarreia. Portanto não houve contato com esses fluídos, não há risco de transmissão”, afirmou. O ebola não é transmitido pelo ar, mas pelo contato com fezes ou fluidos corporais da pessoa infectada. Apenas três pessoas tiveram contato direto com o paciente; justamente os profissionais de saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Cascável (PR).

O homem veio da Guiné, em um voo com escala em Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de setembro, pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou não saber qual foi o trajeto percorrido pelo homem até chegar a Cascavel. Mesmo assim, o secretario disse que a informação não é relevante do ponto de vista sanitário, porque Bah não apresentava sintomas da doença no período do deslocamento, e o ebola só é transmitido quando a enfermidade se manifesta. Aos profissionais do Centro de Saúde, o homem relatou presença de sintomas na quarta-feira e na quinta-feira, mas no momento do atendimento, ele já não apresentava febre.

O homem foi transferido por volta de 3h desta sexta-feira para o hospital Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, um dos centros de saúde referência para tratar de casos da doença no Brasil. Uma médica e uma enfermeira acompanharam o paciente até o avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A transferência foi feita com uma série de medidas parte de um protocolo internacional. Toda a equipe que transportou o paciente, inclusive as pessoas que estavam dentro da ambulância que o levou até o avião, estava paramentada com roupas especiais. A ambulância foi escoltada por carros da Polícia Militar. O avião decolou por volta de 5h.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que recebeu o paciente em Cascável, no Paraná, foi interditada e várias pessoas isoladas no local na noite de ontem. A UPA e as pessoas que estavam no local foram liberadas.

Satélite registra imagem do olho do super tufão Vongofong

Um poderoso super tufão em atividade no oceano Pacífico está chamando a atenção do meteorologistas no mundo todo. Batizado de Vongofong, o sistema produz rajadas de vento de 315 km/h e poderá se tornar o maior super tufão de todos os tempos.

super tufão Vongofong
Clique para ampliar


De acordo com o JTWC, O centro Coordenado de Alertas de Tufões, do Pacífico, Vongofong é um super tufão de categoria 5, com ventos sustentados nesta manhã de quarta-feira atingindo a marca de 261 km/h, com rajadas chegando a 315 km/h.

De acordo com o órgão, o super tufão poderá se intensificar ainda mais nas próximas horas. Caso isso aconteça, Vongofong deverá tomar o lugar do ciclone tropical Haiyan, considerado até agora o mais forte ciclone já registrado, com rajadas de ventos de 315 quilômetros por hora, maiores até que o tufão Tip, de 1979.


Neste momento, Vongofong se encontra acima das coordenadas 18.1N e 131.5E, aproximadamente a 870 km de Okinawa.

Modelos numéricos de previsão indicam que o super tufão deve tocar as ilhas japonesas entre os dias 11 e 12, com ventos sustentados próximos a 250 km/h.



Arte: No topo, imagem de satélite feita no dia 7 de outubro de 2014 mostra o impressionante olho do super tufão Vongofong, acima do Pacífico. Crédito: MTsat, Apolo11.com.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Estudo mostra que o Brasil não está livre de fortes terremotos

É comum se afirmar que no Brasil não temos terremotos de grande intensidade, mas um moderno estudo associado a relatos históricos mostra que já tivemos um evento que chegou a 7 magnitudes, produzindo um forte tsunami que inverteu o sentido de vários rios.

Mapa do megaterremoto no Brasil
Clique para ampliar
O estudo, publicado recentemente nos Anais da Academia Brasileira de Ciências, afirma que este poderoso terremoto ocorreu em junho de 1690 nas proximidades de Manaus, quando a cidade não passava de um ajuntamento de poucas cabanas cobertas por palha.
De acordo com o autor da estudo, cientista Alberto Veloso, ligado à Universidade Nacional de Brasília, este tremor teve seu epicentro localizado na margem esquerda do rio Amazonas, aproximadamente 45km abaixo da cidade de Manaus. De acordo com o professor, o sismo foi tão intenso que foi sentido em uma área superior a 2 milhões de km2.

Tsunami no Amazonas
Segundo Veloso, o intenso abalo produziu severos danos no terreno e produziu ondas no rio Amazonas que criaram um pequeno tsunami que inundou as aldeias indígenas nas margens do rio Urubu.

Escombros_do_Terremoto_de_Joao_Camara
Clique para ampliar
Apesar de ser um evento bastante raro, ele sinaliza que tremores parecidos podem ocorrer em outras regiões do Brasil resultando em acontecimentos trágicos, especialmente em áreas urbanas.

Liquefação
O estudo de Veloso indica que na área epicentral o chão foi completamente revirado. Partes do solo subiram, outras desceram e muitas encostas escorregaram.
No entender do cientista, esses efeitos se devem ao fenômeno conhecido como liquefação, que é a passagem do estado sólido para o líquido, quando rochas saturadas de água perdem a rigidez pela intensa vibração sísmica.

"Não existe nada similar em nossa história. Esse evento foi percebido a mais de mil quilômetros do epicentro e é sem dúvida o maior terremoto brasileiro", afirma Veloso, criador do Observatório Sismológico de Brasília. "As águas do Amazonas balançaram de forma incomum, com tanta força que inverteu o fluxo do rio Urubu, inundando as aldeias a cerca de 5 km de sua foz", completou.

Alberto Veloso na margem do Amazonas
Clique para ampliar

O estudo de Veloso é alicerçado em relatos dos padres jesuítas Samuel Fritz e Felippe Betendorf, que visitaram em épocas distintas a região epicentral e conversaram com testemunhas dos fatos.

Lições
Que ensinamentos devemos tirar do raro e perigoso tremor? Primeiramente a de que o Brasil não está imune a sismos fortes e potencialmente danosos. Há cerca de 300 anos não se falou de prejuízos materiais ou de vítimas fatais, mas hoje não seria assim.
Aquela região se desenvolveu e há maior exposição de pessoas, de construções e de importantes infraestruturas que não foram desenhadas para resistir a sismos fortes.

Megaterremoto no Brasil
Para Veloso, tremores parecidos com o de 1690 poderão repetir-se, não somente na Amazônia, mas em qualquer outra região brasileira.
Estima-se que um sismo de magnitude 7 aconteça no Brasil a cada 500 anos e um tremor de 5 magnitudes, cada cinco anos, aproximadamente.
Mesmo os abalos menores podem fazer estragos em construções frágeis, comuns pelo país afora. Em 1986 um abalo de 5.1 danificou cerca de 4.500 construções e desabrigou mais de 25 mil pessoas em João Câmara, RN. Já tivemos tremores de 6.1 e 6.2 que só não causaram danos importantes por terem epicentros em áreas despovoadas.



No topo, mapa mostra localização do epicentro do terremoto de 7.0 ocorrido em 1690. (1) onde se ouviu falar do tremor pela primeira vez. (2) epicentro estimado para o sismo e a área mais afetada (linha pontilhada). (3) aldeia onde os moradores sentiram o tremor. (4) Aldeia na margem do rio Urubu. Na sequência, escombros da casa de Joselino do Silva, após o terremoto que atingiu a cidade de João Câmara, no RN, em 1986. Acima, o pesquisador Alberto Vivas Veloso na margem esquerda do Amazonas, em novembro de 2010, na provável região epicentral do sismo de 1690. Crédito: Arquivo pessoal de Alberto Veloso, Apolo11.com.