sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Conhecimento: Como Fizeau mediu a velocidade da luz no século 19









Existem alguns experimentos na história da ciência que, de tão engenhosos e brilhantes, parecem terem saído de algum filme de ficção científica. Um desses experimentos foi feito em 1849, na França, e tinha como objetivo medir a extraordinária velocidade da luz.

Esquema Fizeau
Quando se fala em velocidade da luz, quase todo mundo tem em mente algo muito rápido, praticamente instantâneo. Muitos pensadores, entre eles Aristóteles (384 AC) e Hero de Alexandria (10 DC) acreditavam que a luz tinha "velocidade infinita". Essa opinião também foi compartilhada por Johnnes Kepler (1571) e Renê Descartes (1596).

Outros pensadores e matemáticos, como o grego Empédocles (490 AC) e o turco Tagi al-Din (1526), pensavam diferente e acreditavam que a luz tinha sim alguma velocidade, mas não sabiam exatamente qual.

Em 1683, Galileu fez alguns experimentos usando lanternas acesas sobre duas colinas e conclui que se a velocidade da luz era finita e muito rápida.

Outros experimentadores também fizeram tentativas de medir a velocidade da luz, mas os métodos usados deixavam muito a desejar em termos de confiabilidade e precisão, até que surgiu em cena Armand Hyppolyte Louis Fizeau, um físico francês nascido em Paris em 1819.

Obcecado pela ciência, Fizeau construiu uma máquina bastante simples (e por isso mesmo maravilhosa) e que tinha a extraordinária missão de medir cientificamente a velocidade da luz.

O engenho era realmente fantástico. Consistia de uma roda dentada com 720 dentes, um espelho semitransparente, um espelho simples, um conjunto de lentes e uma fonte intensa de luz.

O objetivo era fazer a luz da tocha atingir o espelho semitransparente colocado em ângulo de 45 graus. O feixe refletido pelo espelho passaria por um dos vãos da roda dentada até atingir o segundo espelho colocado estrategicamente em uma montanha situada a cerca de 8 km de distância.
Ali, o feixe de luz seria refletido de volta, passaria novamente pelo vão da roda dentada e atravessaria novamente o espelho semitransparente até chegar aos olhos de Fizeau.


O Experimento
Em seu laboratório em Mont Valérien, nos arredores de Paris, Fizeau iniciou o experimento apontando a saída do feixe de luz para o topo de Montmatre, a 8633 metros de distância.

Com a roda dentada parada, a luz passava pelo vão entre dois dentes, batia no espelho em Montmatre e retornava para o ponto de origem, passando exatamente pelo mesmo vão entre os dentes. Por atrás do espelho semitransparente, através das lentes Fizeau observava o reflexo da luz.

Foi então que a mágica aconteceu. Fizeau pôs a roda a girar aumentando gradativamente a velocidade até que em um determinado instante o reflexo rebatido pelo espelho em Montmatre sumiu. Diminuindo a velocidade, o raio voltou a aparecer.

Fizeau concluiu que o feixe de luz que passava pelo vão da roda e era rebatido pelo espelho de Monmatre estava sendo bloqueado pelo dente seguinte ao vão e isso acontecia quando a velocidade de rotação da roda era de 12.5 rotações por segundo.

Como sua roda dentada tinha 720 dentes, a luz estava passando pelo vão 9000 vezes por segundo e a alternância entre um dente e um vão ocorria 18 mil vezes por segundo, ou seja, a luz passava e era bloqueada uma vez a cada 0.000055 segundo.

Assim, se a luz demorou 0.000055 segundos para viajar 17266 metros (ida e volta de Mont Valérien a MontMatre), então em um segundo a luz viajaria por 310787 km.
Dessa forma simples e engenhosa, Fizeau determinou pela primeira vez de forma científica a velocidade da Luz. Hoje em dia, sabe-se que esse valor é ligeiramente inferior, da ordem de 299792,458 km/s, mas considerando-se a época os valores de Fizeau não foram tão ruins assim.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Roberto Jefferson se entrega à Polícia Federal

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) se entregou à Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (24). A prisão aconteceu após a PF receber na manhã de hoje o mandado de prisão expedido na sexta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o delator do mensalão. Segundo informações divulgadas pelo Twitter da PF, Jefferson se entregou aos policiais que faziam guarda em frente à sua casa, no Rio de Janeiro.

Jefferson foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do mensalão. O mandado de prisão foi encaminhado à Vara de Execução Penal (VEP) do Rio de Janeiro. Ainda não se sabe onde ele cumprirá pena. 
Ale Silva/Futura Press
Roberto Jefferson deixa o Instituto de Câncer no Rio após passar por exames


Na sexta, Barbosa negou o pedido de prisão domiciliar de Jefferson, que pediu para cumprir pena em casa alegando a necessidade de cuidados médicos por estar em tratamento de um câncer no pâncreas. Jefferson passou por uma cirurgia em 2012 para a retirada de um tumor e alega que ainda faz tratamento com injeções e passa por exames periódicos. Ele também diz que precisa de uma dieta rigosa como parte do tratamento.
Há duas semanas, Roberto Jefferson imaginava que poderia ser preso a qualquer momento. Nesta sexta-feira, por exemplo, ele pediu publicamente em seu twitter doações para o pagamento da multa do julgamento do mensalão, no valor de R$ 720 mil. “Estou pedindo a amigos e todos que contribuírem, pessoa física, serão com depósitos identificados enviados ao STF”, disse o ex-presidente do PTB.
Nesta semana, além de pedir doações, Jefferson teceu críticas ácidas ao PSDB após a renúnciao do ex-deputado federal Eduardo Azeredo, réu do chamado mensalão mineiro, suposto esquema de desvios públicos semelhate ao mensalão do PT. “O PSDB, diferente do PT, se preocupou, com Azeredo, em perder capital político. Como diz o ditado, mineiro não é solidário nem no câncer”, irozinou Jefferson nessa semana.
No final do ano passado, a pedido de Barbosa, uma junta médica certificou que “do ponto de vista oncológico” não seria “imprescindível” a permanênica de Jefferson em casa ou mesmo em um hospital para a contiuação do tratamento. Além disso, a Procuradoria-Geral da República também se manifestou contra a prisão domicliar do ex-parlamentar.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Papa nomeia 19 novos cardeais, entre eles Dom Orani Tempesta


Cerimônia no Vaticano contou com a presença do papa emérito Bento XVI.
Com Dom Orani, o Brasil passa a ter 10 cardeais. 

Do G1, em São Paulo
O Papa Francisco nomeou oficialmente neste sábado (22) 19 novos cardeais em um consistório realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre eles está o brasileiro Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.
Os novos cardeais receberam das mãos do Papa um anel, símbolo do novo compromisso universal com a Igreja, e o solidéu cardinalício, vermelho como o sangue dos mártires que deram a vida para defender a fé.
Os novos purpurados vestiam os trajes solenes vermelhos litúrgicos e estavam emocionados, em particular os seis latino-americanos, região de Francisco e que abriga metade dos católicos no mundo, mas que possui uma representação pequena na hierarquia da Igreja.
Os cardeais também receberam o título de uma igreja de Roma. A designada para Dom Orani foi a Igreja de Santa Maria Mãe da Providência. O brasão dele será colocado na igreja, além de uma foto.
Papa nomeia o brasileiro D. Orani Tempesta como cardeal (Foto: Reprodução Globo News)Papa nomeia o brasileiro D. Orani Tempesta como cardeal (Foto: Reprodução Globo News)
O título das igrejas de Roma é uma tradição do início do papado, quando os cardeais, principais colaboradores do Papa, eram párocos de Igrejas da capital italiana. Com a expansão da Igreja e a criação de cardeais de todo o mundo, permaneceu a tradição, e cada um deles ganha o título de uma paróquia. O título é principalmente formal – os párocos de cada uma das Igrejas continuam sendo responsáveis pela administração local.
A cerimônia, que teve duas horas, uma das mais solenes da Igreja, contou com a presença de do papa emérito Bento XVI , de 86 anos, que retornou à basílica de São Pedro pela primeira vez para um ato público.
O cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta recebe os cumprimentos da presidente Dilma Rousseff neste sábado (22) no Vaticano (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)O cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta recebe os cumprimentos da presidente Dilma Rousseff neste sábado (22) no Vaticano (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)
"A igreja precisa de nós para que sejamos homens de paz e construamos a paz", afirmou o papa aos novos cardeais, antes de pedir que tenham "valor" e "compaixão" ante "a dor e o sofrimento de tantos países do mundo".
Os novos cardeais são dos seguintes países, além do Brasil: Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia.
Dos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa.
Após o fim da cerimônia, Dom Orani receberá cumprimentos na Aula Paulo VI, no Vaticano. Ele deve receber os convidados que foram até o Vaticano para sua posse, entre eles a presidente Dilma Rousseff.
Papa Francisco cumprimenta o Papa emérito Bento XVI durante o consistório deste sábado (22) no Vaticano (Foto: Max Rossi/Reuters)Papa Francisco cumprimenta o Papa emérito Bento XVI durante o consistório deste sábado (22) no Vaticano (Foto: Max Rossi/Reuters)
Bento XVI
O Papa Emérito Bento XVI participou da cerimônia. Bento XVI cumprimentou Francisco, foi bastante requisitado pelas cardeais e foi homenageado pelos presentes no início da cerimônia.
A presença do papa emérito no consistório não era esperada e foi uma surpresa. É a primeira vez que ele aparece em um evento público desde que renunciou em fevereiro de 2013.
O Papa emérito Bento XVI chega ao consistório deste sábado (22) na Basília de São Pedro, no Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino/AP)O Papa emérito Bento XVI chega ao consistório deste sábado (22) na Basília de São Pedro, no Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino/AP)
Durante seu discurso na cerimônia, o Papa Francisco falou sobre a luta contra a discriminação, sobre as guerras do mundo, e disse que a principal função dos bispos é a oração.
O último consistório para a criação de cardeais remonta a novembro de 2012.
O então Papa e hoje Papa Emérito Bento XVI promoveu seis prelados não europeus, para corrigir a tendência manifestada nove meses antes com a criação de 12 cardeais europeus com menos de 80 anos de um total de 18.
Leia a relação dos novos cardeais eleitores anunciados pelo Papa neste domingo:
1 – Mons. Pietro Parolin, arcebispo titular de Acquapendente, Itália, secretário de Estado.
2 – Mons. Lorenzo Baldisseri, arcebispo titular de Diocleziana, Itália, secretário geral do Sínodo dos Bispos.
3 - Mons. Gerhard Ludwig Műller, arcebispo-bispo emérito de Regensburg, Alemanha, prefeito da congregação da doutrina da fé.
4 – Mons. Beniamino Stella, arcebispo titular de Midila, Itália, prefeito da Congregação para o Clero.
5 – Mons. Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Grã-Bretanha.
6 – Mons. Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua, na Nicarágua.
7 – Mons. Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Québec, no Canadá.
8 – Mons. Jean-Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjan, na Costa do Marfim.
9 – Mons. Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Brasil.
10 – Mons. Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia-Città della Pieve, Itália.
11 – Mons. Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires, na Argentina.
12 – Mons. Andrew Yeom Soo jung, arcebispo de Seul, na Coreia do Sul.
13 – Mons. Ricardo Ezzati Andrello, aecebispo de Santiago do Chile.
14 – Mons. Philippe Nakellentuba Ouédraogo, arcebispo de Ouagadougou, Burkina Faso.
15 – Mons. Orlando B. Quevedo, arcebispo de Cotabato, nas Filipinas.
16 – Mons. Chibly Langlois, bispo de Les Cayes, no Haiti.
Os três não-eleitores são:
1 – Mons. Loris Francesco Capovilla, arcebispo titular de Mesembria, Itália.
2 – Mons. Fernando Sebastián Aguilar, arcebispo emérito de Pamplona, Espanha.
3 – Mons. Kelvin Edward Felix, arcebispo emérito de Castries, Santa Lúcia.
  •  
Arte Dom Orani (Foto: G1)
Consistório
O pontífice argentino reuniu nesta quinta (20) e sexta-feira (21) cardeais do mundo inteiro em um consistório para "debater o tema da família".
Francisco pediu que eles sejam "inteligentes, corajosos e amorosos" ao discutirem temas familiares delicados, como contracepção, coabitação, divórcio e relações homossexuais.
Em sua fala ao "consistório extraordinário", como é chamada essa reunião dos cardeais, o pontífice disse que os líderes da Igreja devem "buscar aprofundar a teologia da família e discernir as práticas pastorais que a nossa atual situação exige".
122 eleitores
Considerados os "senadores" ou "príncipes" da Igreja Católica, os cardeais têm a função de auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo por vezes cargos na Cúria Romana, a aministração da Igreja.
Eles também participam, até completarem 80 anos, do Conclave, reunião secreta cujo objetivo é escolher um novo Papa quando o pontífice que está no cargo morre ou renuncia.
Com as nomeações, o número de cardeais eleitores passará a 122, superando o máximo de 120 que participa de um Conclave, mas dez deles completarão 80 anos em 2014.
O conclave no qual Francisco foi eleito Papa, em 13 de março do ano passado, era formado por 69 cardeais da Europa, 19 das Américas, 11 da África e 10 da Ásia.
A presença de nomes de países em desenvolvimento reforça a tendência, demonstrada por Francisco, de fazer um pontificado mais voltado aos pobres.
Atualmente, o Brasil tem 9 cardeais, segundo o site do Vaticano.
São quatro eleitores (Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom João Braz de Aviz, Dom Cláudio Hummes e Dom Odilo Pedro Scherer) e cinco não-eleitores (Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Serafim Fernandes de Araújo, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom José Freire Falcão e Dom Eusébio Oscar Scheid.

Garota vende 117 pacotes de bolacha em 2h ao por sua barraca na frente de uma loja de maconha

Foto: Green Cross/Reprodução
Danielle Lei é uma escoteira de apenas 13 anos, mas a garota já demonstra habilidade para o mundo dos negócios. Ela conseguiu a proeza de vender 117 pacotes de bolachas em apenas duas horas. Adivinha o truque da menina? Ela postou sua barraca de bolachas na frente da Green Cross, a loja de venda de maconha medicinal mais movimentada de São Francisco, cidade californiana.
A história de Danielle foi descoberta pelo site de tecnologia Mashable. Com os 117 pacotes vendidos, ela conseguiu um índice 50% acima da média. "Não é segredo que a maconha é estimulante do apetite", disse Holi Bert, um dos funcionários da Green Cross ao Mashable. Danielle pediu autorização da loja para montar a barraca: "Tudo é uma questão de estar no local certo para vender o seu produto", acrescentou Bert.
O mais interessante é saber como tudo isso começou. A irmã de Danielle, Nikki, também é escoteira e vende biscoitos para ajudar a entidade. Elas foram incentivadas por Carol Lei, mãe delas. "Não estou condenando nem incentivando o uso de maconha. Só achei que era uma maneira de abordar o assunto com as minhas filhas e elas conseguirem um trocado para gastar no dia a dia". O que você achou da ideia da mãe?

Famosos curtem festas pré-Carnaval pelo Brasil

Chuva forte em vários Estados do Brasil


Estado de Atenção

Neste domingo (23/02) a chuva forte localizada deverá se concentrar no planalto, serras do nordeste e do sudeste, sul e litoral, região de Porto Alegre e campos de cima da serra do RS, SC (com menor chance no oeste), PR, MS, sul, centro, oeste, sudoeste, noroeste, norte e nordeste de SP (entre a tarde e noite as chuvas fortes e isoladas poderão atingir áreas da grande SP), Triângulo Mineiro, sul e centro de GO, MT (menor chance no leste), oeste e norte do AC, RO (principalmente no norte e capital), TO, litoral do MA, grande parte do AM e do PA, litoral e sul do AP, centro e sul do PI e do MA. 


Em algumas áreas do Recôncavo Baiano, da Chapada Diamantina e noroeste da BA haverá pancadas de chuva localmente forte. Em algumas áreas do sudeste e depressão central leste do RS, áreas de SC e do PR e interior central de SP haverá condições para ventania forte e queda de granizo de forma isolada e rápida. 

Na segunda-feira (24/02) a chuva forte deverá se concentrar em áreas do norte do RS, oeste, centro, planaltos, Vale do Itajaí, nordeste e litoral norte de SC, PR, sul, centro, oeste e norte de SP, leste e nordeste de MS, MT (exceto no centro-sudoeste), sul e sudoeste de GO, AC, AM, PA (exceto no norte), no centro, leste, litoral e sul do AP, TO, centro, sul, oeste e litoral norte do MA, sudoeste do PI e algumas áreas do oeste da BA. 

A intensidade e localização precisa da chuva serão detectadas apenas através da utilização de radares meteorológicos e com algumas horas de antecedência. 





GPT/CPTEC/INPE 

ASTEROIDES PRÓXIMOS

 Atualizado em 23/02/2014 


O asteroide 2014 DH6 passará hoje a 768 mil km km da Terra. 

O objeto tem 29 metros de comprimento e se desloca a 17 km/s.

2014 DH6 tem cerca de 38 mil toneladas e um volume estimado em 12770 metros cúbicos. 

Se atingisse a Terra o asteroide liberaria energia equivalente a explosão de 1324 kilotons de TNT ou 67 bombas simliares à de Hiroshima. 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Casal que estava junto há mais de 60 anos morre de mãos dadas nos EUA

Em uma história típica de filmes, um casal de idosos morreu de mãos dadas em Nova York, nos Estados Unidos. Ed Hale, de 83 anos, havia prometido à mulher, Floreen Hale, que nunca a deixaria. Mesmo estando em hospitais diferentes, eles foram colocados juntos momentos antes da morte.
Ambos foram internados em janeiro em estado grave. Ed tinha um problema na perna e foi levado primeiro; poucos dias depois Floreen foi internada com graves problemas cardíacos. Inconformado com a distância, ele implorou para a filha, Renne, que o coloca-se em contato com a mulher.

“Ele disse ‘preciso ver sua mãe, preciso falar com sua mãe. Estou morrendo, eu preciso vê-la’. Foi o pior dia da minha vida", conta Renee.

Com uma pequena melhora em seu quadro, Ed foi transferido para o hospital no qual estava Floreen e colocado em uma cama ao lado dela. Os dois trocaram juras de amor e, poucos momentos depois, ela morreu. Ed não deixou a esposa e, de mãos dadas com ela, morreu 36 horas depois com piora grave em seu quadro.

Os dois se conheceram em 1952, em uma festa no bairro em que morava em Nova York. A história revelada pelo New York Daily News em sua edição desta sexta-feira (21) aconteceu na última semana. O casal foi enterrado junto no último dia 13.

Lixeiro faz surpresa para menino autista e emociona família




O garoto Daniel, de 5 anos de idade, sofre de autismo e é apaixonado por caminhões de lixo. Sabendo disso, sua mãe, Robin, sempre o filma no momento em que o serviço de coleta de lixo passa pela sua casa. Em uma destas gravações, entretanto, ela e o restante da família tiveram uma emocionante surpresa.
Percebendo que o menino sempre o observava quando passava pela rua, o lixeiro Manuel decidiu conhecer Daniel e ainda lhe dar um presente mais que especial: um caminhão de lixo de brinquedo.

O vídeo logo viralizou pela internet e já foi reproduzido em diferentes redes sociais. No post original, a mãe de Daniel escreveu “um homem, um momento, tocandoa vida de uma criança autista”. Assista ao vídeo e se emocione também.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

China pede que Obama não se encontre com Dalai Lama

A China pediu hoje (21) que o presidente norte-americano, Barack Obama, cancele o encontro anunciado com Dalai Lama, líder político e espiritual dos tibetanos. O encontro entre Obama e o Dalai Lama, na Casa Branca, na capital americana, Washington, está marcado para esta sexta-feira.
"O Dalai Lama é um exilado político há muito envolvido em atividades separatistas sob a capa da religião", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hua Chunying.
De acordo com a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, Caitlin Hayden, Obama irá se encontrar com o Dalai Lama na sua condição de líder religioso e cultural.
"Exortamos os Estados Unidos a terem seriamente em conta as preocupações da China, a cancelarem imediatamente o encontro e a não proporcionarem ao Dalai Lama uma plataforma para promover atividades separatistas anti-China", disse a porta-voz chinesa. Segundo ela, a China tem profunda preocupação em relação ao encontro e apresenta um solene protesto aos Estados Unidos.
O Dalai Lama, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1989, exilou-se na Índia em 1959, depois de uma rebelião frustrada contra a administração chinesa no Tibete. Situado na Cordilheira dos Himalaias, o Tibete é uma Região Autônoma da China, estatuto que partilha com quatro outras províncias chinesas, entre as quais a vizinha Xinjiang, de maioria muçulmana.

Polícia da Austrália prende 16 brasileiros suspeitos de tráfico

A polícia da Austrália prendeu 16 brasileiros acusados de envolvimento em um esquema de tráfico de drogas do Brasil para a Austrália. A prisão de grande parte do grupo ocorreu em Gold Coast durante a operação "Lima Exposure", que teve início em novembro de 2012 e foi divulgada oficialmente na quarta-feira (19).
Com os brasileiros foram apreendidos 14 kg de cocaína, informou a Polícia Nacional Australiana. Eles seriam estudantes e portavam ainda cerca de 5 milhões de dólares australianos.
Conforme o jornal australiano "Gold Cost Bulletin", três dos brasileiros presos seriam mulas e portavam a cocaína em mochilas escolares. Dois deles teriam sido presos em novembro e outro, em janeiro, com idades entre 19 e 26 anos. No total, 23 pessoas foram detidas na opeação.
O Itamaraty informou que foi comunicado da prisão dos brasileiros na quarta-feira e que avisou familiares de alguns estudantes no Brasil que pediram assistência. O consulado brasileiro em Sydney deslocou um funcionário para obter informações junto aos autoridades australianas.
Segundo o Itamaraty, há a informação de que ao menos um dos brasileiros detidos já foi liberado e estaria esperando o andamento do caso. Alguns dos brasileiros brasileiros já teriam sido libertados. Não há a informação de se eles puderam deixar ou não a Austrália.
Tráfico via aeroportos
Em anúncio oficial, a Polícia de Queensland informou que a operação foi a maior realizada contra importação de drogas em Gold Coast, iniciada em novembro de 2012 após suspeitas de distribuição de cocaína na região.
A investigação contou com participação da Polícia Federal da Austrália e o Serviço de Proteção de Fronteiras do país, que descobriu um grande número de brasileiros supostamente envolvidos em um esquema de importação de cocaína para a Austrália pelos aeroportos de Sydney e de Brisbane, que ficam próximos de Gold Coast.
A droga foi encontrada em mochilas que estavam em posse dos brasileiros. Eles teriam sido recrutados para o transporte da cocaína para a Austrália.
O governo australiano informou que pediu a prisão de outros brasileiros envolvidos no esquema e que não estão agora na Austrália.

Moto do 'Robocop' é superesportiva que chega a 397 km/h

Robocop com a moto fictícia C-01 (Foto: Divulgação)RoboCop com a moto fictícia C-01 (Foto: Divulgação)
O novo "RoboCop" estreia nesta sexta-feira (21) no Brasil e traz o personagem principal, meio homem, meio robô, utilizando uma moto superesportiva para combater o crime. Dirigido pelo brasileiro José Padilha, o filme traz Joel Kinnaman no papel de Alex Murphy, um policial que vira ciborgue após sofrer graves danos físicos.
Com aspecto de esportiva, com carenagens escondendo o motor e fornecendo efeito aerodinâmico, o modelo pode chegar a 397 km/h, informa os dados fictícios da empresa.Além do próprio corpo conectado a vestimenta mecânica, Murphy acelera no filme mais uma criação da Omnicorp, empresa de tecnologia fictícia do filme, a moto C-1. Para promover o longa, foi criado um site onde estão as supostas características técnicas do modelo.
Omnicorp C-1, a moto do Robocop (Foto: Divulgação)Omnicorp C-1, a moto do RoboCop (Foto: Divulgação)
No entanto, a Omnicorp faz uma ressalva de que, para manter melhor estabilidade, é indicado manter velocidade inferior a 320 km/h. Para chegar a estes números, a C-1 utiliza um motor de 16 válvulas e com refrigeração líquida de hidrogênio.
Ultra-resistente
Para ajudar em perseguições, o modelo conta com pneus de alta-resistência, capaz de rodar longas distâncias, tanto na terra, como no asfalto. No entanto, a velocidade máxima em terrenos off-road diminui para 275 km/h.
O exterior da motocicleta utiliza materiais de composto de carbono e aço líquido, capaz de aguentar armamento pesado. A autonomia da moto pode chegar a 600 km, com a possibilidade de ser carregada com eletricidade.
Para auxiliar em sua estabilidade, o modelo possui sensores na traseira que ajudam ao piloto manter o controle do modelo.
Omnicorp C-1, a moto do Robocop (Foto: Divulgação)Omnicorp C-1 tem visual de esportiva (Foto: Divulgação)

  •  
Omnicorp C-1, a moto do Robocop (Foto: Divulgação)Omnicorp C-1 (Foto: Divulgação)

Menor agredido e preso a poste é apreendido no Rio após assalto

Prisão ocorreu após jovem assaltar uma turista canadense e um inglês.

Ele foi preso em Copacabana, Zona Sul, na terça-feira (18).




O jovem que foi agredido e preso a um poste no Flamengo, Zona Sul do Rio, no início de fevereiro, foi apreendido na última terça-feira (18) após tentar assaltar uma turista canadense e um turista inglês, nas areias do Posto 4, em Copacabana. O caso foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT). De acordo com o delegado Alexandre Braga, ele foi encaminhado para a a Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA) e, depois, para uma das unidades de Reinserção Social (UMRS), o Degase.
O caso do adolescente, de 15 anos, levantou um debate acalorado no Rio de Janeiro. Ele foi preso com uma tranca de bicicleta, pelo pescoço, depois de ser agredido por um grupo de jovens - segundo ele, 30 pessoas, que chegaram ao local em motocicletas – um dos agressores estaria com uma pistola, na versão do jovem.
O menor foi ajudado pela artista plástica Yvone Bezerra de Mello, que divulgou o caso e a foto na internet.
Na ocasião, o adolescente, que já tinha passagens na polícia por roubo e furto, foi levado com lesões corporais para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, mas acabou fugindo da instituição. Depois, o jovem se apresentou espontaneamente a um abrigo da Prefeitura, no Centro e também prestou depoimento à polícia.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informou por meio de nota que a adolescente acorrentado no bairro do Flamengo permaneceu por 11 dias na rede acolhedora do município. O jovem deu entrada na Central de Recepção Carioca espontaneamente no dia 1º de fevereiro. Ele foi encaminhado para uma casa de recuperação onde estava sendo montado um plano de desenvolvimento individual para a reinserção social, mas deixou o local no dia 11 de fevereiro.
'Justiceiros' detidos
Também no início de fevereiro, 14 homens foram detidos no Flamengo, acusados de agressão a moradores de rua. O adolescente foi levado à Delegacia do Catete, para fazer um reconhecimento por meio de fotos. No entanto, segundo a delegada responsável pelo caso, Monique Vidal, o jovem não identificou seus agressores em nenhuma das imagens.
Um dos detidos contou na 9ª DP (Catete) que são feitas convocações em uma comunidade no Facebook para que sejam realizados "patrulhamentos" contra assaltos na região.
Nos dias seguintes à sessão de agressões ao adolescente, outros grupos de "justiceiros" foram flagrados atuando no Flamengo e em outros bairros da Zona Sul. Um deles chegou a ser encaminhado para a 9ª DP (Catete), mas não foi confirmado que seriam os mesmo agressores do jovem.
Número de assaltos no Flamengo
O número de roubos no bairro do Flamengo aumentou. De acordo com a polícia, de outubro de 2012 para a mesma época de 2013, o número de assalto a pedestres mais que dobrou: aumentou de 82 para 186 casos na região. O Aterro do Flamengo é um dos locais mais visados por criminosos.

Mulher para carro em rodovia e clama por ajuda para salvar bebê nos EUA

Pamela Rauseo estava com sobrinho de 5 meses, que parou de respirar.

Motoristas pararam para ajudar; bebê foi levado para hospital e passa bem.

Uma americana de 37 anos parou o carro que dirigia em uma rodovia na Flórida, nos Estados Unidos, e passou a clamar por ajuda após seu sobrinho de cinco meses passar mal. O bebê, Sebastian de la Cruz, que nasceu prematuro e com dificuldades respiratórias, começou a ficar roxo – deixando sua tia, Pamela Rauseo, em pânico.
Ela parou o carro na Dolphin Expressway na tarde desta quinta-feira (20), gritou por ajuda e começou a fazer massagem cardiorrespiratória e respiração boca a boca no bebê.
Com o tráfego congestionado, outros motoristas começaram a parar para prestar ajuda. Lucila Godoy deixou seu próprio filho sozinho em seu carro para ajudar Pamela. O fotógrafo Al Diaz, do jornal “Miami Herald”, correu pelos carros para alertar a polícia sobre o que acontecia antes de fotografar a cena.
Em seguida chegou o policial Amauris Bastidas, que assumiu a massagem no bebê e conseguiu fazer com que ele voltasse a respirar. Uma equipe de emergência levou o menino até o hospital. Ele se recupera bem.
Pamela Rauseo tenta fazer seu sobrinho de 5 meses voltar a respirar no meio de rodovia nos EUA (Foto: The Miami Herald, Al Diaz/AP)Pamela Rauseo tenta fazer seu sobrinho de 5 meses voltar a respirar no meio de rodovia nos EUA (Foto: The Miami Herald, Al Diaz/AP)
O policial Amauris Bastidas ajuda a socorrer o bebê de cinco meses Sebastian de la Cruz, que parou de respirar enquanto era levado de carro por sua tia em uma estrada na Califórnia (Foto: The Miami Herald, Al Diaz/AP)O policial Amauris Bastidas ajuda a socorrer o bebê de cinco meses Sebastian de la Cruz, que parou de respirar enquanto era levado de carro por sua tia em uma estrada na Califórnia (Foto: The Miami Herald, Al Diaz/AP)

Supernova: cientistas tentam compreender como explode uma estrela

Um dos maiores mistérios da astronomia é entender o mecanismo primordial que faz com que uma estrela exploda e se transforme em supernova. Mas agora, com emprego de modernos telescópios espaciais esse mistério está perto de ser revelado.
Supernova Cassiopeia A
Clique para ampliar
As estrelas são bolas esféricas de gás e seria fácil imaginar que quando explodem, ao final da vida, seu material remanescente fosse ejetado de forma bastante uniforme, praticamente redonda, mas não é bem isso o que acontece.
"Nossos estudos mostram que o coração da explosão, ou motor, é bastante distorcido possivelmente porque as regiões no interior da estrela literalmente se espalham antes da detonação", disse Fiona Harrison, principal investigadora para os dados do telescópio espacial NuStar junto ao Instituto de Tecnologia da Califórnia, Caltech.
Fiona se baseia em dados de alta-energia registrados pelo telescópio e que permitiram a criação do primeiro mapa de material radioativo observado em um remanescente de supernova. Os resultados, obtidos do estudo do que restou de Cassiopeia A (Cas A) mostram como as ondas de choque praticamente rasgaram a estrela maciça em seus momentos finais.
Cassiopeia A
Cas A foi criada quando uma estrela maciça explodiu em uma supernova, deixando no espaço um cadáver estelar denso repleto de restos ejetados. A luz da explosão chegou à Terra algumas centenas de anos atrás, assim, o que estamos vendo nesse momento é o remanescente quando ainda era muito jovem.
Elementos pesados
As supernovas semeam o universo com muitos elementos químicos, incluindo o ouro das joias, o cálcio dos ossos e o ferro no sangue. Enquanto pequenas estrelas como o nosso sol terminam suas vidas de modo menos violento, estrelas com pelo menos oito vezes a massa solar explodem em eventos cataclísmicos, chamados supernovas. As temperaturas extremamente elevadas e as partículas criadas na explosão fundem os elementos mais leves para criar elementos mais pesados.

Explosão Supernova
Clique para ampliar
No caso de Cas A, o material mapeado é o titânio 4, que tem um núcleo instável produzido no coração da estrela no momento da explosão. O mapa mostra o titânio concentrado em aglomerados no centro do remanescente e aponta para uma possível solução para o mistério de como a estrela mãe encontrou o seu fim.

Onda de Choque
Quando os pesquisadores simulam explosões de supernovas em computadores, a principal onda de choque frequentemente é bloqueada e a estrela não consegue quebrar. No entanto, as últimas descobertas sugerem fortemente que ao explodir a estrela literalmente se esparrama, re-energizando a onda de choque bloqueada, permitindo que as camadas exteriores finalmente sejam ejetadas.
"Com o mapa produzido pelo NuSTAR temos uma nova ferramenta forense para investigar a explosão", disse um dos autores do estudo, Brian Grefenstette, da Caltech.
Segundo o pesquisador, antes era difícil interpretar o que estava acontecendo em Cas A, pois as observações eram feitas apenas no comprimento de onda dos raios-X, emitidos quando o material remanescente é aquecido. "Agora que podemos enxergar o material radioativo estamos vendo o que ocorreu no centro da explosão", disse Grefenstette.
"É por isso que nós construímos NuSTAR. Para descobrir coisas que nunca soubemos sobre o universo de alta energia", disse Paul Hertz , diretor da divisão de astrofísica da Nasa e um dos projetistas do telescópio.


Artes: no topo, mapa produzido pelo telescópio NuSTAR mostra o remanescente de Cas A, onde a cor azul é o material radioativo. Acima, sequência mostra como ocorre uma explosão supernova. Créditos: Nasa, Caltech, Apolo11.com.