terça-feira, 29 de abril de 2014

Tornados devastam cidades nos Estados Unidos e deixam 16 mortos


Dezesseis pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na passagem de uma série de tornados por três estados americanos. A imagem é desoladora. Bairros inteiros simplesmente varridos do mapa. O domingo estava terminando quando uma nuvem escura tomou conta do céu.
Ao tocar o chão, o tornado arrancou árvores. Casas viraram entulho. Um caminhão foi transformado em sucata. Muita gente tentou escapar pelas estradas e entrou em desespero.
Meteorologistas calculam que os ventos chegaram a 240km/h. Os moradores também enfrentaram chuva forte e granizo.
Ann desabafa: “Estou tentando encontrar alguns objetos que contam a história das nossas vidas. Mas sei que há pessoas planejando funerais. Por isso sou muito grata”.
A série de tornados provocou mortes em três estados na região centro-sul dos Estados Unidos. O Arkansas, foi o mais atingido.
"É um processo lento. Pessoas e cães estão vasculhando os destroços para encontrar desaparecidos", afirmou o coordenador das buscas.
O governador do Estado disse: "Pelos estragos, esse foi o tornado mais forte que já vi". Durante uma viagem às Filipinas, o presidente Barack Obama lamentou a tragédia e prometeu ajuda federal para as vítimas.
O serviço de meteorologia emitiu um alerta para a região Sul do país. Três milhões de americanos poderão enfrentar tempestades severas nas próximas horas. E este é só o começo da temporada de tornados nos Estados Unidos.
No fim da tarde, parte do Mississipi declarou estado de emergência. Um telespectador gravou o momento em que o apresentador da TV de Tupelo anunciou a chegada do tornado. Ele mandou que todos fossem para o porão e, assustado, deixou o estúdio.

Anunciada existência de objeto escuro e gigante a 7.2 anos-luz



Pesquisadores estadunidenses confirmaram que um objeto com cerca de 10 vezes o tamanho de Júpiter foi detectado nas vizinhanças do Sol. O corpo é extremamente gelado e não pode ser visto no comprimento da luz visível.
WISE J085510.83-071442.5
A descoberta do novo objeto foi feita com base
em imagens e dados dos telescópios espaciais Spitzer e WISE, da NASA, e anunciada por cientistas ligados ao Centro para Exoplanetas e Mundos Habitáveis da Universidade da Pensilvânia.
De acordo com Kevin Luhman, líder da equipe de descobridores, ao que tudo indica o novo objeto é uma anã marrom, um objeto gasoso de dimensões quase estelares, mas de massa insuficiente para iniciar o processo de fusão nuclear e fazê-lo brilhar como uma estrela.
Batizado como WISE J085510.83-071442.5, a anã-marrom se localiza a apenas 7.2 anos-luz do Sol (cerca de 70 trilhões de quilômetros), o que a torna o quarto sistema mais próximo do sol. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o objeto é extremamente frio, com temperaturas oscilando entre -48 e -13 graus, o que seria a mais fria anã marrom já detectada.

"É marcante saber que mesmo após décadas estudando o céu, ainda não temos um inventário completo dos vizinhos do Sol", disse Michael Werner, cientista responsável pela missão do telescópio espacial Spitzer junto ao Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa.

Invisível
WISE J085510.83-071442.5 é um objeto frio e distante e por não irradiar luz no espectro visível não pode ser visto por telescópios tradicionais. Para descobri-lo foi preciso observar o céu no espectro infravermelho, onde o brilho térmico dos objetos pode ser detectado. Para isso os pesquisadores utilizaram imagens dos telescópios espaciais Spitzer e Wise, cuja missão foi justamente varrer o céu neste comprimento de onda e mapear corpos celestes que de outra forma passariam despercebidos.

Após a detecção de WISE J085510.83-071442.5, a equipe de Kevin Luhman passou a utilizar os dados gerados pelos telescópios em infravermelho Gemini e Cerro Pachon, no Chile.
Combinando as imagens feitas do objeto tomadas de diferentes posições ao redor do Sol pelos telescópios espaciais e terrestres, os pesquisadores puderam determinar a paralaxe e então calcularam a distância da anã-marrom, estimada em 7.2 anos-luz, o quarto sistema mais próximo do Sol depois do trio Alpha Centauro, localizado a 4 anos-luz de distância.

Nemesis
Em março de 2013, a análise das imagens do WISE feita pela equipe de Luhman também demonstrou a existência de um par de anãs marrons muito mais quentes, localizadas a 6.5 anos-luz. Entretanto, sua busca demonstrou até agora que o Sistema Solar exterior não contém qualquer grande planeta ainda não descoberto, afastando a possibilidade da existência de um suposto "Planeta X" ou da estrela Nemesis, uma hipotética companheira binária do nosso Sol.

Arte: A animação mostra uma série de imagens feitas pelos telescópios Spitzer e Wise e que permitiram a detecção da anã marrom J085510.83-071442.5. Crédito: NASA/JPL, Apolo11.com
 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Grande bola de fogo se rompe sobre o interior de São Paulo


Uma grande bola de fogo em processo de fragmentação foi observada na noite de segunda-feira cruzando céu de diversas cidades do interior de São Paulo. Esse é o segundo meteoro de grandes dimensões a ser registrado nos últimos dois meses sobre o Estado.
O intenso bólido cruzou o céu às 18h44 pelo horário de Brasília e de acordo com dados computados pela rede de observação de meteoros BRAMON, sobrevoou diversas cidades do Vale do Paraíba e Grande São Paulo.
Segundo Carlos Apodman Bella, ligado à BRAMON, o bólido se deslocava com uma baixa velocidade angular de cerca 10km/s e durante sua trajetória apresentou quatro explosões sendo que ao final apresentou uma clara fragmentação.
"Uma avaliação visual de seu comportamento durante a longa trajetória parece mostrar que ele possuía uma grande resistência à pressão exercida sobre ele, demorando a romper. Isto pode indicar que o corpo possuía uma alta densidade, talvez majoritariamente metálico", explicou Bella.


Meteoro em São Paulo - trajetóriaa
Clique para ampliar
Os pesquisadores da BRAMON ainda estão analisando as imagens capturadas pelas estações de Campinas e Mogi das Cruzes, com o objetivo de determinar a massa e a altitude final antes do dark flight, fase em que o meteoro se "apaga" mas continua em queda livre.
Essa é a segunda vez em menos de dois meses que um meteoro de dimensões aparentemente grandes é registrado pelas câmeras da BRAMON sobre São Paulo. A primeira ocorreu em 12 de fevereiro, quando as câmera de vigilância de Mogi das Cruzes e São Sebastião detectaram uma grande bola de fogo cruzando grande parte do litoral norte paulista.

Meteoro em Varginha
Cerca de 40 minutos depois da detecção do meteoro feita pela BRAMON, uma outra bola de fogo foi registrada acima do céu de Varginha, em Minas Gerais.


Meteoro em Varginha
Clique para ampliar

O evento foi registrado em foto pelo internauta Sergio Garcia e mostra um suposto objeto se fragmentando em vários pedaços.
Devido à grande diferença de tempo entre os dois eventos, é pouco provável que esteja relacionados. No caso de Varginha, os fragmentos parecem estar bem mais dispersos, lembrando a reentrada de possível lixo espacial.

BRAMON
Com cerca de dez câmeras ativas, a BRAMON vem obtendo um ótimo índice de registros de eventos de grande porte como este e a taxa de captura de bólidos tem sido de um por mês, o que supera largamente as expectativas iniciais.
Até final do ano as previsões apontam a implantação de mais 20 a 25 câmeras em todo território nacional, realizando uma cobertura sem precedentes dos eventos magníficos que eram subestimados nos céus brasileiros.
Se você tem interesse em participar da BRAMON e também quer montar uma estação de vigilância dos céus, entre em contato com a BRAMON através do email: bramon@bramon.com.br.


Artes: no topo, vídeo mostra a fulgurante trajetória do meteoro sobre diversas cidades do Vale do Paraíba e Grande São Paulo. As cenas foram registradas pelas estações de Campinas e Mogi das Cruzes, operadas por Marco Mastria e Wilson Alves. Na sequência, mapa mostra o trajeto da bola de fogo, calculado após triangulação feita a partir das imagens coletadas. Acima, fragmentação de objetos acima da cidade de Varginha, MG, ocorrida 40 minutos antes da observação do bólido em São Paulo. Créditos: BRAMON, Sergio Garcia, Apolo11.com.
 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Marte: Luz misteriosa existe e não é fruto da imaginação



No início de abril, uma imagem feita pelo jipe-robô Curiosity intrigou muita gente. A cena mostra uma estranha luz, uma espécie de farol muito forte, brilhando no horizonte do Planeta Vermelho. Ainda não há uma explicação, mas diversas hipóteses já foram levantadas.
Farol em Marte
Clique para ampliar
A cena foi registrada entre os dias 2 e 3 de abril pela câmera de navegação a bordo do jipe Curiosity e revela uma espécie de flash ou farol localizado próximo ao horizonte marciano, observado em apenas uma das cenas registradas.
Como sempre acontece nesses momentos, diversos blogs passaram a repercutir a imagem, quase sempre associando a estranha luz a uma suposta civilização inteligente ou até mesmo a alguma torre de uma distante cidade marciana.
De acordo com o Justin Maki, ligado ao Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL e líder da equipe de engenheiros que projetou as câmeras a bordo do Curiosity, existe grande chance da luz observada ser o reflexo do Sol em alguma rocha, uma vez que quando as imagens foram feitas o Sol se encontrava baixo no horizonte e na mesma direção do flash.
Outra possibilidade, segundo Maki, é o flash ser um artefato produzido pela passagem da luz solar através de algum orifício na câmera, atingindo diretamente o sensor CCD. De acordo com o engenheiro, isso já ocorreu outras vezes com as câmeras do Curiosity e outros jipes em Marte e acontece quando a geometria dos raios solares está precisamente alinhada com o sensor da câmera.
Embora essas duas possibilidades sejam as mais aceitas, existe também a hipótese de o artefato ter sido produzido pelo impacto de partículas de raios cósmicos de alta energia, que ao atingirem o CCD produziu o referido clarão, algo muito comum de acontecer com os sensores dos telescópios espaciais.

Pareidolia
Pareidolia, um fenômeno psicológico que faz com que nosso cérebro interprete sons e imagens aleatórias como algo significativo e conhecido. Um exemplo bem conhecido de pareidolia é enxergar imagens nas nuvens.
Essa não é a primeira vez que objetos vistos na superfície marciana sejam interpretados como conhecidos, dando origem à verdadeiras teorias conspiratórias. Os mais conhecidos são a "Face de Marte" ou o Bigfoot, um homem que parecia sentado em uma pedra.
Diferente da pareidolia, dessa vez a luz observada não é uma ilusão. Ela realmente existe e foi registrada, mas não foi produzida por nenhuma civilização extraterrestre. Provavelmente, não passa de um reflexo de luz.
 

OMS, Unicef e Cruz Vermelha intensificam esforços contra ebola

A Organização Mundial de Saúde (OMS), a Cruz Vermelha e o Unicef decidiram intensificar os esforços na luta contra a epidemia de febre ebola na África Ocidental, sobretudo na Guiné, o país mais afetado.
Em comunicados divulgados nesta quinta-feira, as três organizações anunciaram cursos de formação e uma campanha sobre informações essenciais na luta contra a propagação da febre hemorrágica provocada em parte pelo vírus ebola, que provocou 101 mortes na Guiné e 10 na Libéria em 2014.
Vários casos suspeitos foram detectados em Serra Leoa e no Mali, mas os testes foram negativos para o vírus do ebola, que é muito contagioso e tem uma taxa de mortalidade de até 90%. Não existem vacinas ou medicamentos para combater a doença.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) "intensifica os esforços para conceber estratégias de comunicação adaptadas à cultura local, com o objetivo de divulgar o vírus do ebola" em sete países da África Ocidental, afirma um comunicado da organização.
A operação acontece em parceria com Cruz Vermelha, a OMS e os ministérios da Saúde dos países afetados, com um "arsenal de comunicação (mensagens de texto nos telefones celulares, programas de rádio ou televisão e campanhas porta a porta)", explica o Unicef.
A OMS informou que inicia nesta quinta-feira o primeiro curso de formação para 70 pessoas em Conacri, capital da Guiné, que viajarão às comunidades afetadas pelo vírus.
Também criará um centro para coordenar as atividades relacionadas com a detecção, busca, transporte, hospitalização e sepultamento dos casos suspeitos.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Mundo Alinhamento cósmico entre Sol, Terra e Marte ocorrerá hoje



entre Marte, a Terra e o Sol é chamado de "oposição", porque Marte e o Sol são opostos um ao outro no 'nosso' céu.
O "planeta vermelho" aparece de dois em dois anos no céu terrestre, quando a órbita o coloca num alinhamento perfeito entre a Terra e o Sol.
Entre a Terra e Marte as oposições acontecem a cada 26 meses porque os planetas são relativamente próximos um do outro.
Por conta dessa configuração entre Terra e Marte, o "planeta vermelho" estará visualmente maior para os observadores, principalmente para quem tiver um telescópio.

PM da UPP da Rocinha que havia desaparecido em São Gonçalo é resgatado em favela depois de levar dez tiros



O policial militar da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela da Rocinha,  que havia desaparecido na noite desta segunda-feira, em São Gonçalo, foi resgatado manhã desta terça por um helicóptero da Secretaria de Segurança do Rio. Lucas Falco dos Santos Barreto, de 23 anos estava numa região de mata no alto da Favela do Arrastão. Ele foi levado para o Hospital Geral de São Gonçalo e exames constataram que o PM levou dez tiros - sete nas pernas, um na nádega, um no braço e um no pescoço. As balas estão alojadas,segundo os médicos que o atenderam.

Lucas está lúcido e contou à equipe do hospital que, depois de seu carro enguiçar na Rodovia Amaral Peixoto, no trecho próximo à Favela do Arrastão, por volta das 18h30m, pediu ajuda ao pai por telefone. Ele também foi a um posto de gasolina perto. Quando voltou para o automóvel, o PM acabou sendo rendido por traficantes - ele não soube precisar quantos. Lucas contou ter sido levado para o alto da favela. Lá, virou alvo dos disparos dos bandidos.

O PM ficou caído no local até a manhã desta terça, quando o helicóptero o visualizou. Além da aeronave, equipes de policiais também faziam buscas na favela.
A Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo assumiu a investigação sobre o suposto sequestro do PM.

Policiais federais reforçam ameaça de parar durante a Copa


Agência Brasil     -     08/04/2014




Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal fizeram hoje (8) mais uma manifestação no Rio de Janeiro para pressionar o governo a aprovar a reestruturação dessas carreiras e o reconhecimento de suas atribuições. Durante o protesto, no Aeroporto Santos Dumont, os policiais ergueram faixas e distribuíram panfletos aos passageiros.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Fedederal no Rio, André Vaz de Mello, a categoria ameaça parar durante a Copa do Mundo se não houver avanço na negociação com o governo federal até o início de junho.

“O governo sempre nos sinaliza que [se entrarmos em greve] vai nos substituir pelo Exército ou pela Força Nacional [no setor de imigração dos portos e aeroportos]. Mas não adianta substituir por um militar ou qualquer outro funcionário público [porque não vai saber como funciona o setor]. Então será um caos, vai parar. Ou então o governo federal poderá abrir a porteira e deixar entrar todo mundo, terrorista, procurados pela Interpol”, disse Mello.

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Justiça informou, por meio da assessoria de imprensa, que não se pronunciará sobre a ameaça de greve dos policiais. O Ministério também disse que não há, por enquanto, um plano de contingência caso a greve seja decretada durante a Copa do Mundo.

FETO JOGADO FORA!

MORADORES DA RUA RAUL POMPÉIA NO BAIRRO ENGENHO  DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS-RJ,FICARAM PERPLEXOS AO DEPARAREM COM UM  CORPO EM FORMAÇÃO COM APROXIMADAMENTE DOIS MESES,O FETO JÁ TINHA CABELO E SEU ROSTINHO JÁ ESTAVA SE FORMANDO,ERA UM MENINO.

O BEBÊ FOI DEIXADO NA RUA DENTRO DE UMA MOCHILA PRETA.TODOS QUE VIAM A CENA FICAVAM CHOCADOS E NA MENTE DE TODOS HAVIA O MESMO QUESTIONAMENTO PORQUE?
QUEM EM SUA PLENA CONSCIÊNCIA FARIA UMA COISA DESSAS,PORQUE NÃO LEVARAM O FETO AO IML PARA QUE PUDESSE PELO MENOS TER UM ENTERRO DIGNO,UMA DESPEDIDA DOS PAIS E FAMILIARES,O QUE TERIA ACONTECIDO AFINAL,ABORTO?
BOM NÃO SABEMOS E TALVEZ JAMAIS IREMOS TER UMA RESPOSTA,MAIS UMA COISA SABEMOS ESSE TIPO DE ATITUDE É NO MÍNIMO ANTÍ HUMANA E CRUEL,E NÃO PODE TORNAR A ACONTECER,AFINAL SOMOS SERES HUMANOS E NÃO ANIMAIS!
POLICIAIS MILITARES DO 15 BPMERJ-CAXIAS,ESTIVERAM NO LOCAL E FIZERAM A OCORRÊNCIA,O BEBÊ FOI REMOVIDO DO LOCAL PELO 14º GAC BOMBEIROS MILITAR.

COMO EDITOR DO BLOG NOBREGANEWS EU QUERIA FAZER APENAS UMA PERGUNTA:ONDE ESTÁ O AMOR?

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Adolescente famoso por 'rolezinhos' é morto em São Paulo


Testemunhas dizem que ele foi agredido com pancada na cabeça em festa.
Celebridade nas redes sociais, Lucas Lima disse que iria deixar 'rolezinhos'.


Do G1 São Paulo

Lucas Lima em foto de janeiro (Foto: Paulo Toledo
Piza/G1)
O estudante Lucas Oliveira Silva de Lima, de 17 anos, um dos participantes de "rolezinhos" em shoppings de São Paulo, morreu no sábado (5). Segundo boletim registrado no 24° Distrito Policial (Ponte Rasa), testemunhas dizem que o adolescente foi agredido com uma pancada na cabeça durante uma festa.

O delegado José Manoel Lopes, 64° Distrito Policial (Cidade A. E. Carvalho), disse que vai apurar se o adolescente foi assassinado. De acordo com a Polícia Civil, a causa da morte foi "traumatismo craniano provocado por um objeto contundente".
Os familiares relataram à polícia que o jovem saiu de casa na sexta-feira (4) dizendo que iria a uma festa e depois dormiria na casa de um irmão. No sábado, por volta das 18h30, o pai do garoto, Luiz Carlos Lima, voltou do trabalho e foi informado sobre a agressão por um conhecido.
No boletim de ocorrência, o pai disse que a família decidiu então buscar informações sobre o filho nos hospitais da região. Funcionários do Hospital Alípio Corrêa Netto contaram aos parentes que o garoto já chegou morto ao centro médico.

Por volta das 15h, investigadores seguiram até o hospital para saber quem prestou socorro ao jovem. O pai de Lucas Lima prestou depoimento nesta tarde. "Quero que a Justiça seja feita, mas revolta não tenho, é um sentimento muito grande", disse o pai do jovem. "Neste momento eu não tenho palavras [para expressar o que sinto]. Graças a Deus sou uma pessoa forte para estar confortando todos à minha volta", disse.

Famoso no Facebook
Seguido por 56 mil pessoas no Facebook,Lucas deu entrevista e gravou um vídeo para o G1 (veja acima) publicado no dia 15 de janeiro. O estudante contou que frequentava os "rolezinhos" desde o fim de 2013 para se divertir, cantar funk e conhecer pessoas. Mas, com o tumulto ocorrido no começo do ano no Shopping Metrô Itaquera, ele decidiu "se afastar" desses encontros. "Não quero cair em cadeia por causa disso", afirmou na época.

Na ocasião, Lucas foi um dos jovens abordados pela Polícia Militar. Apontado como um dos organizadores, o estudante foi intimado por um oficial de Justiça, mas negou ter sido o organizador do evento.
"Ele (oficial de Justiça) me disse que, caso acontecesse baderna em um outro 'rolê', eu teria que pagar R$ 10 mil. Não tenho como pagar tudo isso", afirmou. Por não ter o dinheiro, o jovem temia ser detido se recebesse a multa.
Morador de Itaquera, Lucas vivia com a família em uma casa simples localizada em uma viela a poucas quadras do shopping da Zona Leste. O centro de compras era um dos lugares mais frequentados por ele. Era lá que o adolescente gastava o dinheiro (acumulado em bicos como auxiliar de pedreiro e estoquista, entre outros) com roupas de marca. Vaidoso, ele gostava de usar roupas da Oakley, Adidas e Polo Ralph Lauren.
Início dos 'rolezinhos'
Os encontros começaram como "pancadões", contou Lucas ao G1. Jovens marcavam de se reunir em ruas perto de escolas do bairro para cantar e ouvir funk. Com o interesse e o consequente aumento do número de participantes, eles decidiram se encontrar em shoppings. "A gente queria marcar no estacionamento, porque cabe mais gente."

O estudante lembrava com carinho dos primeiros "rolezinhos". "A gente conhecia muitas pessoas, fazia amizades. E ficava com as meninas. Em cada um, eu fiquei com umas seis, sete", contou.

CUIDADO NOVO GOLPE !!!


você abre sua caixa de spam,e está lá uma mensagem dizendo que você terá sua conta cancelada ou bloqueada caso não pague um determinado valor.

mas que conta é essa?qual cartão?
sugiro que não clique no lugar indicado,seu computador será infectados por vírus,preste atenção,procure entrar em contato com se
u banco antes de qualquer ação!

Prezado (a) Cliente:
Informamos que seu Cartão de Chaves de Segurança encontra-se expirado, e por medidas de segurança deve ser reativado, deste modo não ocorrendo o problema de bloqueio aos canais de auto-atendimento.

Caso a reativação não seja realizada, será cobrado o valor de R$ 83,65 referente ao envio de um novo Cartão de Chaves de Segurança.
Atenção: Este processo obrigatório, caso o nosso sistema não identifique este procedimento, sua conta e seu cartão serão bloqueados imediatamente por questões de segurança.
Para iniciar a Reativação clique aqui.
Caso o caminho acima não funcione clique aqui.
Agradecemos a sua cooperação - Gerente Bruno Costa Dutra - Linha de Segurança.


SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA BLOG NOBREGANEWS.


sexta-feira, 4 de abril de 2014

A VELHA POLÍTICA IMPERIALISTA NA REPÚBLICA

HÁ RUMORES NAS REDES SOCIAIS DE QUE UMA DAS MAIORES FESTAS POPULARES, UM DOS ÓPIOS DO POVO,O FUTEBOL,A COPA DO MUNDO, QUE GERALMENTE É SEDIADA EM OUTROS PAÍSES E DESTA VEZ SERÁ SEDIADA NO BRASIL,NÃO ACONTECER,COM OU SEM PADRÃO FIFA.

BEIRA O ABSURDO TAL SITUAÇÃO VISTO QUE HÁ POUCO MENOS DE TRÊS,QUATRO ANOS,"TODOS"TORCIAM PARA QUE A FIFA DIVULGASSE O RESULTADO DO SORTEIO ANUNCIANDO EM QUE PAÍS SERIA A PRÓXIMA COPA,QUANDO O RESULTADO FINALMENTE FOI DIVULGADO MILHÕES DE BRASILEIROS FORAM À "LOUCURA",A EUFORIA CONTAGIAVA A TODOS.

INVESTIMENTOS LOGO FORAM ANUNCIADOS PELOS GOVERNOS FEDERAL E DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA REFORMAS ESTRUTURAIS DO MARACANÃ E LOGO FOI CRIADO O PAC(PLANOS DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO) RAPIDAMENTE CENTENAS DE OBRAS COMEÇARAM A SURGIR DO PÓ E MILHÕES COMEÇARAM A SER LIBERADOS,QUILÔMETROS DE VIAS PÚBLICAS GANHARAM CAPEAMENTO ASFÁLTICO,TRANS ISSO ,TRANS AQUILO,OBRAS DE AMPLIAÇÃO DE PORTOS E AEROPORTOS,COMUNIDADES INTEIRAS TIVERAM SUAS CASA(OU SEUS BARRACOS)DEMOLIDOS E BLOCOS HABITACIONAIS COMEÇARAM A SURGIR ,TAPUMES FORAM POSTOS NAS VIAS PARA IMPEDIR QUE OS TURISTAS(OS GRINGOS)PUDESSEM VER A POBREZA DO NOSSO ESPORTISTA E POBRE POVO,A MISÉRIA IMPERANTE DESDE DOS TEMPOS DOS ENFANTES.

MAS A VOZ CLAMA EM ALTO E BOM SOM(APESAR DE NÃO SER VISTA A BOCA QUE FAZ O ANÚNCIO-"NÃO HAVERÁ COPA DO MUNDO NO BRASIL".

QUAL SERÁ O MOTIVO DE TAL AFIRMATIVA?

MAIS A PRESIDENTA DA REPÚBLICA DIZ QUE HAVERÁ SIM A COPA DO MUNDO NO BRASIL E QUE ESSA SERÁ UMA DAS MELHORES COPAS QUE O MUNDO JÁ TEVE.

SERÁ?

SERÁ QUE O POVO BRASILEIRO CANSOU DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS E DESEJA NO ÂMAGO INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO BÁSICO,MELHORES CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO MÉDICO,MELHOR EDUCAÇÃO PARA SEUS FILHOS,MELHOR SEGURANÇA PÚBLICA,MAIS DIREITOS TRABALHISTAS,SALÁRIOS MAIS DIGNOS PARA OS TRABALHADORES,MAIS RESPEITO COM SEU POVO?

SERÁ QUE CANSAMOS DE INJUSTIÇAS E DESIGUALDADES SOCIAIS?


SERÁ QUE A DIVERSÃO,O ESPORTE E O LAZER ESTÃO ANTES DA DIGNIDADE DE UMA NAÇÃO?

POR JORGE NÓBREGA.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Outro forte terremoto sacode o Chile


Outro forte terremoto sacudiu o norte do Chile na noite desta quarta-feira (2), um dia após a região ser sacudida por um potente tremor de magnitude 8,2. O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o tremor desta noite atingiu magnitude 7,8.
O terremoto, o maior de uma série de tremores secundários após o poderoso e mortal tremor de terça (1º) - que matou 6 pessoas no país -, ocorreu às 23h45, e foi localizado a 19 km ao sul do porto de Iquique, a uma profundidade de 20 km, de acordo com o USGS.
Carros presos em escombros após terremoto de magnitude 8,2 atingir o Chile na noite de terça-feira (1º). (Foto: Ivan Alvarado / Reuters)Carros presos em escombros após terremoto de magnitude 8,2 atingir o Chile na noite de terça-feira (1º). (Foto: Ivan Alvarado / Reuters)
Cerca de 50 minutos antes, a região já havia sido atingida por um terremoto de magnitude 6,4, segundo o USGS.        
O Escritório Nacional de Emergência (Onemi), ligado ao Ministerio do Interior chileno, decretou um alerta de tsunami para toda a costa e região norte chilenas. O Peru emitiu alerta de tsunami para toda a sua costa sul.Não há, por enquanto, relato de danos ou vítimas.
O Onemi informou que ordenou a evacuação preventiva da zona costeira. Barcos da região pesqueira do Porto de Arica deixaram a área para fugir de possíveis grandes ondas.
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, desembarca no aeroporto de Arica. Ela também sentiu o tremor de magnitude 7,8 desta quarta-feira (2). (Foto: Luis Hidalgo / Pool / AFP Photo)A presidente do Chile, Michelle Bachelet, desembarca no aeroporto de Arica. Ela também sentiu o tremor de magnitude 7,8 desta quarta-feira (2). (Foto: Luis Hidalgo / Pool / AFP Photo)
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, que foi a Arica nesta quarta e se hospedou em um hotel localizado perto do mar deve deixar a região.
Como na noite anterior, muitas famílias deixaram rapidamente as cidades de Arica, Iquique e Antofagasta, além de outras comunidades. Elas só poderão retornar após liberação por parte do Onemi.
Segundo o Serviço Geológico da Universidade do Chile, foram registrado nesta quarta mais de 100 réplicas - a maioria de magnitude 5 - após o poderoso terremoto de terça.

Assassina em série galáctica


Esta nova imagem obtida pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros situado no Observatório de La Silla do ESO, mostra duas galáxias muito contrastantes: a NGC 1316 e a sua companheira mais pequenaNGC 1317 (à direita). Estas duas galáxias encontram-se muito próximo uma da outra, mas têm histórias muito distintas. A pequena espiral NGC 1317 tem tido uma vida plácida mas a NGC 1316 engoliu já várias outras galáxias ao longo de uma história violenta e mostra bem as suas cicatrizes de guerra. Diversos indícios na estrutura da NGC 1316 revelam que o seu passado foi turbulento. Por exemplo, o objeto apresenta algumas invulgares faixas de poeira, situadas no interior de um envelope de estrelas muito maior, e uma população de enxames estelares globulares particularmente pequenos.

Estes fatos sugerem que esta galáxia pode ter engolido uma galáxia em espiral rica em poeira há cerca de três mil milhões de anos atrás. Vêem-se também caudas de maré muito ténues em torno da galáxia - restos e envelopes de estrelas que foram arrancadas das suas posições originais e lançadas para o espaço intergaláctico, resultado de complexos efeitos gravitacionais nas órbitas das estrelas quando outra galáxia se aproxima demasiado. Todos estes sinais apontam para um passado violento durante o qual a NGC 1316 anexou outras galáxias e sugerem ainda que este comportamento perturbador continua. A NGC 1316 situa-se  a cerca de 60 milhões de anos-luz de distância na constelação da Fornalha. Tem também o nome de Fornax A, refletindo o facto de ser a mais brilhante fonte de emissão rádio na constelação - é na realidade a quarta fonte rádio mais brilhante em todo o céu.

Esta emissão rádio deve-se a material que está a cair em direção ao buraco negro de massa extremamente elevada situado no centro da galáxia, ao qual tem sido fornecido, muito provavelmente, combustível adicional devido às interações com outras galáxias. Esta nova imagem muito detalhada obtida pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros situado no Observatório de La Silla do ESO no Chile, foi criada a partir de muitas imagens individuais do arquivo ESO. O objetivo das observações originais era revelar estes atributos mais ténues e estudar as perturbações neste interessante sistema. A nova imagem mostra também uma janela para o Universo longínquo, muito para além das duas galáxias brilhantes que se vêem em primeiro plano. A maioria dos pontos ténues e difusos da imagem são galáxias muito mais distantes, existindo uma concentração particularmente densa mesmo à esquerda da NGC 1316.
Fonte: ESO

Cartilha polêmica na Educação

Grupo estuda processar secretaria estadual por considerar conteúdo homofóbico e machista

FRANCISCO EDSON ALVES
Para Stela Caputo, do Grupo Ilé Oba Òyó: “Ilustrações debochadas”
Foto:  Reprodução
Rio - O Grupo de Pesquisa (religiosa) Ilé Oba Òyó, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vai denunciar a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) ao Ministério Público devido à distribuição de cerca de cem cartilhas que incentivam a homofobia, na avaliação do grupo. Intitulado ‘Keys to Bioethics’ (Chaves para a Bioética), o manual abriu a polêmica ao ser oferecido durante o 10º Fórum de Ensino Religioso (ER), realizado domingo, para professores do setor. 
“O material foi disponibilizado em kits da secretraria. E no fórum foi informado que mais de 2 milhões de manuais estão disponíveis em igrejas católicas e podem ser retirados pelos interessados. São 80 páginas de puro conservadorismo, homofobia e machismo, com ilustrações perversas e debochadas”, diz a coordenadora do Grupo Ilé Oba Òyó, Stela Guedes Caputo, adiantando que seu grupo fará a denúncia ao MP na sexta-feira. 
De acordo com Stela, a cartilha condena a adoção de crianças por casais homossexuais, métodos contraceptivos e o aborto, mesmo em casos de estupro. “Tudo baseado em supostos estudos científicos e na Bíblia. Vamos exigir que os manuais que já chegaram às escolas sejam recolhidos”, adiantou Stela, lembrando que o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ) aprovou moção de repúdio à cartilha.
Antônio Pinheiro, professor do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, do Instituto de Educação Superior do Rio de Janeiro e ativista do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), também condena a cartilha: “Isso não cabe num processo pedagógico curricular, quando estamos justamente repensando continuamente modos de romper com a ‘invisibilidade’ de alunos e alunas. A formação de pensamento crítico e de cidadania e o respeito pelas particularidades de cada pessoa são deixados de lado”. 
Em nota, a secretaria, que enalteceu o fórum em seu site, dizendo que o “encontro foi para oportunizar reflexões e diálogos sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2014 ‘Fraternidade e Tráfico Humano’ (da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB), alegou que “o manual não foi produzido pela secretaria e nem reflete o pensamento da mesma”. A nota afirma ainda que o material foi distribuído por uma servidora, “que já foi repreendida pela atitude”. A secretaria não informou que reprimenda foi dada à servidora e nem se vai recolher ou não as cartilhas que por acaso tenham chegado a algumas escolas.
R$ 16 milhões para ensino religioso
A polêmica cartilha, produzida pela Pastoral Familiar do Brasil, com a Fondation Jérôme Lejeune e pela Jérôme Lejeune Catédra de Bioética, ligadas à Igreja Católica, traz textos controversos. Os que criticam a cartilha argumentam que o conteúdo vai causar constrangimentos a quem já enfrenta preconceitos por sua orientação sexual. A Seeduc gasta R$ 16 milhões por ano com a disciplina de ensino religioso, que tem mais de mil professores no estado. A maioria deles, católica.