domingo, 28 de setembro de 2014

Acidente em show de 'monster trucks' deixa 3 mortos e 15 feridos Motorista perdeu o controle após saltar por uma fila de carros.

Espetáculo fazia parte do Salão do Automóvel da cidade holandesa.

Monster Truck Holanda (Foto: AFP PHOTO/ANP/GINOPRESS)Monster Truck saltou sobre uma fila de carros e atingiu parte da plateia (Foto: AFP PHOTO/ANP/GINOPRESS)
Dois adultos e uma criança morreram e outras 15 pessoas ficaram feridas neste domingo (28) após um acidente em um espetáculo com "monster trucks" (caminhonetes com roda gigantes) na cidade de Haaksbergen, no leste da Holanda.
Cinco dos feridos se encontram em estado grave, confirmou o prefeito de Haaksbergen, Hans Gerritsen, à emissora pública holandesa NOS. Segundo a emissora, o motorista de um dos "monster trucks" que participavam do espetáculo perdeu o controle após saltar por uma fila de carros e acabou atingindo os espectadores.
Carros de polícia e ambulâncias chegaram rapidamente ao local do acidente. Veículos de resgate da Alemanha também ajudaram no serviço de resgate devido a proximidade de Haaksbergen com a fronteira do país vizinho.
O espetáculo fazia parte da programação do Salão do Automóvel da cidade holandesa. Estava previsto que os veículos 4x4, com rodas enormes e 1.500 cavalos de potência, efetuassem saltos e acrobacias por cima de carros antigos.
Vídeos publicados no Youtube mostram como o veículo perdeu o controle após passar por cima de vários carros amassados. Assista.
Monster Truck Holanda (Foto: AFP PHOTO/ANP/GINOPRES)Policiais inspecionam o veículo que atropelou espectadores (Foto: AFP PHOTO/ANP/GINOPRES)

PREFEITURA LIBERA MAIS 200 METROS DA ANTIGA AV. PRESIDENTE KENNEDY


A secretaria de Obras de Duque de Caxias liberou mais um trecho das obras de duplicação da Avenida Governador Leonel Brizola (antiga Presidente Kennedy), na altura do bairro Corte Oito. As obras foram reiniciadas no ano passado, através de um novo convênio entre a prefeitura e o governo do estado, através do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (DER).
Construído em terreno do  DNER, o
prédio impede a conclusão das obras
A Av. Presidente Kennedy, atual Governador Leonel de Moura Brizola, começou a ser duplicada em 2004 e tem cerca de 15km entre a ponte sobre o rio Meriti, na divisa do município com a Capital, e Campos Elíseos (2º Distrito), fazia parte do traçado original da Estrada Rio-Petrópolis, a primeira rodovia do país em concreto asfáltico, construída e inaugurada em agosto de 1928 pelo presidente Washington Luís, Esse trecho foi transferido para o DER/RJ pelo DNER (atual Denit) depois da abertura de uma variante, ligando a Av. Brasil (Cordovil) a Campos Elíseos.
O novo trecho liberado tem cerca de 200 metros e já fora duplicado pela Prefeitura quando Hydekel Freitas era prefeito nomeado e, totalmente reconstruído, vai facilitar a circulação de veículos, principalmente nos horários da manhã e no final da tarde, quando os trabalhadores estão saindo ou retornando para suas casas. A próxima etapa da obra será a demolição de um prédio ao lado do viaduto do Centenário, desapropriado duas vezes pelo DER, pois, na primeira vez, o órgão não adotou as providências para sua demolição e prédio acabou sendo invadido por mais de uma dezena de famílias de sem tetos.
Com cerca de quinze quilômetros de extensão, a duplicação da antiga Presidente Kennedy começou a ser executada em 2004, no Governo de Rosinha Garotinho, mas ficou praticamente paralisada entre 2009 e 2013, quando o convênio PMDC/DER foi renovado pelo prefeito Alexandre Cardoso.
Com a parceria da prefeitura e o governo estadual os serviços de drenagem e duplicação foram reiniciados no primeiro semestre de 2013. O andamento da obra vem sendo acompanhado diariamente pelo prefeito. (Fotos: Ralff Santos)

Maior estátua de Lênin na Europa é derrubada no leste da Ucrânia Informação foi divulgada pela agência de notícias Russa RT.

 Ato foi realizado em Kharkiv por manifestantes pró-Ucrânia; veja vídeos.

Ativistas derrubam monumento de Lênin em Kharkiv, na Ucrãnia, neste domingo (28) (Foto: AP Photo/Igor Chekachkov)Ativistas derrubam monumento de Lênin em Kharkiv, na Ucrânia, neste domingo (28) (Foto: AP Photo/Igor Chekachkov)
Manifestantes derrubaram neste domingo (28), em Kharkiv, no leste da Ucrânia, uma estátua de Vladimir Lênin, um dos maiores símbolos na extinta União Soviética, de acordo com informações da agência Russa RT.

De acordo com a RT, ativistas pró-Ucrânia foram os responsáveis por destruir a estátua do antigo líder comunista Lênin, em manifestação que contou com cerca de 3 mil participantes. Vídeos publicados na internet mostram o momento em que a estátua foi destruída.
Este era o maior monumento em referência ao líder revolucionário Russo na Europa, construído na segunda maior cidade da Ucrânia, próxima a fronteira com a Rússia.
Manifestantes se preparam para derrubar estátua de Lênin em Kharkiv, na Ucrânia, neste domingo (28) (Foto: AP Photo/Sergey Kozlov)Manifestantes se preparam para derrubar estátua
de Lênin em Kharkiv, na Ucrânia, neste domingo
(28) (Foto: AP Photo/Sergey Kozlov)
Conflito já deixou 3.200 mortos,
dia a ONU

Desde o início do conflito entre a Ucrânia e separatistas russos em abril, cerca de 3.200 pessoas foram mortas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Em julho, um Boeing da Malaysia Airlines que fazia o trajeto entre Amsterdã e Kuala Lumpurexplodiu em pleno voo em 17 de julho, aparentemente atingido por um míssil no leste da Ucrânia. A aeronave transportava 298 pessoas, incluindo 193 cidadãos holandeses.
Neste domingo, a tensão se intensificou antes da retirada de tropas do leste da Ucrânia. O exército ucraniano vigiava atentamente o cumprimento de uma trégua com os separatistas pró-russos no leste do país, pouco antes de uma retirada de combatentes das duas partes que irá permitir a criação de uma zona desmilitarizada.

As partes em conflito iniciaram no sábado, às 18h (12h no horário de Brasília), um período de 24 horas em que devem respeitar escrupulosamente o cessar-fogo para iniciar uma retirada gradual de seus combatentes.

No entanto, neste domingo (28), explosões foram ouvidas por volta das dez horas da manhã (4h00 de Brasília) no centro de Donetsk, a principal cidade no leste da Ucrânia nas mãos dos separatistas, segundo a prefeitura local.

Japão retoma operações de resgate no vulcão Ontake

 31 pessoas foram encontradas em estado de parada cardíaca, Vídeo mostra momento em que turistas foram surpreendidos por erupção.

As operações de resgate no vulcão japonês do monte Ontake, cuja erupção surpreendeu caminhantes e turistas, deixando mortos e muitos feridos, foram retomadas na manhã de segunda-feira (hora local, noite de domingo  no Brasil). O governo japonês confirmou a morte de 4 pessoas, mas outras 27 pessoas foram resgatadas inconscientes.

Bombeiros e forças de defesa conduzem operação de resgate no Monte Ontake neste domingo (28), após vulcão entrar em erupção  (Foto: AP Photo/Kyodo News)Além disso, cerca de 45 pessoas ainda estão desaparecidas. Mais de 500 socorristas dos serviços da polícia, dos bombeiros e grupos da Defesa Civil se reuniram por volta das 06h00 locais (18h00 de Brasília, 21h00 GMT) aos pés do Ontake, localizado entre as províncias de Nagano e Gifu.
Bombeiros e forças de defesa conduzem operação
de resgate no Monte Ontake neste domingo (28),
após vulcão entrar em erupção
(Foto: AP Photo/Kyodo News)
'Não sabemos até onde poderão subir, isso dependerá das condições, da fumaça que (o vulcão) ainda emite', explicou à AFP um funcionário da prefeitura de Nagano.
A morte de quatro pessoas, quatro homens com idades entre 23 e 61 anos, que ficaram presas no sábado na repentina erupção do vulcão, foi confirmada pela TV pública NHK, enquanto mais de vinte outras pessoas se encontram com 'parada cardíaca'.
'Nós temos a confirmação de 31 pessoas foram encontradas em estado de parada cardíaca perto do cume', declarou à AFP um porta-voz da polícia de Nagano (centro). Um vídeo amador publicado na internet mostra momento que pessoas foram surpreendidas pela erupção do vulcão.
Os socorristas falam de 'parada cardíaca' para se referir às vítimas que não apresentam nenhum sinal vital. As autoridades japonesas costumam usar este termo, à espera de que os médicos certifiquem os óbitos, o que deve acontecer nas próximas horas.
Entre estas vítimas, quatro homens tiveram a morte declarada neste domingo, após terem sido transportados pelos serviços de socorro, segundo o canal de TV público NHK.
Os socorristas, que 'suspenderam suas operações durante a tarde, devido à crescente concentração de enxofre', só puderam levar estas quatro pessoas sem lhes dar cuidados especiais, levando em conta que seu estado era crítico.
Ao anoitecer do domingo, ainda havia 27 pessoas aparentemente sem vida, que deviam ser levadas para baixo. Mas, na melhor das hipóteses, só serão transportadas na segunda-feira.
Outas dezenas de pessoas sofreram ferimentos, devido à queda de rochas ou se intoxicaram pela inalação de poeira. Helicópteros das forças de autodefesa, enviadas ao local no sábado pelo governo, socorreram sete delas.
Fumaça e cinzas formam uma coluna gigantesca. (Foto: Kyodo / Reuters)Fumaça e cinzas mostram atividade dos últimos
no vulcão Ontake (Foto: Kyodo / Reuters)
Um fenômeno pouco comum
O vulcão Ontake, de 3.067 metros de altitude, despertou bruscamente ao meio-dia de sábado, lançando espessas nuvens de fumaça, cinzas e pedras.
'Houve um estrondo e a fumaça escureceu o céu', explicou à agência Kyodo Shuichi Mukai, encarregado de um albergue de montanha perto do topo.
Este episódio raríssimo, o primeiro importante nos últimos 35 anos no caso deste vulcão, suspreendeu mais de 300 caminhantes e turistas neste início de outono (boreal), particularmente propício para as caminhadas.
Muitos visitantes fugiram, em pânico, cobrindo a cabeça e o rosto para evitar a asfixia, segundo testemunhos e vídeos amadores.
No total, 550 soldados, policiais e bombeiros participavam das operações de salvamento.
O vapor continuava escapando, este domingo, da cratera do vulcão, e existe o risco de que caiam cinzas em um raio de 4 km, alertou a agência meteorológica.
'Ninguém imaginaria uma erupção neste tipo de montanha. Eu não podia acreditar', disse um membro da equipe do NHK que estava no local para fazer uma filmagem.
O monte Ontake não despertava de forma tão forte desde 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200.000 toneladas de cinzas, segundo meios de comunicação locais.
Uma erupção de menor magnitude foi registrada em 1991 e este vulcão foi responsável por vários sismos em 2007.




sábado, 27 de setembro de 2014

Corpo esquartejado de criança é encontrado em Kobe Menina de seis anos desaparecida desde 11 de setembro.

Um homem de 47 anos foi preso suspeito de participação no crime.

O corpo de uma menina de seis anos desaparecida desde 11 de setembro foi encontrado esquartejado nesta quarta-feira (23), na cidade de Kobe, no oeste do Japão, informou a polícia.

Os testes de DNA permitiram confirmar que a vítima é Mirei Ikuta, que desapareceu após voltar da escola. A polícia interrogou um homem de 47 anos suspeito de envolvimento no crime, segundo a imprensa local.
A cabeça e os membros foram encontrados em sacos em um pequeno bosque próximo à casa da vítima. O tronco não foi localizado, revelou um porta-voz da polícia.
No dia 11 de setembro, a jovem Mirei voltou da escola no início da tarde e foi para a casa de sua avó, antes de sair para passear, revelam imagens de câmeras de vigilância de prédios e lojas do bairro.
No Japão, enquanto os pais trabalham é comum que crianças andem sem adultos nas ruas e nos transportes públicos, para ir e voltar da escola.

Erupção vulcânica no Japão causa morte e deixa mais de 30 feridos Monte Ontake expeliu cinzas e pedras neste sábado.

 Aviões que passam pela região tiveram suas rotas alteradas.

Um vulcão entrou em erupção neste sábado (27) no centro do Japão, expelindo cinzas e pedras que mataram uma pessoa e feriram mais de 30 outras gravemente, segundo a imprensa e autoridades locais.
A erupção do Monte Ontake, que se eleva a 3.067 metros entre as cidades de Nagano e Gifu, começou às 11h53 locais (23h53 de sexta-feira, 26, de Brasília), afirmou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA) em seu site, onde aconselha as pessoas a não se aproximarem do vulcão.
Fumaça e cinzas formam uma coluna gigantesca. (Foto: Kyodo / Reuters)Fumaça e cinzas formam uma coluna gigantesca
(Foto: Kyodo / Reuters)
Imagens exibidas pela televisão japonesa mostram enormes nuvens de fumaça subindo acima do vulcão, que é um dos destinos mais populares entre praticantes de caminhadas no Japão.
"Houve um som de trovão e o céu ficou escuro por causa de toda a fumaça", relatou à agência Kyodo Shuichi Mukai, que administra um chalé na montanha, perto do cume.
"Há 15 centímetros de cinzas no chão", acrescentou.
Em Tóquio, o primeiro-ministro Shinzo Abe ordenou aos militares o envio de tropas para resgatar as pessoas que continuam bloqueadas na localidade.
"Sabemos que ainda há feridos e pedi que todo o possível seja feito para resgatá-los em segurança", disse à imprensa.
De acordo com o canal NHK e a agência de notícias Jiji, mais de 30 feridos graves foram relatados, entre eles pelo menos sete perderam a consciência. Uma mulher morreu no início da noite.

Aqueles que conseguiram descer a montanha em segurança sábado à noite estavam chocados, de acordo com depoimentos prestados à televisão: "Assim que eu vi a erupção, eu corri, mas fui imediatamente coberto de cinzas", disse um morador local.
Além disso, entre os cerca de 300 praticantes de caminhadas que estavam tentando subir o vulcão quando a erupção ocorreu, 40 terão que passar a noite em abrigos perto do topo e só descerão no domingo, de acordo com a imprensa.
A tripulação de um avião relatou às autoridades que a fumaça expelida pelo vulcão chegou a alcançar uma altitude de mais de 10 mil metros, segundo a Kyodo.
A agência de meteorologia prevê novas erupções nas próximas horas que poderiam chegar até quatro quilômetros da cratera. O acesso ao local foi restringido.
A última grande erupção do Monte Ontake remonta a 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200 mil toneladas de cinzas, segundo a imprensa local. Uma erupção de menor magnitude também ocorreu em 1991 e este vulcão também é responsável por vários terremotos em 2007.
Monte Ontake é o segundo vulcão mais alto do Japão. (Foto: Kyodo / Reuters)Monte Ontake é o segundo vulcão mais alto do Japão. (Foto: Kyodo / Reuters)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Fortuna achada na Mangueira era de traficante preso desde 2008, diz PF Dinheiro achado, que ainda será contado, é estimado em R$ 3,5 milhões.

 PF vai solicitar que Governo do Estado peça transferência de Rabicó.
fortuna apreendida nesta quarta-feira (23), dentro de tonéis em uma mata na favela da Mangueira, na Zona Norte do Rio, pertencia ao traficante Antônio Hilário Ferreira, o Rabicó. Segundo a Polícia Federal, o criminoso continuava a comandar o tráfico do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, de dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste, onde está preso desde 2008.

A operação aprendeu cerca de R$ 3 milhões em dinheiro na Mangueira e outros R$ 500 mil no Salgueiro, além de 51 quilos de cocaína e armas. Até as 17h20, o dinheiro não havia sido todo contabilizado. Quatro pessoas foram presas, entre elas o tesoureiro da quadrilha, Jorge Luís Reis.
A Polícia Federal informou que vai tentar convencer o Governo do estado a pedir a transferência de Rabicó para um presídio federal. Os agentes querem também o sequestro dos bens e o bloqueio das contas do traficante.
A Policia Federal confirmou que Jorge Luís Reis é engenheiro ambiental e trabalha numa empresa que presta serviços à Petrobras.
Polícia achou R$ 3,5 milhões em tonéis na Mangueira (Foto: Reprodução / Globo)Polícia achou R$ 3,5 milhões em tonéis na Mangueira
(Foto: Reprodução / Globo)
Casa de luxo
O tesoureiro foi preso em uma casa de luxo, onde morava na Mangueira. Com ele foram apreendidos quatro fuzis. Ele não resistiu à prisão e alegou que Rabicó o obrigou a guardar os R$ 3 milhões, achados na mata, dentro de tonéis. A PF não informou como chegou até o esconderijo do dinheiro.
Depois de retirar o piso e a terra que cobriam a entrada, os policiais encontraram um alçapão com um mecanismo especial, que permitia que a porta fosse fechada por dentro. Uma escada levava ao espaço, que tinha paredes revestidas de azulejos.
O tesoureiro era responsável por fazer toda a movimentação financeira do líder da facção. Jorge Luís Reis, que responderá por lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas, investia o dinheiro do tráfico em imóveis, como uma casa em Santa Catarina e outra em Itaipuaçu, na Região dos Lagos, registrado em nome de laranjas. A Polícia Federal vai apurar o restante do patrimônio de Rabicó.
Os outros três presos foram capturados no Salgueiro. Os agentes encontraram a cocaína na residência de um casal. Shirley Rodrigues Oliveira e Isaias Almeida de Oliveira vão responder por tráfico de drogas. Os R$ 500 mil em dinheiro foram encontrados com o engenheiro ambiental Luis Henrique Ventura Ferreira, funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para a Petrobras. Ele responderá por lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal ainda investiga outros possíveis participantes da quadrilha. Foram identificados sete integrantes da facção, entre eles os quatro presos nesta quarta. A Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil também participou da operação.

STF garante benefício integral com 25 anos de serviço para servidor que desempenha atividade insalubre

Os servidores que trabalham em atividades consideradas insalubres (com exposição a agentes nocivos à saúde) agora têm mais facilidade para obter, na Justiça, a aposentadoria com vencimentos integrais aos 25 anos de serviço. O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, no mês passado, a Súmula Vinculante 33, que determina a concessão desse benefício, comum na iniciativa privada, no serviço público.

Entre as atividades insalubres, estão aquelas nas quais o funcionário é submetido a riscos químicos, físicos e/ou biológicos, como radiação (raios-X), energia nuclear, lixo e produtos infectocontagiosos. Como a exposição prolongada pode ser prejudicial ao organismo, quem trabalha com eles deve obter a aposentadoria mais cedo.

Pelo menos é esse o entendimento do INSS, que serviu como base para o STF redigir a Súmula Vinculante 33. Nela, ficou estabelecido que, enquanto não houver uma regulamentação própria para a aposentadoria especial no setor público, as regras da Previdência Social valerão para o funcionalismo.

Segundo o advogado Eurivaldo Neves Bezerra, se não fosse a aposentadoria especial aos 25 anos de serviço, os servidores que desempenham atividades insalubres teriam que trabalhar 30 (mulheres) ou 35 anos (homens) para ter direito ao benefício integral quando deixassem a ativa, o mesmo tempo da maioria dos trabalhadores.

— Em tese, a administração pública não poderia se recusar a conceder o benefício especial, mas os governos só cumprem isso quando os servidores recorrem à Justiça. Mesmo assim, vale a pena fazer o pedido pela via administrativa antes de entrar com uma ação judicial, para provar que a tentativa foi feita — aconselhou o advogado.

Decisões serão mais rápidas

Segundo Eurivaldo Neves Bezerra, a Súmula Vinculante 33 do STF vai garantir uma maior agilidade nas decisões em favor dos servidores. Isso porque, quando o funcionário ganhar a causa na primeira instância da Justiça, e a administração pública recorrer, a segunda instância vai negar a apelação, argumentando que a Corte máxima do Judiciário já tem um entendimento pacificado sobre o assunto.

— Uma decisão que antes levava dez anos poderá sair em um ano e meio ou dois anos — exemplifica.

A súmula vinculante foi proposta pelo ministro do STF Gilmar Mendes, em decorrência da quantidade de processos sobre o tema recebidos pelo Supremo nos últimos anos, gerando decisões favoráveis aos servidores na maioria dos casos. De 2005 a 2013, o STF recebeu 4.892 mandados de injunção (ações que pedem a regulamentação de uma norma constitucional) sobre a aposentadoria especial do funcionalismo.

Documentos
O servidor precisa provar que trabalhou por 25 anos em alguma atividade considerada insalubre. Para isso, o ideal é apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), documento que discrimina as funções desempenhadas e os agentes nocivos aos quais o servidor foi exposto. Também é preciso levar CPF, documento de identidade e comprovante de residência.

Alternativa ao PPP

Caso não consiga o PPP no órgão para o qual trabalhou, o funcionário poderá recorrer a depoimentos de colegas de trabalho que atestem que ele desempenhou uma atividade insalubre.

Contracheque

Em alguns casos, o próprio nome do cargo informado no contracheque já serve como prova para obter a vantagem.

Proporcional

Quem desempenhou alguma atividade insalubre, não obteve o pagamento integral com 25 anos de serviço, mas resolveu se aposentar com o benefício proporcional também pode se beneficiar da Súmula Vinculante 33 do STF. Segundo Eurivaldo Neves Bezerra, é possível ajuizar uma ação pedindo o pagamento da diferença entre a aposentadoria proporcional e a integral, com direito aos atrasados dos últimos cinco anos.

Legislação
A aposentadoria especial dos servidores está prevista no Artigo 40, parágrafo 4º, inciso III, da Constituição Federal.

http://waldirmadruga.blogspot.com.br/2014/09/stf-garante-beneficio-integral-com-25.html?

Fotógrafo registra intenso pilar de luz no céu da Suécia


Localizada às margens do quinto maior lago da Suécia, a cidade de Östersund foi palco recentemente de um dos mais belos espetáculos de luz natural conhecidos, o pilar solar, uma espécie de coluna de luz gigante que surge no horizonte e que em algumas situações pode até mesmo se movimentar e dançar ao ritmo do vento.
Pilar de Luz ou Pilar Solar
Clique para ampliar
O fenômeno é produzido pelos cristais de gelo que se formam na alta atmosfera e que ao caírem têm sua face posterior aplainada pela resistência do ar. Isso faz com que luz do Sol vinda de baixo seja refletida em direção ao solo, formando uma gigantesca coluna de luz que pode medir entre 5 e 10 graus angulares, o equivalente entre 10 e 20 vezes o tamanho visual do disco solar.
Os pilares podem surgir de cima para baixo do Sol ou ao contrário, dependendo de como a luz atinge a face aplainada do cristal. Além disso, a largura do pilar é determinada basicamente pelo ângulo da luz incidente e quanto mais inclinado estiver o cristal, mais largo parecerá o pilar.

Devido às correntes de vento, algumas vezes os cristais são deslocados do local o que faz o pilar se mover sobre o horizonte, criando um verdadeiro espetáculo luminoso que parece navegar nas ondas do vento.

Pilares Próximos
Quando cristais de gelo flutuam próximos a você, pilares, halos e outros efeitos luminosos podem ser vistos em torno de postes de iluminação a poucos metros de distância, criando um efeito ainda mais interessante!

Luzes Urbanas
Apesar dos pilares de luz serem conhecidos por se formarem pela reflexão da luz solar, algumas vezes eles também podem ser criados artificialmente pela presença de intensas fontes luminosas terrestres. Estádios de futebol ou parques muito iluminados também podem produzir belos pilares artificiais de luz. Assim, você não precisa ir até a Suécia para ver um fenômeno parecido.


Foto: No topo, pilar solar registrado pelo fotógrafo Göran Strand, em Östersund, Suécia. Acima, diagrama mostra como a luz é refletida nas faces planas do cristal de gelo. Crédito: Östersund/Nasa/Apod, Apolo11.com
 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Americana que alega ter implantado 3º seio vira sensação na internet

A americana Jasmine Tridevil, de 21 anos, que alega ter gastado US$ 20 mil (R$ 48 mil) para implantar um terceiro seio, tornou-se sensação na internet.
Jasmine Tridevil diz ter gastado US$ 20 mil (R$ 48 mil) para implantar um terceiro seio (Foto: Reprodução/Facebook/Jasmine Tridevil)Jasmine Tridevil diz ter gastado US$ 20 mil (R$ 48 mil) para implantar um terceiro seio (Foto: Reprodução/Facebook/Jasmine Tridevil)
Um vídeo que ela postou no YouTube alcançou mais de 2 milhões de visualizações até esta terça-feira (assista). No Facebook, sua página conta mais de 3 mil fãs.
Jasmine, que mora em Tampa, no estado da Flórida, contou à emissora de TV "WTSP" que a cirurgia foi filmada e pretende exibi-la em seu show em programa da TV a cabo.
"Imaginei que as pessoas iriam ser céticas, mas é verdade", afirmou ela.

Vaticano prende ex-núncio acusado de pedofilia

O polonês Jozef Wesolowski era núncio na República Dominicana.


Ele foi afastado no começo deste ano, e mora em Roma.

Do G1, em São Paulo
Foto de arquivo de 12 de agosto de 2011 mostra Jozef Wesolowski, núncio do Vaticano, em Santo Domingo (Foto: Erika Santelices/ Arquivo AFP)Foto de arquivo de 12 de agosto de 2011 mostra
Jozef Wesolowski, núncio do Vaticano, em Santo
Domingo (Foto: Erika Santelices/ Arquivo AFP)
O Vaticano disse nesta terça-feira (23) que prendeu um ex-arcebispo acusado de pagar por sexo com crianças enquanto era um núncio apostólico (embaixador do Papa) na República Dominicana, informa a agência Reuters.

Jozef Wesolowski está em prisão domiciliar, informou o Vaticano em um comunicado.

Wesolowski é a figura mais proeminente da Igreja a ser presa desde que Paolo Gabriele, um ex-mordomo papal, foi condenado em 2012 por roubar e vazar documentos privados do Papa Bento XVI.

Diferente de Gabriele, Wesolowski não foi detido na prisão do Vaticano, poucos quartos anexados a um tribunal, mas foi colocado em prisão domiciliar em um apartamento do Vaticano por razões médicas.

Wesolowski foi afastado por um tribunal do Vaticano no começo deste ano e aguardava julgamento e acusações criminais. De acordo com a France Presse, o Vaticano abriu nesta terça um julgamento criminal contra o ex-núncio por pedofilia.

Ele estava morando em liberdade em Roma, e vítimas de abuso sexual pediam sua prisão, expressando preocupação de que ele pudesse fugir.
Vaticano disse que esta detenção reflete o desejo do Papa Francisco “que um caso tão grave e delicado seja tratado sem atraso, com rigor justo e necessário”.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dengue, dinâmica de transmissão e ciclo de vida Aedes aegypti.

Contagem regressiva: Cometa C/2013 A1 se aproxima do planeta Marte


Estamos a menos de 30 dias para um dos acontecimentos mais aguardados dos últimos meses. No próximo dia 19 de outubro o cometa C/2013 A1 Siding Spring vai praticamente raspar o Planeta Vermelho e poucos pesquisadores se arriscam a afirmar o que pode acontecer.
Aproximação hipotética do cometa Siding Spring
Clique para ampliar
Embora as chances de colisão sejam infinitamente pequenas, a diminuta distância entre os dois objetos chama muito a atenção. Os cálculos mostram que a distância mínima entre C/2013 A1 e a superfície de Marte será de apenas 134 mil km, com valor mais provável estimado em 136 mil km. Para comparação, a lua marciana Deimos orbita o planeta a 24 mil quilômetros de altitude.

Os cálculos estão atualmente amparados em 694 dias de observação, o que confere muita precisão ao resultado e praticamente descarta um risco de colisão. No entanto, esses valores se referem à distância do núcleo do cometa em relação à superfície do planeta, mas deixa de lado a enorme quantidade de fragmentos que compõe a cauda e a coma que envolvem o cometa.
Até o momento, estima-se que a parte principal da cauda passará a cerca de 30 mil quilômetros da superfície, o que significa que somente meteoroides com alta energia e velocidade acima da média, que foram ejetados anteriormente, poderão atingir o planeta e sua luas ou então as espaçonaves em orbita.

Foto do cometa C/2013 A1 Siding Spring
Clique para ampliar
Até 2013, acreditava-se que Siding Spring produzisse uma grande chuva de meteoros sobre Marte ou representasse alguma ameaça para as sondas em sua orbita. Estudos feitos recentemente mostram, no entanto, que essas possibilidades não são tão grandes, sendo que o risco maior ocorrerá 100 minutos após o ponto da maior aproximação, previsto para as 15h28 BRT de 19 de outubro.
Siding Spring passará por Marte com velocidade estimada em 56 km/s, ou aproximadamente 200 mil km/h. Ainda não se conhece com precisão o seu diâmetro, mas estima-se que não ultrapasse 800 metros. Caso se chocasse contra a superfície C/2013 A1 liberaria energia equivalente a 20 bilhões de megatons de TNT, abrindo uma cratera que poderia ultrapassar 10 km de diâmetro.


Artes: No topo, concepção artística mostra o cometa c/2013 A1 Siding Spring próximo ao horizonte marciano no dia 19 de outubro de 2014. Acima, imagem feita pelo astrônomo Manos Kardasis mostra o cometa próximo à estrela HIP90028, em 18 de setembro de 2014. Créditos: Manos Kardasis, Apolo11.com. 
 

domingo, 21 de setembro de 2014

Pulsares: Ouça o som das estrelas de nêutrons girando



Quando alguns tipos especiais de estrelas explodem, deixam em seu lugar um núcleo muito denso e altamente energético que gira muito rapidamente sobre o próprio eixo. A cada volta, espalham no Universo poderosos feixes eletromagnéticos que são registrados aqui na Terra como uma verdadeira percussão estelar.

Conhecidos como pulsares, esses objetos são criados quando estrelas com massa superior a oito vezes a do Sol esgotam sua energia nuclear e explodem. Esse evento é chamado de supernova, uma explosão tão brilhante que mesmo ocorrendo a centenas de anos-luz de distância pode ser vista da Terra até mesmo durante o dia.
Ao mesmo tempo em que as camadas externas da estrela são lançadas ao espaço, o núcleo da estrela continua desmoronando já que fusão nuclear que mantinha o equilíbrio de forças não existe mais. A gravidade criada durante esse colapso é tão intensa que os prótons e elétrons se comprimem formando nêutrons e o outrora gigantesco núcleo é reduzido a menos de 10 quilômetros de diâmetro.
Para que o leitor tenha possa ter uma ideia da densidade desse núcleo, uma simples caixa desse material pode pesar mais que todo o Sistema Solar junto.
Durante o colapso, o movimento da matéria em direção ao centro faz o objeto girar e quanto mais matéria, mais rápida é a rotação. Esse processo faz os prótons e elétrons ligados à superfície serem arremessados para fora, fluindo através das linhas do campo magnético em direção aos polos norte e sul.
Com o desalinhamento entre o eixo magnético e o de rotação, a estrela de nêutrons emite uma enorme quantidade de radiação pelos polos, que é lançada em diversas direções no Universo. Assim nasce um pulsar.

Ouvindo Pulsares
Como explicado, um pulsar gira rapidamente. Um típico objeto desse tipo, PSR B0329+54, revoluciona a 1.4 rotações por segundo. Já o pulsar Vela, PSR B0833-45, completa 11 voltas em apenas 1 segundo.
Da mesma forma que um farol de navegação, durante a rotação o feixe eletromagnético de um pulsar também atinge a Terra e pode ser detectado por radiotelescópios, onde cada rotação é registrada como um pulso. Ouça o som de diferentes pulsares.

  • Pulsar PSR J0437-4715: 174 rps (rotações por segundo)
  • Pulsar Vela: 11 rps
  • Pulsar Caranguejo: 30 rps 
  • PSR B1937+21: 642 rps
    Vídeo: Som e imagem do pulsar Vela, como registrado pelo telescópio do Centro de Astrofísica Jodrell Bank, na Inglaterra. Esse pulsar é o que restou de uma estrela supermassiva que explodiu há 10 mil anos. O som revela um núcleo em rotação, com período de 89 milissegundos ou 11 rpm. Crédito: Jodrell Bank Centre for Astrophysics, Apolo11.com.
  •  

    quarta-feira, 17 de setembro de 2014

    Forte terremoto atinge a região de Guam, no Pacífico Sul

    Um terremoto de magnitude 6,7 sacudiu, nesta quarta-feira (17), a região ocidental de Guam, no Pacífico Sul, sem registro de mortos ou feridos ou de formação de um tsunami, informa o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).
    O USGS, que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro do tremor a 133 km de profundidade e a 48 km ao noroeste de Hagatna, a capital, segundo dados preliminares.
    Agências internacionais como Efe e Reuters noticiaram o forte tremor, mas informaram magnitude 7,1, diferente da registrada no USGS.
    Guam, a maior ilha da Micronésia, foi colônia espanhola até 1898 e conta com uma população de 160 mil pessoas com passaporte americano, apesar de estar inscrito desde 1950 como território associado não incorporado aos EUA.

    AGOSTO DE 2013 X AGOSTO DE 2014 - VEJA OS NÚMEROS DA SEGURANÇA PÚBLICA EM CAXIAS

    QUADRO COMPARATIVO DE AGOSTO DE 2013 X AGOSTO DE 2014 DO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS.  


    Veja você mesmo..:



    Os índices são baseados nos dados do ISP - Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro
    .  
    Fonte: http://www.isp.rj.gov.br/

    Estudo revela que satélite foi sacudido por megaterremoto do Japão

    Há três anos, um megaterremoto de 9.1 magnitudes sacudiu a costa do Japão provocando um dos maiores tsunamis da História. O abalo foi tão intenso que os infrassons gerados se propagaram tão alto que até um satélite de sensoriamento remoto tremeu ao som das ondas sísmicas.

    Infrassom_terremoto_no_japao
    Clique para ampliar
    A revelação do fenômeno foi publicada recentemente no periódico especializado Geophysical Research Letters tendo como base os dados registrados pelo satélite europeu GOCE, que já reentrou na atmosfera e tinha como missão registrar as tênues variações do campo gravitacional da Terra.
    Para realizar o seu trabalho, o GOCE precisava manter a órbita e altitude altamente estáveis através de diversos sistemas que compensação, de modo que apenas as variações do campo gravitacional fossem registradas.
    No entanto, no dia 11 de março de 2011 o satélite registrou duas anomalias muito acentuadas e que só recentemente foram explicadas pelos cientistas da Agência Espacial Europeia, ESA e atribuidas ao megaterremoto que atingiu o Japao.
    De acordo com os pesquisadores, a primeira anomalia foi detectada sobre o oceano Pacífico 30 minutos após o terremoto e a segunda cerca de uma hora depois, quando o GOCE estava sobre a Europa. Segundo os cientistas, as ondas acústicas se propagaram até 270 km de altitude, onde orbitava o satélite GOCE e fizeram a densidade do ar variar abruptamente naquela região.
    Como consequência, o satélite acompanhou essas variações subindo e descendo cerca de 20 km por mais de 2 horas, ao mesmo tempo em que os mecanismos de compensação tentavam manter o satélite na altitude nominal.

    Esse foi a primeira vez que um satélite conseguiu registrar infrassons e pode sinalizar o desenvolvimento de uma nova ferramenta de análises para os sismologistas.
    "Os sismologistas estão muito interessados nessa descoberta, pois até agora eles não tinham qualquer instrumento espacial similar aqueles existentes em solo", disse o físico e autor do estudo Raphael Garcia, ligado ao Research Institute in Astrophysics and Planetology, na França.

    Infrassons
    Os infrassons são ondas acústicas de frequência muito baixa, inferiores a 1 Hz (1 hertz) , produzidas por terremotos, explosões atômicas e até mesmo pelas ondas de choque geradas durante entrada meteoros na atmosfera. Elas não podem ser ouvidas pelos seres humanos, que ouvem entre 15 Hz e 15 mil Hz, mas são percebidas por elefantes ou golfinhos.
    Em solo, existem centenas de sensores capazes de ouvir esses sons e triangular a fonte geradora, assim como a energia que a gerou. A análise desses dados é que permite aos governos o monitoramento do cumprimento do tratado de não realização de testes nucleares. Recentemente, os registros de infrassons foram usados também para calcular a energia do meteorito que caiu na cidade russa de Chelyabinsk, em fevereiro de 2013.
    Com a descoberta, novos instrumentos poderão ser desenvolvidos especificamente com essa finalidade e então embarcados em satélites de baixa altitude. Isso permitirá aumentar capacidade de detecção e acompanhamento de eventos acústicos de grande energia e também fornecer pistas sobre o comportamento de algumas espécies de animais diante desses eventos.

    Artes: no topo, gráfico mostra a variação de altitude sofrida pelo satélite GOCE durante a chegada dos infrassons. No vídeo é possível visualizar como os infrassons sacudiram o satélite dentro da sua órbita. Créditos: LiveScience.com, Apolo11.com.
     

    segunda-feira, 15 de setembro de 2014

    Programa que defende Terra de asteroides é insuficiente, diz auditoria

    Peça com 570 kg foi retirada de lago nesta semana. Meteorito atingiu região central da Rússia em fevereiro deste ano (Foto: Andrey Tkachenko/Reuters)Peça com 570 kg foi retirada de lago; meteorito atingiu região central da Rússia em fevereiro de 2013 (Foto: Andrey Tkachenko/Reuters)
    O programa da Nasa para detectar e proteger a Terra dos asteroides está mal administrado e atrasado em relação a seus objetivos, revela uma auditoria do governo publicada nesta segunda-feira (15) nos Estados Unidos.
    Apenas um milhão de dólares do orçamento total de 40 milhões do programa é destinado a estratégias para desviar asteroides que ameaçam a Terra ou evacuar áreas sob risco de impacto, destaca o relatório elaborado pelo inspetor-geral da Nasa, Paul Martin.
    O Congresso ordenou em 2005 à agência espacial americana a criação de um programa para rastrear os chamados "objetos próximos à Terra" (NEO, sigla em inglês) com mais de 140 metros de diâmetro, decidir que ameaça representam e catalogar 90% destes objetos até 2020.
    "Após o programa descobrir, avaliar e traçar as órbitas de mais de 11 mil NEOs desde 1998, a Nasa estima que identificou apenas 10% de todos os asteroides de 140 metros ou mais e que não cumprirá o prazo até 2020", adverte a auditoria.
    Meteorito da Rússia
    A maioria dos objetos próximos à Terra são inofensivos e se desintegram antes de atingir a superfície do planeta, mas alguns passam, como o meteorito de 18 metros de diâmetro que caiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk em 2013 "destruindo prédios, vidraças e ferindo mais de mil pessoas".
    Entre os problemas de gestão da Nasa estão a missão de redirecionamento de asteroides, que não foi desenvolvida pelo programa NEO, e "os controles inadequados para assegurar uma contabilidade apropriada das verbas" do projeto.
    A auditoria afirma que a Nasa gasta apenas 7% do orçamento de 40 milhões de dólares do programa em estratégias para "defender a Terra de impactos de NEOs", incluindo planos de defesa civil, evacuações de emergência ou "tentativas de destruir ou desviar a trajetória" de objetos.
    Segundo Martin, a "Nasa concorda com as recomendações e propõe ações para corrigir" as falhas.

    ASTEROIDES PRÓXIMOS

     

    O asteroide 2009 RR passará hoje a 768 mil km km da Terra. 

    O objeto tem 34 metros de comprimento e se desloca a 12 km/s.

    2009 RR tem cerca de 62 mil toneladas e um volume estimado em 20579 metros cúbicos.

     Se atingisse a Terra o asteroide liberaria energia equivalente a explosão de 1063 kilotons 

    de TNT ou 54 bombas simliares à de Hiroshima.



    Monitoramento
    A tabela abaixo mostra a data de aproximação para diversos asteroides monitorados pelo Programa NEO de Objetos Próximos à Terra, da Nasa.

     A coluna LD significa Distância Lunar e equivale a distância entre a Terra e Lua, igual a 384.400 km. 

    A magnitude absoluta informada é aquela no momento da maior aproximação. 

    Piratas do Caribe: aquele brilho verde do Sol existe mesmo?



    Em Piratas do Caribe, uma explosão de luz verde solar cobre todo o céu, abrindo uma espécie de portal mágico entre dois mundos diferentes. Em 1882, Julio Verne também mencionou a existência desse estranho fenômeno. Afinal, isso existe mesmo ou é coisa da imaginação?

    Em 1873, o observador solar David Winstanley descreveu minuciosamente um evento muito raro que havia presenciado. Segundo ele, instantes antes do Sol se pôr no horizonte uma intensa luz verde brilhou no topo superior da estrela. Não durou mais que dois segundos, mas era tão forte quanto o próprio brilho do Sol.
    Em 1882, Julio Verne publicou o romance "O Raio Verde", onde oferece uma versão romântica sobre o fenômeno. No livro, quem testemunhasse esse rápido acontecimento teria concedida a habilidade de ver o coração das pessoas.
    Um ano depois, Winstanley publicou outra descrição de um flash verde visto por William Swan, sobre uma montanha em Rigi.
    Durante alguns anos, o flash verde solar permaneceu um mistério e até mesmo sua existência era questionada. Alguns atribuíam sua observação a algum tipo de insanidade ou processos fisiológicos ligados à retina, mas somente com a invenção da fotografia o fenômeno passou a ser entendido.
    O flash verde solar existe mesmo. Ele dura entre 1 e 2 segundos e não é tão raro assim. Para vê-lo, é preciso que o observador esteja no lugar certo e na hora certa e esteja muito atento ao instante final do pôr do Sol.

    Como um tesouro
    Por incrível que pareça, o Sol que vemos no horizonte não está lá. Ele está bem mais baixo do que aparenta, mas devido à presença da atmosfera ele parece estar mais alto. Isso acontece porque a atmosfera age como um grande prisma que curva os raios solares, em um processo ótico chamado refração.
    Como consequência da refração, a luz branca solar é decomposta em suas cores primárias, fazendo com que o disco solar se torne avermelhado na base, alaranjado no centro e verde no topo. Sim, o topo do disco solar se torna esverdeado!
    O problema é que essa cor só é possível de ser notada quando o observador está vendo o pôr do Sol em sua plenitude, coisa que só acontece em alto-mar, desertos ou em montanhas muito elevadas de onde se pode vislumbrar o horizonte desimpedido. Como a fração verde do disco só é perceptível nos últimos instantes do pôr do Sol, tem-se a impressão de um flash
    muito rápido no topo da estrela.
    Assim, para ver o fenômeno do flash verde é necessário um local com horizonte totalmente livre, como por exemplo o alto-mar. Precisa também de muita atenção no instante final.
    Como um tesouro, quem procura acha!


    Artes: no topo, vídeo explica em detalhes como acontece o flash verde solar. Créditos: Climatempo, Apolo11.com.